Zé Paulo era visto com ótimos olhos por suas belas atuações ao lado de Malcom no torneio sub-20
O Corinthians sempre foi conhecido por formar bons jogadores, tanto que é o maior campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com 10 títulos. O clube que já foi responsável por revelar de Casagrande à Marquinhos, também já teve suas decepções com determinados jogadores ao chegarem no profissional.
Em 2014, o Timão conseguiu alcançar a final da Copinha, mas acabou derrotado pelo Santos. No entanto, alguns jogadores apareceram para o mundo corinthiano, e um deles foi Zé Paulo. Dividindo o centro das atenções com Malcom, o atacante marcou cinco gols no torneio. Existia até mesmo discussão sadia por parte da torcida para saber qual dos dois era melhor.
Com Mano Menezes, o pernambucano recebeu sete oportunidades na equipe principal, mas não se firmou no elenco principal. Com isso, passou a ser emprestado e, no Bragantino, em 2015, começou a ter problemas de comportamento. O Residencial Colinas da Mantiqueira procurou a diretoria do clube de Bragança, que devolveu o jogador ao Corinthians. Supostamente, Zé Paulo organizava festas em seu apartamento.
Então, o atacante foi perfilar seu futebol no Rio Ave, de Portugal, novamente por empréstimo. Em 2017, seu vinculo com o Timão foi quebrado em negociação com Acadêmico de Viseu, também de Portugal.
Hoje, atua pelo Quang Nam, do Vietnã. Realizou apenas duas partidas pelo clube vietnamita, devido ao COVID-19, ambos foram como titular e ficou em campo pelos 90 minutos.
Por Matheus Fernandes