- Por Gabriel Gonçalves / Redação Central do Timão
Em 19 de julho, é comemorado o ‘Dia Nacional do Futebol’. A escolha, oficializada pela CBF, se deve à fundação do Sport Club Rio Branco, do Rio Grande do Sul, primeiro clube registrado como equipe de futebol no Brasil e ainda em atividade. A data foi proclamada em 1976, ainda pela CBD – Confederação Brasileira de Desportos, nome anterior à Confederação Brasileira de Futebol.
Para celebrar a data, a Central do Timão separou cinco momentos da história que aumentaram a paixão do corinthiano pelo time; veja:
Invasão de 1976
Em 1976, o Corinthians jogou contra o Fluminense pelas semifinais do Brasileiro. Na partida do Maracanã, cerca de 70 mil corinthianos estiveram presente no estádio. O feito ficou conhecido como ‘Invasão Corinthiana‘, já que milhares de ônibus cruzaram a estrada entre São Paulo e Rio de Janeiro só para acompanhar o Timão.
Título Paulista de 1977
Após ganhar o Paulista do IV Centenário, de 1954, o Corinthians ficou quase 23 anos sem ganhar o troféu mais importante da época. O jejum só acabaria em um confronto épico contra a Ponte Preta, no ano de 1977, quando o gol de Basílio tirou o grito da garganta de milhões de corinthianos.
Democracia Corinthiana
No início dos anos 1980, o Brasil ainda vivia um regime de Ditadura Militar. Na época, jogadores do Corinthians instauraram a ‘Democracia Corinthiana’, que pregava uma organização dentro do clube baseada nos votos dos atletas e funcionários para as decisões. Além disso, nomes como Sócrates, Wladimir e Casagrande levavam mensagens para os jogos do time.
Brasileiro de 1990
Até 1990, o Corinthians não tinha conquistado nenhum do troféu do Campeonato Brasileiro, iniciado com este nome em 1971. Assim, o time liderado por Neto, sofreu bastante para superar os adversários e ficar com o título inédito, sendo considerado um dos mais representativos e com a ‘cara de Corinthians’ na história.
Mundial de 2012
Após vencer a Libertadores de forma invicta, o Corinthians se classificou para o Mundial de 2012, no Japão. No torneio, venceu o inglês Chelsea e ficou com o título, o segundo de sua história, cravando o nome do Timão nas capas dos principais jornais de esportes ao redor do mundo.
Leia mais:
Corinthians continua na 12ª colocação do Brasileirão; veja a tabela
Corinthians se solidariza com Celsinho, atleta do Londrina, alvo de fala racista
Rodrigo Varanda faz post enigmático e deixa Fiel Torcida curiosa