Augusto Melo já definiu como pretende montar a diretoria de futebol do Corinthians na sua gestão. O mandatário eleito no último sábado, 25/11, pretende contar com quatro profissionais para auxiliá-lo no dia a dia do principal departamento do clube: um diretor estatutário, um executivo de mercado, um diretor-adjunto e o ex-zagueiro Chicão, que ainda não tem cargo nomeado.
Para ser diretor estatutário, é necessário ser associado do Corinthians. O cargo não é remunerado. Roberto de Andrade cumpriu a função durante grande parte do mandato de Duilio Monteiro Alves, mas pediu para sair no início de 2023, após pressão da torcida. O próprio atual presidente exerceu a posição no último mandato de Andrés Sanchez.
Outro cargo não remunerado na diretoria é o de diretor-adjunto. O Corinthians não tem um nome nessa função desde Eduardo Ferreira e Jorge Kalil, que fizeram parte da gestão de Andrés Sanchez entre 2018 e 2020. O atual presidente, Duilio Monteiro Alves, decidiu montar uma equipe sem adjunto.
A intenção de retornar com o cargo de diretor-adjunto foi revelada pelo próprio Augusto Melo, em entrevista ao programa Mesa Redonda na noite deste domingo, 26. O favorito para assumir o cargo é Rubens Gomes, conhecido como Rubão, vice-presidente de futebol na gestão de Alberto Dualib, em 2007, e um dos fiéis escudeiros do presidente recém-eleito durante a campanha presidencial.
Enquanto o diretor estatutário e o diretor-adjunto não são remunerados, os outros dois cargos restantes na diretoria de Augusto Melo serão. O primeiro deles é um executivo de mercado para realizar função semelhante à de Alessandro Nunes, atual gerente de futebol do Corinthians.
Para o cargo, um dos nomes mais fortes é o de Rodrigo Caetano, atualmente no Atlético-MG, de quem Augusto Melo é grande admirador. Porém, não será fácil tirá-lo o Galo. O presidente do clube mineiro, Sérgio Coelho, garantiu que o dirigente não sairá de lá.
Por fim, o último profissional será o ex-zagueiro Chicão, único nome já oficializado pelo presidente eleito. Augusto Melo quer contar com o ídolo alvinegro como uma ponte entre jogadores das categorias de base e elenco profissional, função semelhante à exercida pelo ex-meia Alex durante parte do mandato de Duilio. Alessandro também já ocupou o cargo antes de ser gerente de futebol.
Augusto Melo e seus dirigentes de futebol terão a missão de comandar uma reformulação completa no elenco alvinegro para 2024, com 12 ou 13 reforços para a próxima temporada. Vale lembrar, no entanto, que o presidente eleito só assume o clube em janeiro.
Veja mais:
Augusto Melo se reúne com Duilio no Parque São Jorge e inicia transição de governo no Corinthians
Vic Albuquerque finaliza 2023 como artilheira isolada do Corinthians Feminino; confira o ranking
Multicampeã pelo Corinthians, Grazi se aposenta com título e terá jogo de despedida
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados