A conquista da Copa São Paulo de Futebol Jr., em janeiro, parecia o início perfeito para a temporada do Corinthians Sub-20. Afinal, o título veio depois de uma campanha irrepreensível da equipe comandada por Danilo Andrade, que venceu sete partidas e empatou duas, nas nove que fez pelo torneio – um ótimo aproveitamento de 85,2% dos pontos disputados.
No entanto, as coisas mudaram quando o Timãozinho voltou a campo para a disputa do Campeonato Brasileiro, em abril. Primeiro, pois perdeu cinco atletas importantes, que subiram para o profissional: João Pedro Tchoca, Ryan, Higor, Arthur Sousa e Breno Bidon – este último, eleito o Craque da Copinha em janeiro. Depois, porque as contratações feitas não supriram o time no mesmo nível de qualidade.
Isso pôde ser verificado devido à pouca utilização dos atletas trazidos pela diretoria: em abril, por exemplo, apenas três dos 13 jovens contratados (até então) para o Sub-20 chegaram a ser utilizados por Danilo Andrade nas partidas: Franco Delgado, Messias e Kaio Vasconcelos.
Nos meses seguintes, as mudanças continuaram: mais nove jogadores foram contratados, totalizando 22 reforços em cinco meses para a categoria. Além disso, outros jogadores do time campeão em janeiro deixaram o clube, como Higor, Vitor Meer e Kaio Henrique. O time também passou por trocas no comando, chegando a ser treinado por quatro profissionais (sendo dois interinos) em um espaço de seis jogos.
Tamanha instabilidade afetou o desempenho da equipe. Se no Paulista os tropeços foram pontuais e não atrapalharam a classificação da equipe nas duas primeiras fases, no Brasileiro o baque foi visível desde o início da competição. E a Central do Timão conta agora essa história, a partir dos números do Corinthians Sub-20 após a Copinha levantados pela redação.
Desempenho geral
Ao todo, o Timãozinho entrou em campo 33 vezes depois de conquistar a Copinha, obtendo 14 vitórias, oito empates e 11 derrotas. Marcou 48 gols e sofreu outros 51, ao todo. O aproveitamento global é de 50,5% dos pontos disputados. No entanto, os números variam muito se divididos entre Campeonato Brasileiro e Campeonato Paulista.
Na competição nacional, o time é apenas o 17º na classificação, sem chances de chegar ao G-8. Conquistou apenas 15 pontos em 17 jogos, com quatro vitórias, três empates e dez derrotas (29,4% de aproveitamento). Já no estadual, o Alvinegro está na terceira fase, após ser o primeiro de seu grupo nas duas anteriores. Em 16 jogos realizados pelo torneio, venceu dez, empatou cinco e perdeu apenas um (72,9% de aproveitamento).
Analisando os números por treinador, também é possível verificar uma queda de produção, até o momento, com Raphael Laruccia, que sucedeu Danilo no comando da equipe. No momento, inclusive, o time passa por um jejum de quatro jogos sem vitórias, sendo dois empates e duas derrotas – incluindo uma goleada para o Santos por 5 x 2, pelo Brasileiro.
Danilo Andrade
Campeão da Copa São Paulo em janeiro, Danilo foi o comandante do Corinthians Sub-20 no início das disputas do Brasileiro e do Paulista. No entanto, mesmo indo bem no estadual, o começo difícil no nacional era evidente, com o time vencendo apenas um dos primeiros seis jogos no torneio.
O treinador ainda respirou no cargo após o Alvinegro reagir com uma série invicta de oito jogos, sendo seis vitórias. Porém, não resistiu à goleada sofrida para o Cruzeiro por 6 x 0, em 18 de junho, sendo demitido dois dias depois. Ao todo, o técnico acumulou 19 partidas após a Copinha, com nove vitórias, quatro empates e seis derrotas (aproveitamento de 54,3%), com o time marcando 23 gols e sofrendo outros 23 ao todo.
Novamente, chama a atenção a discrepância de desempenho entre as competições. No Brasileiro, Danilo obteve duas vitórias, dois empates e cinco derrotas em nove jogos (aproveitamento de 29,6%), enquanto que no Paulista o técnico acumulou sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para o Aster Itaquá na primeira fase (aproveitamento de 76,7%).
Renato Rodrigues
Entre a saída de Danilo e a chegada de Raphael Laruccia, houve uma partida do Corinthians em que o treinador foi Renato Rodrigues, que naquele momento era o auxiliar-técnico da categoria Sub-18. Com ele no comando, o time venceu por 2 x 1 o XV de Jaú, pelo Paulistão, em 21 de junho.
Raphael Laruccia
Em seguida, o Corinthians promoveu Raphael Laruccia, que vinha fazendo bom trabalho no Sub-17, para o Sub-20. Estreou em 27 de junho, perdendo para o São Paulo por 3 x 1 pelo Brasileirão, e em seguida empatando com a Inter de Limeira por 2 x 2 pelo Paulistão. Logo após essa partida, no entanto, o treinador foi chamado para treinar interinamente o time profissional, que havia perdido António Oliveira, demitido do cargo.
Renato Rodrigues / Milton Gomes
Enquanto Laruccia estava servindo ao time de cima, o Corinthians Sub-20 fez duas partidas, sendo comandada por profissionais diferentes. Na primeira, em 4 de julho, Renato Rodrigues, que a essa altura já havia sido efetivado no Sub-17, voltou a treinar a equipe, interinamente, e novamente venceu: 3 x 2 contra o Botafogo pelo Brasileirão.
Seis dias depois, o comando do Timãozinho passou para as mãos de Milton Gomes, auxiliar de Laruccia. E o profissional também venceu na oportunidade que teve: 4 x 2 sobre o Bahia, também pelo Brasileirão, com virada emocionante no fim do jogo.
Raphael Laruccia
Após a chegada de Ramón Díaz no profissional, Laruccia voltou a assumir seu posto no Sub-20. E sua trajetória vem sendo difícil: além de não vencer há quatro partidas, o time venceu apenas duas vezes nos 11 jogos que o time fez sob seu comando, ambas sobre o Ituano, lanterna do grupo 20 na segunda fase do Paulista. Houve ainda quatro empates e cinco derrotas (aproveitamento de 30,3%), com 16 gols marcados e 24 sofridos.
A diferença de desempenho nas competições ainda existe. No Brasileiro, Laruccia obteve apenas um empate e cinco derrotas em seis jogos (aproveitamento de 5,6%), enquanto que no Paulista o time venceu dois jogos e empatou outros três (aproveitamento de 60%), permanecendo invicto na competição.
Sequência da equipe
Classificado para a terceira fase do Paulista, o Corinthians Sub-20 aguarda a confirmação dos adversários de seu grupo por parte da FPF. Já no Brasileiro, o time ainda tem dois compromissos pela primeira fase, mas mesmo que vença ambos, o time não poderá chegar à fase de playoffs, pois a diferença da equipe para o Fluminense, atual oitavo colocado na tabela, é de 12 pontos.
Além disso, a equipe terá a disputa da Copa do Brasil da categoria, que terá início em 2 de outubro, com a final marcada para 15 de dezembro. Essas datas, no entanto, podem ser alteradas a qualquer momento pela CBF.
Veja Mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Técnico do Corinthians descarta abrir mão de Copas para focar no Campeonato Brasileiro
Ramón Díaz fala sobre a chegada de Talles Magno e elogia o atacante: “Pode fazer a diferença”
Auxiliar-técnico do Corinthians comenta protestos da Fiel: “O torcedor sempre tem razão”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados