Dois destaques do Corinthians na campanha do vice-campeonato na FIFA Youth Cup Sub-19 nos pênaltis, na Suíça, na última quinta-feira, 18, devem receber chances no elenco profissional nos próximos jogos. De acordo com apuração da Central do Timão, o lateral-direito Léo Maná e o volante Gabriel Moscardo despontam como favoritos a serem aproveitados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo em breve.
Isso não significa, no entanto, que ambos não serão mais utilizados pelo treinador Danilo Andrade no sub-20. A tendência é de que a dupla seja testada no profissional, mas também siga integrando o elenco de base em alguns jogos, principalmente em decisões. Esse tipo de movimento é comum no Corinthians e aconteceu com nomes como Guilherme Biro, Giovane e Pedro recentemente.
Maná e Moscardo foram nomes importantes do Corinthians na competição da FIFA. Os dois foram titulares em quatro dos cinco jogos disputados em dois dias pelo time e só não atuaram na semifinal, diante do Académie Génération Foot, de Senegal. Isso porque o técnico Danilo Andrade decidiu poupar a dupla, de olho em uma possível final.
Na decisão, contra o FC Zurich, da Suíça, Léo Maná e Gabriel Moscardo voltaram ao time titular. Ambos tiveram boa atuação durante os dois tempos de 20 minutos, mas perderam suas cobranças e viram o Corinthians ser derrotado por 2 x 0 nas penalidades, deixando a FIFA Youth Cup com o vice-campeonato. Mesmo assim, o volante foi eleito o melhor jogador da competição.
Gabriel Moscardo, de apenas 17 anos, está no Corinthians desde o sub-12. Ele é um camisa 5 combativo, que sabe sair jogando e chega bem na área adversário. O próprio jogador, inclusive, já disse que seu estilo de jogo se assemelha ao de grandes nomes do futebol mundial, como Casemiro (Manchester United-ING), Kimmich (Bayern de Munique-ALE) e Jorginho (Arsenal-ING).
Moscardo tem contrato até setembro de 2024 e deve ser opção para o técnico Vanderlei Luxemburgo em uma posição carente no atual elenco profissional alvinegro. No último jogo, em derrota para o Atlético-MG, na última quarta-feira, 17, o treinador teve de escalar o veterano Paulinho na função, inédita na carreira do ídolo corinthiano. Também formado na base do Corinthians, Roni é quem vinha atuando na posição.
Já Léo Maná, de 19 anos, é um lateral-direito que se destaca, sobretudo, no ataque. Recentemente, o jogador deu quatro assistências na goleada alvinegra por 8 x 0 diante do União Suzano, pelo Paulistão Sub-20, e vem chamando cada vez mais a atenção da Fiel. Ele chegou ao Corinthians ainda para a base do futsal, aos sete anos, e passou para o campo aos dez.
Maná deve assumir, em breve, a posição de reserva do ídolo Fagner. O português Rafael Ramos foi contratado para a função em 2022, mas não agradou e não está nos planos de Luxemburgo, sendo, inclusive, cortado do banco de reservas diante do Atlético-MG. O garoto de 19 anos tem contrato até abril de 2026 e até já estreou no profissional com o técnico Vítor Pereira, no Brasileirão do ano passado, contra o América-MG.
Veja mais:
Avaí/Kindermann x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
Corinthians Sub-17 e Sub-15 enfrentam o Água Santa pelo Paulista da categoria
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados