Na tarde desta quinta-feira, 25, o Corinthians entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro pela grande final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida decisiva aconteceu na Neo Química Area, com grande presença da Fiel Torcida, na capital paulista, e terminou 1 x 0 para o Time do Povo.
Mesmo jogando dentro de casa, o Corinthians não conseguiu dominar as ações do jogo, deixando a bola na maioria do tempo com o time cruzeirense. Algumas chances foram criadas, mas nenhuma exigiu uma grande defesa do goleira adversário, além de alguns chutes errados.
A etapa final começou na mesma toada do primeiro tempo. O Cruzeiro dominou as ações do jogo e chegou a ter um gol anulado por falta em Felipe Longo. Após alterações no time, o Corinthians melhorou ofensivamente e conseguiu balançar as redes em um golaço marcado por Kayke.
O Timãozinho ainda teve que superar uma adversidade nos últimos dez minutos de jogo. GH sentiu uma lesão na coxa no início dos acréscimos e o Corinthians teve que atuar por mais de dez minutos com um jogador a menos no gramado.
E agora?
A categoria sub-20 entra em recesso após a finalização do torneio e aguarda definições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Paulista de Futebol (FPF) para se planejar diante dos jogos do Brasileirão e Paulistão de 2024. Alguns jogadores, contudo, devem ser integrados ao profissional já nesta semana.
Escalação
O técnico Danilo Andrade optou por escalar a equipe titular com força máxima, que vem sendo utilizada desde a primeira rodada da competição. A escalação é composta por Felipe Longo; Léo Mana, João Pedro, Renato e Vitor Meer; Ryan, Breno Bidon e Pedrinho; Kayke, Higor e Arthur Sousa.
No banco de reservas, o Corinthians teve nove jogadores à disposição: Cadu, Thomas Lisboa, Thomas Agustin, Jhonatan, Caipira, Bahia, Beto, GH e Léo Agostinho.
Primeiro tempo
Em busca de encerrar o período de sete anos sem conquistar o principal torneio da base, o Corinthians começou aguerrido e buscando espaço para abrir o placar diante do Cruzeiro.
A primeira chegada perigosa do Timãozinho aconteceu aos cinco minutos de jogo. Kayke, principal destaque alvinegro no torneio, utilizou de seus dribles para abrir espaço e finalizar, mas em cima do goleiro.
Mesmo dentro da Neo Química Arena, o Cruzeiro foi quem mais trabalhou a bola nos primeiros minutos do jogo. Contudo, nenhum lance de perigo foi criado.
Perto dos dez minutos, o time mineiro conseguiu um contra ataque e teve a chance mais clara de gol do jogo. Felipe Longo salvou na primeira oportunidade e, no rebote, o atacante cruzeirense mandou para fora.
O Corinthians conseguiu uma grande chance três minutos depois, envolvendo Arthur Sousa e Léo Mana. O lateral-direito apareceu dentro da área, mas isolou a bola.
A equipe do Cruzeiro voltou a levar susto à defesa corinthiana em cobrança de falta. Da entrada da área, a bola passou perto da trave esquerda defendida por Longo.
O time mineiro seguiu dominando o jogo, mas em erro de saída o Corinthians conseguiu uma finalização perigosa com Higor. O goleiro cruzeirense, porém, defendeu sem dar rebote.
Com pouca criatividade, o Corinthians tentou chegar ao gol em cobrança de escanteio, mas a batida foi mal efetuada e acabou saindo baixa, deixando mal posicionada para cabecear.
Arthur Sousa tentou simular uma penalidade, mas o juiz não caiu na dele e ainda o advertiu com um cartão amarelo. Assim, o principal atacante do time ficou pendurado no jogo.
Aos 43, o Corinthians fez uma jogada envolvente pelo lado esquerdo, juntando Kayke, Arthur Sousa e Pedrinho naquele lado. O camisa 10 teve a oportunidade de finalizar, mas pegou muito embaixo.
A jogada mais perigosa do Timãozinho aconteceu nos acréscimos. Kayke abriu a marcação e bateu cruzado para o meio da área, Higor teve a bola de frente para o gol e não conseguiu acertar a meta.
Segundo tempo
Os cinco primeiros minutos da etapa final não foram diferentes do primeiro tempo. Sem mudanças promovidas por Danilo, o Corinthians continuou deixando a bola sob controle do Cruzeiro.
Aos nove minutos, o Corinthians tirou o atacante Higor, que não participou muito do jogo, e colocou Thomas Lisboa, que atua como volante, para auxiliar o meio-campo. Assim, Bidon, passou a atuar mais avançado.
Renato salvou o Corinthians um minuto depois das alterações. Gui Meira pegou a bola de frente para o gol, mas o zagueiro alvinegro se jogou na bola e evitou que chegasse na meta.
Artilheiro do time na competição, Pedrinho tentou abrir o placar de fora da área, mas não pegou bem e acertou o meio do gol, onde estava o goleiro.
Aos 20 minutos, Cruzeiro teve novamente uma finalização perigosa. Em cobrança de escanteio, o meia do time mineiro pegou a sobra e bateu de frente, mas tirou demais de Felipe Longo e errou a finalização.
Felipe Longo precisou trabalhar três minutos depois. Vitinho, do Cruzeiro, finalizou de forma perigosa e obrigou o goleiro corinthiano a fazer boa defesa.
Para tentar melhorar a parte ofensiva, Danilo tirou Pedrinho e colocou GH, que atua em todas as áreas do ataque. Assim, Breno Bidon passou a ser o principal meia-atacante.
O camisa 7 do Corinthians teve uma grande chance de fazer o primeiro gol da partida, de cabeça. No momento da finalização, contudo, acabou tendo um choque com o volante cruzeirense.
O Corinthians conseguiu uma finalização perigosa com Vitor Meer. A bola desviou em Arthur Sousa e dificultou a defesa do goleiro cruzeirense, mas ninguém conseguiu pegar o rebote.
A partida acabou sendo paralisada aos 34 minutos do segundo tempo por conta de sinalizadores que a torcida acabou acendendo. A paralisação permaneceu por cerca de três minutos.
GH recebeu a bola dentro da pequena área após uma cobrança de escanteio. O jovem atacante conseguiu finalizar, mas foi travado.
Gol do Corinthians: após jogada feia por GH, Kayke recebeu no bico da grande área, cortou para o pé direito e bateu colocado na gaveta. Golaço para fazer o 1 x 0 para o Timãozinho.
Com vantagem no placar, Danilo fez duas alterações: Arthur Sousa saiu para entrar o meia Jhonatan e Ryan foi substituído para a entrada de Thomas Agustin.
Por conta da paralisação e substituições, a arbitragem deu nove minutos de acréscimo. GH acabou sentindo uma lesão e o Corinthians teve que jogar todo esse período com um jogador a menos.
Veja mais:
Técnico do Corinthians projeta final da Copinha contra o Cruzeiro: “Não existe favoritismo”
Corinthians divulga escalação para enfrentar o Cruzeiro na final da Copinha
Corinthians inscreve Raul Gustavo no Campeonato Paulista e chega a 19 vagas da lista A preenchidas
Os comentários estão fechados.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados
Já na reta final da finalíssima do principal torneio Sub20 do Brasil, Kayke Ferrari na esquerda faz um drible de corpo e acerta um belo chute no ângulo dando vitória ao Corinthians, superando a melhor defesa da Copa SP de 2024 e aí consagrando a luta e o talento dos jovens do Timão comandados por Danilo de Andrade.Deus abençoe todos do Timão Sub20.