- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
O Corinthians terá, neste sábado, 22, uma chance de ouro para se afastar de vez da zona de rebaixamento do Brasileirão. Às 18h30 (horário de Brasília), a equipe fará um duelo direto na parte de baixo da tabela de classificação contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, pela 16ª rodada do campeonato nacional. Por outro lado, uma eventual derrota em Salvador deixará o Timão à beira do Z-4.
Em um cenário mais favorável, o Corinthians, que atualmente ocupa a 15ª posição, com 15 pontos, pode encerrar a 16ª rodada com seis pontos acima da zona de rebaixamento. Isso aconteceria em caso de vitória sobre o Bahia, 16º colocado, além de uma derrota do Goiás, 17º, para o Cruzeiro. O Timão iria a 18 pontos, contra 12 do Esmeraldino e 13 do Tricolor.
Também dependendo do jogo do Santos, que recebe o Botafogo na Vila Belmiro, o Corinthians pode ganhar uma posição na tabela, subindo para a 14ª colocação. Esse cenário acontecerá em caso de vitória sobre o Bahia e derrota do Peixe para o líder do campeonato. O time de Vanderlei Luxemburgo, porém, não pode ultrapassar o Cuiabá, que ocupa a 13ª colocação, com 19 pontos.
O Corinthians também pode subir para a 14ª posição se empatar com o Bahia. Assim, o time de Luxemburgo empataria em pontos com o Santos, mas venceria o rival nos critérios de desempate. Isso contando, claro, com uma derrota do Peixe para o Botafogo. Mas, nesse caso, o Timão ficaria apenas quatro pontos acima do Z-4, dependendo do resultado do jogo entre Goiás e Cruzeiro.
Por outro lado, uma derrota em Salvador pode fazer o Corinthians até entrar na zona de rebaixamento em um cenário bastante improvável. Se perder para o Bahia, o Timão será ultrapassado pelo Tricolor e terá de torcer para o Goiás não golear o Cruzeiro. Nesse caso, o Esmeraldino empataria em pontos (15) e em vitórias (4) com o elenco de Vanderlei Luxemburgo, então a definição do 17º colocado iria para o saldo de gols, que é favorável ao time alvinegro: -5 contra -12.
Tendo em vista a dificuldade do Goiás em tirar a diferença de sete gols no saldo para o Corinthians, a maior probabilidade em um cenário de derrota alvinegra para o Bahia e vitória esmeraldina sobre o Cruzeiro seria do Timão encerrar a rodada à beira do Z-4, com os mesmos 15 pontos do clube goiano, mas com vantagem nos critérios de desempate.
Para buscar uma reação no Brasileirão após um início ruim, o Corinthians conta com um bom retrospecto nos últimos jogos, com quatro vitórias seguidas (uma pelo campeonato nacional, uma pela Copa do Brasil e duas pela Copa Sul-Americana). No período, a equipe se classificou nas duas competições eliminatórias. Do outro lado, o Bahia soma apenas um triunfo nos últimos 15 compromissos.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Veja as opções do Corinthians para substituir Moscardo e Róger Guedes, desfalques contra o Bahia