Na manhã deste sábado, 27, durante a final do Campeonato Metropolitano de Futsal Sub-18, uma briga generalizada entre os jogadores de Corinthians e Palmeiras ocorreu pouco antes do término da partida. O time alviverde, que vencia por 5 x 2, foi declarado campeão. Todos os jogos restantes da rodada, nos quais outras equipes de base de Corinthians e Palmeiras competiriam, foram cancelados.
A dois minutos do término da partida, o Corinthians perdeu a posse de bola no ataque, desencadeando um tumulto entre os jogadores. Logo após, torcedores na arquibancada, situados em uma área identificada com bandeiras da torcida organizada Gaviões da Fiel, invadiram a quadra e agrediram os jogadores, que são menores de idade. Procurada pela Central do Timão, a assessoria da organizada optou por não se manifestar neste momento.
Na súmula, o árbitro Felipe de Fábio Ventura destacou a ausência de policiamento preventivo no ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo. A partida foi considerada suspensa “temporária ou definitivamente”.
“Na falta de policiamento preventivo deste jogo, comprometo-me nos termos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a alínea “g” do Artigo 65 do Código Desportivo da Federação e, na presença de todos os Oficiais nomeados para esta competição, dar todas as garantias por eles exigidas para regular o desempenho de suas funções.”
“Concordamos que a aceitação das garantias por nós oferecidas aos Oficiais não impede, se julgarem-nas insuficiente, de, a qualquer momento durante o desenrolar desta partida, declará-la suspensa temporária ou definitivamente.”
Veja também a nota oficial do Corinthians sobre o ocorrido:
“O Sport Club Corinthians Paulista repudia veementemente o episódio de violência que ocorreu durante a decisão do Campeonato Metropolitano, contra o Palmeiras, na manhã deste sábado (27), no Ginásio Presidente Ciro II, em São Paulo (SP). Nos últimos dias, o clube notificou reiteradamente a Federação Paulista de Futsal sobre os riscos que o confronto poderia gerar.
É urgente, portanto, que a instituição assuma responsabilidades, especialmente ao ignorar um histórico de violência em competições em seu ginásio de categoria de base, não oferecendo a devida segurança e colocando em risco, mais uma vez, a integridade física de nossos jogadores, comissão, familiares e torcedores. O clube permanece à disposição para colaborar na investigação dos fatos e cobrará das autoridades a punição dos responsáveis. Em decorrência dos acontecimentos, o jogo final da categoria Sub-12, contra a equipe do Ypiranga, foi adiado.”
O Palmeiras emitiu um comunicado repudiando veementemente as agressões ocorridas durante o confronto, relatando que alguns jogadores sofreram ferimentos, embora não graves, e tiveram suas roupas danificadas. O clube anunciou sua intenção de registrar um boletim de ocorrência e exige que a Federação Paulista de Futsal assuma a responsabilidade pelo ocorrido.
Por sua vez, a Federação Paulista de Futsal também se manifestou por meio de nota oficial.
“A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE SALÃO informa que o futsal é uma modalidade esportiva amadora, que fomenta o desporto desde o sub 07 até a categoria Principal e a grande maioria de seus jogos são para crianças e adolescentes.
A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE SALÃO é rigorosa e pune qualquer tipo de ofensa quer física ou não, bem como, proibe a venda ou consumo de bebidas alcóolicas dentro dos ginásios, proibe a presença de torcidas organizadas nas partidas que ocorrem nos ginásios Ciro I e Ciro II, conforme determina em seus regulamentos com a finalidade de prestigiar um público familiar.
A partida que aconteceu no dia de hoje pelo campeonato Paulista sub 18, teve a presença de seguranças do Palmeiras, seguranças do Corinthians, seguranças contratados pela Federação Paulista de Futebol de Salão e a presença da Policia Militar do Estado de São Paulo.
A partida iniciou-se com todas as garantias desportivas chanceladas pelos representantes de ambas as equipes e pela arbitragem.
Durante o transcorrer da partida, apareceram muitos torcedores do Sport Club Corinthians Paulista sem identificação, mas, pelo comportamento nas arquibancadas constatou-se que eram torcedores de organizadas inclusive abriram uma faixa da “GAVIÕES DA FIEL que proporcionaram cenas lamentáveis e repudiantes no final da partida.
A FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL DE SALÃO tomará as providencias cabíveis e enérgicas contra o ocorrido.”
Veja mais:
Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do Timão: CDT1910.
Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.
Corinthians finaliza preparação para partida contra Fluminense pelo Brasileirão
Em manhã de vitórias, Corinthians Sub-17 mantém 100% e Sub-15 goleia pelo Paulistão
Jogo do Corinthians aumenta em mais de 280% as doações para ONG Gerando Falcões
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados