Corinthiana fanática e sócia do clube desde que nasceu, Edna Murad está revolucionando a parte cultural do Corinthians
Edna Murad, professora de Português na escola pública estadual e municipal, mãe de quatro filhas, vice-presidente do Corinthians, com seu jeito simples e tranquilo, está provocando um verdadeiro resgate da história do Corinthians, envolvendo as pessoas e interligando os mais variados departamentos do clube no sentido de valorizar e preservar as memórias do clube Alvinegro.
Embora não seja comum vermos figuras femininas à frente dos clubes de futebol no Brasil, esse é um ambiente ao qual Edna Murad já está acostumada. Corinthiana fanática e sócia do clube desde que nasceu, Edna é conselheira do Corinthians desde 2006 e participou dos três mandatos anteriores da chapa.
Confira a entrevista exclusiva que o repórter Manoel Silva da Central do Timão fez com a vice-presidente por ocasião do coquetel realizado na última quinta-feira (05) no Parque São Jorge, como parte das comemorações dos 109 anos do Corinthians.
Perguntada sobre a parte cultural do clube, que teve uma melhora significativa com a entrada dela na vice-presidência, humildemente, exaltou o trabalho de Carlos Roberto Elias e sua equipe frente ao Departamento Cultural.
“É um outro olhar, nós precisamos preservar nossa história, resgatar algumas coisas que estavam esquecidas, e o departamento cultural, na pessoa do Carlos, e toda a equipe que trabalha com ele, está fazendo esse trabalho de resgate da nossa história, da nossa identidade. Recebemos muitas escolas, muitas crianças, então foi feito um painel em quadrinhos, porque facilita a compreensão, você dá uma olhada naquilo e tem a história do clube toda ali desde a fundação…”
“O que está sendo feito pelo departamento Cultural é um trabalho de muita de sensibilidade, de muito cuidado com a história. Por exemplo, estamos tentando marcar algumas datas para deixar fazendo parte do calendário do Corinthians até depois que findar nossa gestão… Datas que são marcos, como a Democracia Corinthiana, a Libertadores, 1977, as invasões, os tri-campeonatos paulista, o Mundial, estamos tentando deixar um calendário fixo”
Sobre o momento que vive o futebol feminino do Corinthians e o acerto na escolha da equipe que o conduz, a vice-presidente ressaltou que é um trabalho muito bem feito por uma equipe muito competente, um trabalho programado, comprometido, e que as jogadoras estão muito felizes com a valorização que recebem do clube e da torcida.
A respeito da polêmica do recorde mundial e a inclusão no Guiness Book, Edna Murad disse:
“Tem que averiguar, mas são 30 jogos, então para o Brasil, para a América já é um recorde, para nós do Corinthians é como se já estivesse no Guiness”
Finalizando o assunto, Edna lembrou que é importante o futebol feminino continuar buscando as vitórias procurando manter a humildade.
“Elas estão numa sequência de vitória, é não tirar os pés do chão, manter a cabeça no lugar, treinando, trabalhando bastante, elas tem disciplina, se empenham, tem foco, estão bem, mas não estão deslumbradas”
Perguntada sobre as metas do futebol masculino para esse ano, se é vencer a Sul-Americana ou o Brasileirão, a vice-presidente se mostrou otimista com as duas possibilidades.
“Eu aposto nos dois, eu sou bem otimista porque ficamos o ano todo reclamando do time e olha onde nós estamos”
A respeito da pressão (principalmente da mídia) sobre Fábio Carille, muito acusado de ser retranqueiro, Edna Murad disse que sempre se pode melhorar.
“Mas se desse jeito nós estamos caminhando e indo bem, então para mim está excelente”
Por Manoel Silva
Twitter @TioSamSccp
Parabéns , a nossa Vice Edna está resgatando os valores dos associados, que por sua vez cuidando é evoluindo nosso clube.
Parabéns, Edna você é mais que isso! Como sua colega na profissão de professora, testemunho sua luta pela educação. Uma honra um privilégio te conhecer. Beijos!
Edna é sinônimo de trabalho, honestidade e comprometimento. Muito orgulho de ter uma vice presidente que visa o melhor pro Corinthians.