Duas das maiores promessas do Corinthians nos últimos anos, o meia-atacante Keven Vinícius e o zagueiro Lucas Belezi estão afastados do sub-20 desde o início de maio. Ambos têm contrato somente até dezembro deste ano, e ainda não entraram em um acordo com o clube para a prorrogação dos vínculos. Em entrevista exclusiva à Central do Timão, o gerente das categorias de base, André Figueiredo, explicou o imbróglio envolvendo a dupla.
“Somos regulamentados por leis em relação ao contrato profissional. Temos a Lei Pelé, que nos dá o direito de fazer um contrato de formação aos 14 anos e de fazer um contrato profissional aos 16. A Lei Pelé diz que você pode fazer um contrato de cinco anos, e a Fifa aceita um contrato de três anos. Tem um contrassenso na Lei Pelé com a Fifa“, declarou André Figueiredo.
“Então, temos um timing certo para fazer os contratos. O menino faz 16 anos, se é diferenciado e está com uma evolução muito grande, temos o direito de fazer o contrato profissional com ele, e só pode de três anos. E com 19, teoricamente, ele estaria livre. Temos o direito de preferência, mas aí entra em uma negociação“, complementou.
André Figueiredo adotou um tom de pessimismo quanto à permanência de Keven e Belezi em 2023, mas revelou que o Corinthians vai fazer novas propostas para os dois jogadores. O dirigente, no entanto, disse que o clube não pode cobrir eventuais ofertas de equipes do exterior.
“No caso do Keven e do Belezi, quando eu cheguei eles já estavam perto de acabar o contrato. Nós tentamos uma negociação, e eles optaram por sair. Agora, tem alguns pontos da lei que nos protegem. A gente pode fazer uma proposta, como vamos fazer, e ele pode trazer outra proposta de dentro do Brasil, que a gente pode cobrir ou não.”
“Só que, se ele trouxer uma proposta de fora do Brasil, não temos o direito de cobrir. Parece que a gestão, a direção e a gerência foram negligentes. Não, temos uma lei que rege. Os empresários e os jogadores sabem disso. Eles usam a favor deles, e tentamos usar a favor da gente”, afirmou.
Keven Vinícius e Lucas Belezi podem assinar um pré-contrato com qualquer clube desde o dia 30 de junho. Ambos disputaram a última edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Corinthians, em janeiro desde ano, e foram convocados pela Seleção Brasileira Sub-18 em outubro do ano passado para a Copa das Revelações Sub-20, no México.
Lucas Belezi, vale lembrar, é o jogador mais novo a entrar em campo pela equipe profissional do Corinthians, com 16 anos, um mês e 21 dias, em um amistoso de 2019, ainda com o técnico Fábio Carille. Keven, por sua vez, nunca disputou um jogo pelo time principal, mas chegou a participar de alguns treinos com o português Vítor Pereira.
Veja mais:
Árbitro FIFA volta a apitar decisão entre Corinthians e Flamengo após quatro anos
Revista inglesa coloca três ídolos do Corinthians em ranking dos 100 melhores jogadores da história
Giuliano relembra momento antes de gol inusitado pelo Corinthians na Copa do Brasil
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados