- Por Bruno Pantarotto / Redação da Central do Timão
Nesta quinta-feira (16), o Corinthians recebe o Palmeiras na Neo Química Arena, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Paulista de 2023. A transmissão do Derby será realizada pela TNT e pelo serviço de streaming, HBO Max.
De 2011 pra cá, foram realizados vários clássicos históricos para aflorar ainda mais essa rivalidade. Para relembrar cada momento, a Central do Timão reuniu um compilado com alguns dos melhores duelos entre os rivais nos últimos tempos. Confira:
Adeus, Doutor!
O primeiro de todos aconteceu em 2011, no dia 4 de dezembro, quando o Timão empatou com o rival por 0 x 0, no Pacaembu, e conquistou pentacampeonato brasileiro. No mesmo dia, houve a notícia do falecimento de Sócrates, um dos maiores ídolos alvinegros, que morreu em um domingo e com o Corinthians campeão.
Prazer, Romarinho!
Logo no ano seguinte, em 2012, o Palmeiras não vivia uma boa fase e se encontrava na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O técnico do Corinthians, Tite, decidiu colocar o jovem Romarinho como titular para o duelo e, logo na etapa inicial, o jovem fez um lindo gol de letra. Além disso, “O Iluminado” ainda balançou as redes mais uma vez, garantindo a vitória do Timão por 2 x 1.
Um clássico cheio de emoções
Em 2015, ano mágico para o torcedor corinthiano, ocorreu um dos derbies mais disputados da história. No dia 6 de setembro, o Corinthians foi até o Allianz Parque enfrentar o Palmeiras pelo Brasileirão. O jogo foi para o intervalo com um placar favorável para a equipe da casa: 3 x 2, apesar do gol contra marcado por Amaral. Entretanto, na segunda etapa, Vágner Love brilhou e anotou o gol de empate do Alvinegro no duelo que terminou em empate por 3 x 3.
A volta do camisa 7
No dia 22 de fevereiro de 2017, comemorava-se o centenário do Derby Paulista, em partida realizada na Neo Química Arena, onde o Corinthians enfrentava o atual campeão brasileiro e maior rival. No final do primeiro tempo, Gabriel, que já estava amarelado, foi expulso após falta cometida em Keno. Entretanto, quem cometeu a infração foi o volante Maycon, porém o árbitro Thiago Duarte Peixoto se equivocou e expulsou o camisa 5 do Timão injustamente.
No segundo tempo, Fábio Carille promoveu a entrada de Jô, até então reserva de Kazim. Aos 42 minutos da etapa final, Maycon roubou a bola no meio de campo e tocou para Jô, cara a cara com Fernando Prass, marcar o gol da vitória alvinegra.
Valendo o título brasileiro
No final do segundo turno do Brasileirão 2017, o Corinthians recebeu o Palmeiras, na Neo Química Arena, em partida que poderia decidir o Campeonato Brasileiro. Logo no início, o Timão abriu o placar com gols de Romero e Balbuena. O gol do atacante originou a célebre comemoração tirando uma selfie com o elenco alvinegro dentro de campo.
Jô chegou a marcar o terceiro gol do Timão naquele duelo, que terminou com vitória alvinegra por 3 x 2. Dois jogos depois, o Corinthians se tornaria heptacampeão brasileiro.
Paulistinha Day
Na final do Campeonato Paulista de 2018, o Corinthians foi até o Allianz Parque em desvantagem em relação ao primeiro jogo, que havia perdido por 1 x 0, com gol do colombiano Borja. Já na partida da volta, Rodriguinho marcou no primeiro minuto de jogo, que acabou com o Corinthians sendo campeão paulista nos pênaltis, em plena casa do rival.
Clássico após meses sem futebol
No ano de 2020, a pandemia da Covid-19 avançava e os jogos de futebol eram disputados sem torcida. Após três meses sem jogar uma partida, o Corinthians recebeu o Palmeiras pelo Paulistão 2020, e venceu com gol de Gil na primeira etapa. Destaque para Cássio, que fechou o gol alvinegro após as pichações de torcedores do rival no estádio alvinegro.
Veja mais:
Último Corinthians x Palmeiras teve boa atuação alvinegra, mas derrota com gol contra em casa
Corinthians busca evitar que Palmeiras iguale retrospecto do clássico na ‘era das Arenas’
Promessa de 17 anos faz primeira cesta pelo Corinthians no NBB: ‘Muito importante para mim’