O Corinthians inicia nesta terça-feira (2) sua campanha da Copinha de 2023. No elenco inscrito para o torneio há vários jogadores que são frutos da captação feita pelo clube em outras cidades e estados, como o volante Zé Vitor. Em série sobre a base feita no canal do clube no YouTube, o diretor de futebol da categoria explicou esse trabalho
“O diretor de futebol coordena desde a chegada do atleta, que é passado por uma captação. “O captador da base do Corinthians gostou de um atleta do campeonato do interior da Bahia”, esse atleta é trazido para São Paulo, fica um período conosco, com o grupo ou em avaliação a parte“, iniciou Neto, diretor de futebol da base do Timão.
“A validação tem toda uma história com os captadores. Não é um ou dois, é um grupo de captadores que fazem a avaliação. Pra diminuir o risco, são vários profissionais que avaliam o nível do jogador. Dando ‘ok’ e gostando, ele (o atleta) é integrado ao grupo principal. Aí se negocia contrato, detalhes, alojamento para o atleta, dependendo da idade. E é feita essa continuidade”, complementou o dirigente.
Além de participar na aprovação de atletas, o diretor de futebol das categorias de base também tem a palavra final sobre a liberação de atletas, que, segundo Neto, são decisões tomadas junto com os captadores e a comissão técnica da categoria.
O diretor também comentou sobre sua função como dirigente. “Eu tenho um histórico empresarial, então procuro cada vez mais me dedicar para o Corinthians me baseando no histórico que eu tenho. Eu procuro estar em todas as categorias, nas principais competições… Tô todo dia no clube ou no CT, e nas principais competições acabo viajando sempre também”
“Tenho reuniões com os empresários, onde procuro fazer o monitoramento, a gestão do término dos contratos. Antes de finalizar um contrato, tem que monitorar um ano e meio antes do fim pra poder renegociar. Atletas que não possuem bom rendimento no profissional, procuramos fazer empréstimos, sempre para o Corinthians estar economizando recurso”, completou.
Junto do diretor, também há o gerente de futebol de base, que no caso do Corinthians é o André Figueiredo. Ambos tomam decisões dentro da estrutura do clube e possuem supervisores em cada categoria da equipe, além do supervisor geral.
A equipe sub-20 do Corinthians entra em campo pela primeira rodada da Copinha nesta terça-feira (3), contra o Zumbi, clube de Alagoas. A partida acontece na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, às 21h45 (de Brasília).
Veja mais:
Corinthians inicia 2023 com estreia na Copinha, NBB e continuação da pré-temporada
Atleta de natação do Corinthians participa de entrega da faixa presidencial para Lula
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados