O ano começou há menos de uma semana, mas a diretoria do Corinthians já teve sua primeira vitória nos bastidores em 2023. Três semanas depois do presidente Duilio Monteiro Alves declarar que estava dedicando “todos os esforços” em cima das permanências de Maycon, Yuri Alberto e Balbuena, o clube anunciou, na última quarta-feira, a renovação do empréstimo do volante.
“A questão do Maycon é mais urgente, o contrato acaba no fim do ano. Temos trabalhado muito nisso, Alessandro, Roberto, eu… Estamos em contato direto com o Shakhtar tentando achar uma solução, ou de renovar o empréstimo ou de uma compra. É a nossa intenção (…) Estamos tentando achar a forma de fazer (o investimento). Todos os esforços do Corinthians serão em cima disso, da permanência do Maycon“, declarou Duilio, em entrevista coletiva no dia 14 de dezembro.
E o esforço da diretoria do Corinthians teve um final feliz. Maycon segue emprestado pelo Shakhtar Donetsk, mas, agora, com contrato renovado até dezembro de 2023. O Timão manteve a prioridade na compra do volante, que não queria voltar para a Ucrânia em meio à guerra contra a Rússia. O clube ucraniano também não desejava o retorno, uma vez que teria de voltar a pagar os salários do jogador.
Além da renovação do empréstimo de Maycon, a diretoria do Corinthians já alinhou, junto ao Zenit, da Rússia, a compra definitiva de Yuri Alberto, que está emprestado até junho de 2023. O Timão aceitou envolver o zagueiro Robert Renan e o volante Du Queiroz para assinar até 2027 com o centroavante. Essa negociação, no entanto, ainda não foi oficializada pelo clube, ao contrário da situação do camisa 5.
Ainda há outra missão complicada, mas não impossível, para os dirigentes alvinegros: a permanência de Balbuena, que está emprestado pelo Dínamo de Moscou, da Rússia, até junho de 2023. De acordo com Duilio, o Corinthians também fará “todos os esforços” para manter o zagueiro paraguaio para o segundo semestre.
Há, no entanto, uma importante diferença da situação de Balbuena em relação a Yuri Alberto e Maycon. O paraguaio foi o único que acionou a “cláusula de guerra” imposta pela FIFA para estrangeiros que estavam atuando na Rússia e na Ucrânia. Para contratar o volante e o centroavante, o clube conversou diretamente com Shakhtar e Zenit, algo que não aconteceu com o Dínamo de Moscou, que não desejava perder o zagueiro.
Enquanto o presidente Duilio Monteiro Alves, o diretor Roberto de Andrade e o gerente Alessandro Nunes trabalham por permanências, chegadas e saídas nos bastidores, o Corinthians treina de olho na primeira rodada do Paulistão. Os comandados de Fernando Lázaro estreiam na competição estadual em 15 de janeiro, contra o Red Bull Bragantino.
Veja mais:
Dupla histórica do Corinthians se encontra no Arsenal para ‘período de aprendizado’
Róger Guedes e Roni analisam lances do Corinthians em goleada na Copa São Paulo
Corinthians encara Brasília na última rodada do primeiro turno do Novo Basquete Brasil; saiba tudo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados