A liberação para realizar exames e acertar os últimos detalhes da transferência para o Nottingham Forest, da primeira divisão da Inglaterra, nesta segunda-feira, 28, coloca um ponto final em uma história não tão longa de Murillo no Corinthians, mas que o zagueiro e o torcedor alvinegro com certeza vão guardar com carinho pelos próximos anos. A Central do Timão relembra toda a trajetória do jogador no clube.
Chegada ao Corinthians e anos na base
Murillo chegou ao Corinthians em 2019, após se destacar no sub-17 da União Barbarense. O zagueiro permaneceu integrado à base alvinegra durante quatro temporadas e alternou entre momentos como titular e reserva nas categorias de formação do clube. O maior destaque foi justamente no último ano dele no sub-20, em 2022, quando se tornou titular absoluto do time comandado pelo técnico Danilo Andrade.
Murillo, aliás, começou 2023 integrado ao sub-20. O zagueiro disputou a Copa São Paulo como titular do Corinthians, formando dupla com João Pedro Tchoca, que segue no elenco de Danilo, e foi um dos principais destaques alvinegros na competição de base. Pelas boas atuações, o canhoto foi promovido ao profissional pelo técnico Fernando Lázaro logo após a Copinha.
Pela base do Corinthians, Murillo fez um total de 83 jogos, com 50 vitórias, 15 empates e 18 derrotas. Foram dez pelo sub-17, com um gol marcado, e 73 pelo sub-20, com quatro gols marcados. Ele não conquistou títulos nas categorias de formação do clube.
Profissional
Promovido ao profissional após a Copinha, disputada em janeiro de 2023, Murillo demorou algum tempo para estrear. A estreia, aliás, não aconteceu sob o comando de Fernando Lázaro, e sim de Cuca, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Remo. O zagueiro entrou ao longo da partida e colaborou para a classificação alvinegra às oitavas de final.
Cuca deixou o Corinthians logo após a classificação contra o Remo, mas Murillo, ao contrário do treinador, seguiu ainda mais firme no clube. No jogo seguinte, sob o comando do interino Danilo Andrade, seu ex-técnico no sub-20, o zagueiro foi titular pela primeira vez como profissional, logo em um clássico contra o Palmeiras, no Allianz Parque.
Ascensão “meteórica”
Ainda antes de completar 21 anos, Murillo agradou tanto em sua estreia como titular, contra o Palmeiras, que não saiu mais do time. Vanderlei Luxemburgo assumiu o Corinthians logo após o clássico, como substituto de Cuca, e bancou a permanência do zagueiro na equipe ao lado de Gil, mesmo com nomes um pouco mais experientes no plantel, como Caetano (24 anos) e Bruno Méndez (23).
O zagueiro rapidamente se tornou um dos grandes xodós da torcida do Corinthians e passou a ser colocado pela imprensa e por torcedores rivais como um dos melhores e mais promissores jogadores da posição no Brasil. Mesmo assim, não deixou de prestigiar seus ex-companheiros de base e, bastante identificado com o clube, sempre fazia questão de ir à Fazendinha para assistir a alguns jogos do sub-20.
Pelas grandes atuações no elenco profissional, Murillo foi tendo seu nome cada vez mais ligado aos principais mercados da Europa. O jogador foi alvo da Espanha (Sevilla) e da Itália (Napoli, Fiorentina e Torino), mas escolheu jogar na Inglaterra. A vontade do zagueiro, aliás, foi fundamental pelo acerto com o Nottingham Forest, que disputa a Premier League, principal liga nacional do futebol europeu.
Ao todo, Murillo fez 27 jogos como profissional pelo Corinthians, sendo 26 como titular, e não marcou gols e nem conquistou títulos.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Escalação e relacionados: Corinthians encerra preparação para decisão contra Estudiantes
Corinthians libera Murillo para realizar exames na Inglaterra
Corinthians reencontra árbitro de classificação sobre o Universitario na Sul-Americana
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados