No próximo sábado, 4, o Corinthians estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição na qual é o atual e maior campeão com 11 títulos. Os Filhos do Terrão entrarão em campo às 21h30 (horário de Brasília) para encarar o Gazin Porto Velho, de Rondônia, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, no ABC Paulista.
Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira, 2, no CT Dr. Joaquim Grava, o diretor-geral da base do Corinthians, Claudinei Alves, detalhou a função do executivo Alex Brasil no departamento: “A função do Alex é o executivo. Ele é que comanda toda a base. Claro que tudo passa por mim, não pode ser diferente disso, porque eu sou diretor-geral, estatutário mas ele veio de mercado. Estava no mercado. Graças a Deus nós tivemos a sorte de poder contar com ele depois do meio do ano. Foi em setembro e foi a hora que nós achamos que tinha que ter uma pessoa desse gabarito, desse nível, junto conosco na base”, disse.
Na sequência, Alex Brasil fez um balanço dos seus primeiros meses no Parque São Jorge e afirmou que, num clube da dimensão do Corinthians, não é possível exercer várias funções ao mesmo tempo e, portanto, o trabalho em conjunto se torna fundamental.
“Olha só, seria muita pretensão da minha parte querer comandar o futebol da base da maior base do país. Não se dá para trabalhar sozinho. Com isso, a gente tem diversos profissionais que estão aqui presentes hoje também que fazem parte desse processo. Então, acho que eu gosto de trabalhar em conjunto. As decisões são tomadas em conjunto, sempre passando pelos estatutários que estão cientes de tudo que levam ao presidente tudo isso. Então, a gente está muito tranquilo no nosso trabalho para desenvolver, dar segurança” , iniciou.
Na sequência, ressaltou que o Corinthians deve entrar em todas as competições nas categorias de base para conquistar títulos e, em seguida, fez elogios a geração 2007 e 2008 do clube do Parque São Jorge.
“Claro que o Corinthians, quando entra numa competição, ele entra para vencer. Então, quando ganha uma competição, forma atletas também. Você ganhando, formando, isso que dá o resultado. Esse grupo, voltando a falar da Copa São Paulo, é um grupo jovem e a gente acredita muito ao longo, médio e longo prazo, esses garotos 07, 08, que possam estar fazendo parte da equipe principal daqui um tempo. Isso que a gente espera e com todo esse trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a diretoria, tem pessoas sérias aqui que trabalham muito sério e querem o bem do Corinthians” , continuou.
Posteriormente, revelou que mantém contatos diários com o também executivo de futebol da equipe profissional, Fabinho Soldado, sobre a integração de atletas da base no time principal, citando os exemplos do zagueiros Renato e do atacante Kayke, ambos nascidos em 2004 e que estão estourando o limite de idade para jogar no Sub-20.
“Eu tive reunião com o Fabinho (Soldado) e a gente trouxe alguns nomes que eles iriam utilizar, o caso do Kayke e do próprio Renato que está, outros atletas foi debatido também, essa integração existe. A gente fez a lista em conjunto aqui, hoje faz tudo em conjunto, ninguém toma decisão sozinho. Acho que desde a minha carreira para mim é uma novidade, estar trabalhando em base, todos esses anos sempre trabalhei, está sendo uma ótima experiência para mim. Eu sempre tive êxito quando a gente sempre trabalhou em conjunto, como eu falei no início, não tem como, seria muita pretensão da minha parte querer comandar a categoria do maior clube do país. Então, assim, acho que várias pessoas integram esse departamento e fazem para a tomada de decisão ser precisa.”
Por último, comentou sobre o esforço da diretoria em relação ao departamento do futebol de base desde que a atual gestão assumiu em janeiro de 2024 e elogiou Chicão (coordenador da base) e Batata (coordenador técnico).
“Dentro dessa linha que a gente chega ao clube, né, eu posso falar de quatro meses que eu estou aqui, eu sei o trabalho todo, o esforço da diretoria, que pegou o clube da forma que pegou. Uma reestruturação. Eu acho que vencendo, desenvolvendo, a gente veio para ainda mais acrescentar nos processos internos do clube e isso existe, essa integração principalmente com o profissional, também. Eu acho que isso só tem a ganhar o Corinthians, essa integração, o trabalho, a transição que é feita dos atletas da base profissional, que o Chicão cuida muito bem disso, o Batata na organização. Essas questões de contratações, né, fazem parte, mas tem muitas coisas internas que a gente vem ajustando para melhorar cada vez mais os processos, para que a gente possa cada vez mais formar e conquistar também, que é o principal dentro do clube” , finalizou.
Veja Mais:
Clique AQUI para acessar a KTO e realizar seu cadastro! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18.
Clube mexicano anuncia o reforço de ex-jogadora do Corinthians
Próximo de acertar rescisão contratual, zagueiro do futebol árabe é oferecido ao Corinthians
Corinthians entra na Copinha em 2025 buscando um terceiro bicampeonato
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados