- Por Tatiana Carvalho / Redação da Central do Timão
Dr. Joaquim Grava, que trabalhou no departamento médico do Corinthians e atualmente é consultor da área, elegeu um meio-campista como maior ídolo da história do clube alvinegro.
“Pra mim é (maior ídolo do Corinthians). De goleiro é o Cássio, a quantidade de títulos que ele tem, a liderança, o profissionalismo e é um dos grandes jogadores da história do Corinthians. De goleiro é o maior. Agora, o Marcelinho, eu nunca conheci outro que decidiu tanto como ele na minha história no Corinthians e fora do Corinthians. O Marcelinho foi o maior”, disse o profissional em entrevista ao podcast “A Rodada”, do Lance.
Durante sua época como médico do clube, ele revolucionou o mundo da medicina esportiva com uma cirurgia no púbis, que ficou muito famosa após ser feita justamente em Marcelinho. Joaquim Grava comentou sobre a descoberto do procedimento e como foi feito com o ex-jogador alvinegro.
“Foi uma coisa interessante. A partir da Copa (do Mundo) de 1986, o futebol se tornou mais físico e começaram a aparecer as dores no púbis. Ai eu fui pesquisar, fui estudar, e vi que era um desarranjo da musculatura abdominal com a musculatura abdutora da coxa que leva a dor no púbis e a pubalgia. Então eu comecei, junto com o urologista João Yamamoto, a fazer cirurgia no púbis para liberar essa musculatura. Eu fazia essa cirurgia e os jogadores melhoravam“
“O Marcelinho (carioca) teve essa doença e eu operei ele. Ná época eu falei que ia operar o Marcelinho no púbis, e ninguém sabia o que era isso. Aquilo deu uma repercussão nacional e internacional e felizmente o Marcelinho voltou a jogar em 30 dias e reestreou com gol. A cirurgia melhorou as condições físicas dele e foi aquele Marcelinho que nós vimos com o Corinthians“, completou o doutor.
Veja também:
Corinthians conhece adversário das quartas de final da Copa do Brasil; veja chaveamento e confrontos
Corinthians segue na cola do Flamengo em busca de liderança em ranking de maiores torcidas do Brasil