Na noite deste domingo, 6, a Seleção Brasileira de Basquete Feminino enfrentou os EUA em confronto válido pela grande decisão da AmeriCup, o principal torneio continental de seleções das Américas. O jogo, que aconteceu no Centro de Deportes Colectivos em Santiago, no Chile, contou com superioridade brasileira em boa parte dos três primeiros períodos, mas no final as estadunidentes acabaram vencendo por 92 x 84.
Dois profissionais do Corinthians estiveram presentes na partida: o técnico das Furiosas, Bruno Guidorizzi, que é auxiliar da treinadora Pokey Chatman na Canarinho, e a armadora Alana Gonçalo, que novamente iniciou a partida entre as titulares. A atleta corinthiana anotou um rebote e três assistências durante os 24 minutos que esteve em quadra.
As brasileiras começaram o jogo impondo bom ritmo, mantendo vantagem no placar até a metade do primeiro período, quando os EUA viraram o jogo e terminaram vencendo a parcial por 22 x 25. No entanto, o Brasil reagiu, marcando dez pontos seguidos no início do quarto seguinte e reassumindo a ponta. As estadunidenses reagiram, mas a segunda parcial foi vencida mesmo pelas brasileiras por 25 x 20, que também levaram o primeiro tempo por 47 x 45.
Na volta do intervalo, o jogo continuou equilibrado, com as duas equipes alternando momentos de superioridade. Isso se refletiu na vitória apertada dos EUA no terceiro quarto por 19 x 20, com o Brasil se mantendo à frente no placar por apenas um ponto. No entanto, nos dez minutos finais, as adversárias se impuseram, virando o jogo e vencendo o último período por 18 x 27 e o jogo por 84 x 92.
Com o resultado, os EUA garantiram o título da AmeriCup e a vaga direta à Copa do Mundo de 2026, na Alemanha. Já o Brasil terá que passar pelas Qualificatórias, que contarão com equipes de todos os continentes em disputa das vagas restantes no torneio. A última participação do Brasil em uma Copa do Mundo aconteceu em 2014.
Veja Mais:
Fora de casa, Corinthians garante vitória sobre Esporte Futuro nos minutos finais e embala na LNF
Sub-20 do Corinthians não vence clássicos na categoria há quase dois anos
Atacante chega ao quarto gol na temporada e sobe na artilharia do Sub-17 do Corinthians em 2025
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados