Duílio afirma que a base será um dos grandes pilares de sua gestão no Corinthians

  • Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão

O corinthiano sempre olhou a base do clube com grande orgulho. Por isso, uma das grandes preocupações da torcida é sobre os nomes deverão dirigir desde as categorias inferiores até o diretor geral. Eles ainda não foram revelados por Duílio Monteiro Alves, que assumiu nesta segunda (04), a presidência do Corinthians.

Uma das promessas de campanha de Duílio era relacionada às categorias de base: finalizar o CT que vai abrigar 160 atletas, possibilitando um acompanhamento maior pelo Clube, também afirmou que vai investir mais nas categorias inferiores e dar espaço aos garotos no time principal.

Em entrevista coletiva nesta tarde (04), Duílio falou sobre como a base será trabalhada em sua gestão e afirmou que buscará integrar as categorias.

Se puxar um pouco na memória, há uns dois anos atrás, não tínhamos centroavante de área no mercado. Sofremos com a saída do Jô. É muito de momento, do futebol, do que é formado de atleta. Devemos nos próximos anos e meses nos deparar com muitos centroavantes, por ter existido essa carência lá atrás. Jogador de beirada é a mesma coisa. Os estilos de jogos vão mudando. Isso vai muito de momento e dos atletas que você tem na sua base. A gente vem olhando isso, não é de hoje. Se você olhar, subimos jogadores nessas posições, que infelizmente tiveram lesões, como o Mantuan e o Ruan. Temos que estar sempre conversando com a base, é uma sequência de carreira. Estaremos muito atentos a isso, essa integração vai funcionar daqui para frente, podem ter certeza. A prioridade sempre do aproveitamento de um atleta será da base, ao invés de contratar.”

 Entrevista coletiva virtual do presidente Duilio Monteiro Alves, ao lado de seus vice-presidentes, Elie Werdo e Luiz Wagner Alcantara, nesta segunda-feira (04/01/2021), no CT Dr. Joaquim Grava. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians |
Entrevista coletiva virtual do presidente Duilio Monteiro Alves, ao lado de seus vice-presidentes, Elie Werdo e Luiz Wagner Alcantara, nesta segunda-feira (04/01/2021), no CT Dr. Joaquim Grava. Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians |

Duílio afirmou que a base será um dos grandes pilares de sua gestão.

A gente tem nos últimos anos um aproveitamento maior dos atletas formados em casa ajudando no profissional. Guilherme Arana, Carlos que foi para a Itália, Piton, Gabriel Pereira, Ruan Oliveira que teve uma lesão, Mantuan, Xavier que está conosco, o Roni, temos muitos jogadores formados na nossa base que estão com a gente. A nossa meta é ter um departamento profissional de base mais integrado. A gente já vem pensando em novos profissionais para termos essa integração entre os profissionais. Até pelo espaço físico, os dois CT’s um do lado do outro, vamos conseguir aproveitar mais a base. Esse vai ser um dos grandes pilares da nossa gestão.”

Sobre o Sub-23, o mandatário revelou haver um estudo sobre a necessidade da categoria, e que apesar de sofrer mudanças, ela deve, junto com o sub-20, servir de porta de entrada para o profissional.

Não é o Duilio, é um estudo de futebol, o período de maturação dos atletas, na maioria, é até os 23 anos. Muitas vezes perdemos jogadores que estouram a idade no Sub-20, mas que ainda não estão prontos para o profissional. Aí depois vemos jogadores que saíram daqui que, na época não estavam prontos, mas que estourou com 24 ou 25 anos. Existem exemplos aqui no Corinthians e em outros clubes. Mas isso muda muito, existem jogadores que fazem uma grande base, mas não viram realidade. Então entendo e vamos continuar com o Sub-23, mas vamos mudar muita coisa. Vamos fazer uma nova diretoria da base como um todo, para termos o sub-20 e o sub-23 como porta de entrada para o profissional. Temos o exemplo do Roni, que veio treinar com o sub-23 e acabou ficando. Vamos manter, mas organizar e fazer um time forte.”

Conforme informado em primeira mão pela Central do Timão, Fernando Yamada, o Gerente Geral das Categorias de Base, não está nos planos de Duílio. No cargo desde 2017, o ex-goleiro do Timão será dispensado.

A promessa é de que as novas escolhas para a base levarão em consideração experiências profissionais e avaliação de capacidades específicas para o setor.

Na coordenação da categoria Sub-23, o conselheiro Gilberto Oliveira Lopes, o Giba, deve assumir a vaga de Jacinto Antônio Ribeiro, o Jaça, que será remanejado para outra função dentro do clube. Outro que não se conhece ainda o substituto é Carlos Nujud, diretor das categorias inferiores, que também não deve permanecer na atual gestão.

Notícias do Corinthians   

2 comentários em “Duílio afirma que a base será um dos grandes pilares de sua gestão no Corinthians”

  1. Corinthians precisa é ter a maior fatia dos valores dos jogadores da base, hoje é tudo fatiado com empresários, isso precisa mudar , o clube precisa ser o maioritário, pode até ter empresários para investir, mas que as coisas sejam claras e transparentes .

  2. Se dispensar o Yamada irá demonstrar que nada é profissional no clube. Uma pena, pobre Corinthians!

Comentários encerrados.

Rolar para cima