Um dos maiores clássicos do mundo completou 107 anos na última segunda-feira (22)
O clássico Alvinegro entre Corinthians e Santos leva esse nome pelo fato de ambas as equipes vestirem preto e branco. O embate entre as duas equipes pode ser considerado como o maior clássico entre equipes alvinegras em todo o futebol mundial, pois é o único que envolve dois clubes alvinegros que já conquistaram todos os títulos possíveis.
Ao longo dos 107 anos de disputa do clássico, o Corinthians conquistou 132 vitórias (584 gols), contra 107 vitórias do Santos (504 gols), além de outros 95 empates.
A Central do Timão separou dez momentos marcantes do embate entre Corinthians e Santos:
Na disputa pelo título nacional e ainda vivo na briga pela Copa Sul-Americana, o Timão recebeu o Santos no Pacaembu pela 37ª rodada do Brasileirão 2005.
Além da exibição excepcional da equipe de galáticos do Parque São Jorge, o Corinthians tinha o fator Tévez, que balançou a rede três vezes. Nilmar (duas vezes), Rosinei e Marcelo Mattos decretaram a goleada histórica em cima da equipe da baixada santista.
Pela primeira vez na história, o Timão comemorou uma vitória com tango, canções argentinas e tudo que o país portenho poderia oferecer.
Algumas rodadas depois, aquele elenco recheado de craques comandados pelo técnico Antonio Lopes garantiu o pentacampeonato Brasileiro.
Após mais de um ano lesionado e com a desconfiança da maioria dos amantes de futebol, Ronaldo Fenômeno chega ao Corinthians e prova que está melhor do que nunca. O camisa 9 balançou as redes oito vezes no Paulistão 2009, além de ter marcado gol nos rivais Palmeiras e São Paulo. Porém, faltava mais um.
Na primeira partida da Final da competição estadual, contra o Santos, o Fenômeno balançou as redes duas vezes em plena Vila Belmiro. O segundo gol foi uma das pinturas mais lindas já vistas e assinada pelo camisa 9. Um drible no Triguinho e o toque preciso encobrindo o goleiro Fábio Costa. Santos 1×3 Corinthians.
No jogo de volta, o Timão segurou o empate por 1 a 1, e conquistou o 26º título Paulista.
Emerson Sheik foi o responsável por colocar o Timão na frente no jogo de ida da semifinal da Copa Santander Libertadores 2012.
Com uma grande atuação de Cássio e um chute colocado no ângulo de Emerson Sheik, o Corinthians venceu o Santos na Vila Belmiro por 1 a 0.
Os meninos da Vila vinham embalados após as conquistas do Paulistão e Copa Do Brasil em 2010. Já o Corinthians, que estava desfalcado, sem a sua principal estrela (Ronaldo), brigava pelo título nacional.
A partida, válida pelo Brasileirão 2010, mostrou as principais estrelas da equipe da baixada totalmente apagadas, casos de Neymar, Ganso e cia.
O Timão construiu um belo placar durante a partida, disputada no Pacaembu, onde venceu por 4 a 2. No quarto gol, marcado por Ralf, o volante juntamente com Dentinho comemoram jogando uma isca, fisgando um peixe imaginário.
O resultado favorável ao Corinthians, provou que a equipe santista não era totalmente invencível.
Após o resultado positivo por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Timão saiu atrás no jogo de volta da semifinal da Copa Santander Libertadores 2012.
Foi quando a estrela de Danilo reapareceu, empatando a partida e colocando o Corinthians, pela primeira vez, na final da competição sul-americana.
“Ele é o motor do time. Ele tem raça. Todo técnico quer ter um Danilo no seu time. Joga muito, joga muito, joga muito, Danilo”. – Deva Pascovicci, após o gol do camisa 20, em cima da equipe santista.
Em 2018, o Corinthians empatou em 1 a 1 com o Santos, no Pacaembu, em partida válida pela fase de grupos do Paulistão.
Ángel Romero foi um dos mais caçados em campo e também um dos que mais interceptou bolas a favor do Corinthians.
Após um lance polêmico, onde o atacante foi dar um carrinho para tirar a bola para lateral e acertou um dos atletas do banco de reservas santista, o árbitro não expulsou o paraguaio e no fim da partida, Romero disse o seguinte:
“O cara me deu uma porrada, mas está tudo bem. É parte do jogo. Olha como estão comemorando, time pequeno.“
O atleta disse isso pelo fato da equipe da baixada santista ter comemorado o empate por 1 a 1.
Principal jogador e artilheiro do Corinthians em 2017, Jô guardou o seu na maioria dos jogos em toda a temporada. Conhecido por marcar gols em praticamente todos os clássicos, o atacante fez uma pintura de bicicleta com o pé trocado e marcou um dos gols da vitória do Timão por 2 a 0, contra o Santos, na Arena Corinthians, em partida válida pelo Brasileirão 2017, do qual o alvinegro paulista sagrou-se heptacampeão.
O Corinthians precisou de três jogos para eliminar o Santos da semifinal do Brasileirão 1998. Na segunda partida, vencida pelo Timão por 2 a 0, Marcelinho Carioca foi preciso e certeiro na cobrança de pênalti em cima do goleiro Zetti, inaugurando o marcador. Naquela ocasião, os comandados de Vanderlei Luxemburgo avançaram a final e conquistaram o bicampeonato Brasileiro.
O Corinthians ficou 11 anos sem vencer a equipe do Santos, pelo Campeonato Paulista. Um grande tabu mantido na competição estadual, onde a equipe liderada por Pelé, Pepe e Coutinho deu muitas dores de cabeça aos torcedores corinthianos.
Tabu esse que foi quebrado em 1968, onde o Timão derrotou a equipe santista por 2 a 0. Paulo Borges e Flávio garantiram a vitória do alvinegro paulista.
Importante ressaltar que a equipe da Vila manteve esse tabu apenas no Campeonato Paulista. Por outros torneios, o Corinthians venceu outras partidas contra o Santos nesse período.
Talvez um dos gols mais bonitos da história do Corinthians foi marcado por Marcelinho Carioca, na Vila Belmiro, onde o ídolo do Timão recebeu uma placa do maior ídolo do Santos, Pelé.
Leia mais:
+ Prefeitura de São Paulo nega que HCamp do Pacaembu encerrará as atividades no dia 30
+ Mirandinha e Donizete: TV Central do Timão recebe dupla campeã paulista de 1997 nesta terça (23)
+ Ex-Corinthians explica como era jogar com Ronaldo Fenômeno: “fácil e simples”
Por Caio Coelho para Redação Central do Timão
A TV Central do Timão mudou de endereço no YouTube.
Clique AQUI e inscreva-se no novo canal.
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados