De olho neles! Saiba quem são os destaques do Athletico-PR no Brasileirão

  • Por Kennedy Cardoso / Redação Central do Timão

Na tarde deste domingo (22), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians entra na Arena da Baixada, em Curitiba, para enfrentar o Athletico-PR, às 16h (Brasília).

O time paranaense, comandando pelo português António Oliveira, está em um momento delicado na temporada. Apesar das classificações às quartas de final da Copa do Brasil e à semifinal da Copa Sul-Americana, o Furacão vem de três derrotas seguidas no Brasileirão (Atlético-MG, São Paulo e Cuiabá).

De acordo com o aplicativo SofaScore, especializado em estatísticas de futebol, o goleiro Santos, os zagueiros Pedro Henrique e Thiago Heleno, o meio-campista David Terans e o atacante Nikão são os cinco atletas com as maiores médias do clube curitibano que devem entrar em campo neste domingo.

David Terans (meio-campista)

Um dos principais destaques do Athletico-PR no Brasileirão, David Terans comemora gol marcado pelo clube. Foto: Heuler Andrey / Imago Images.

Anunciado pelo clube paranaense em maio deste ano, David Terans rapidamente assumiu a titularidade da equipe. O uruguaio, inclusive, enfrentou o Corinthians recentemente – ele foi o autor de um dos dois gols do Peñarol sobre o Timão na Neo Química Arena, em jogo pela Copa Sul-Americana deste ano.

O meio-campista é o responsável direto por 41% (nove) dos 22 gols marcados pelo Furacão na competição nacional (quatro gols e cinco assistências), com uma boa média de 7.25 pontos no SofaScore, em quinze jogos disputados.

Nikão (atacante)

Nikão, do Athletico-PR, comemora gol marcado diante do Red Bull Bragantino. Foto: Gabriel Machado / Imago Images.

Uma das peças de confiança do técnico António Oliveira, Nikão já teve seu nome veiculado ao Corinthians em algumas janelas de transferências. O atacante é titular absoluto do Furacão há alguns anos.

Na competição nacional, o atleta é o responsável direto por quatro gols (três gols e uma assistência) do time paranaense. Sua média de pontos no SofaScore é de 7.18 em onze jogos.

Santos (goleiro)

Santos, goleiro do Athletico-PR e campeão olímpico com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: Heuler Andrey / Imago Images.

Medalha de ouro com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sob o comando de André Jardine, o goleiro Santos é um dos principais pilares do Athletico-PR há alguns anos.

Aos 31 anos, sua média de pontos no SofaScore, em dez partida disputadas, é de 6.90. No Brasileirão, possui média de um gol sofrido e três defesas por jogo. Apesar de ser conhecido por ser um bom defensor de pênaltis, o arqueiro não pegou nenhum na competição.

Pedro Henrique (zagueiro)

Revelado pelo Corinthians, Pedro Henrique é um dos pilares defensivos do Athletico-PR. Foto: Heuler Andrey / Imago Images.

Revelado pelo Corinthians, Pedro Henrique foi reserva imediato da dupla Balbuena e Pablo na conquista do heptacampeonato brasileiro do Timão sob o comando de Fábio Carille, em 2017, também sendo participativo no ano de 2018.

Em 2019, foi emprestado ao Athletico-PR por uma temporada, se destacando na conquista inédita da Copa do Brasil daquele ano sob o comando de Tiago Nunes – que acertou com o Corinthians para a temporada 2020.

O defensor teve seu retorno ao clube alvinegro solicitado pelo treinador, formando dupla com Gil no início do ano passado. Em julho de 2020, entretanto, retornou ao Furacão, sendo adquirido por 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,1 milhões na cotação da época).

Desde então, assumiu a titularidade absoluta ao lado de Thiago Heleno e se tornou um dos destaques de sua equipe. No Brasileirão, possui média de 7.03 pontos, com uma assistência, dois jogos sem sofrer gols, média de 1,1 interceptações, 1,2 desarmes, 3,8 cortes e 0,2 drible sofrido por jogo.

Thiago Heleno (zagueiro)

“Xerife” e dupla de Pedro Henrique na zaga do Athletico-PR, Thiago Heleno é um dos principais jogadores do clube paranaense. Foto: Heuler Andrey / Imago Images.

Também com passagem pelo Corinthians, entre agosto e dezembro de 2010, Thiago Heleno chegou ao Athletico-PR em 2016, onde assumiu a titularidade absoluta e ganhou a alcunha de “General” pela torcida do Furacão.

Possui média quase igual a de seu companheiro, com 7.08 pontos no Brasileirão, com um gol marcado, três partidas sem sofrer gols, 1,8 interceptações, 0,3 desarme, 0,2 drible sofrido e 4,3 cortes por jogo.

Veja mais:

Athletico-PR x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem

Renato Augusto volta ao estádio onde teve uma das melhores atuações no Brasileirão 2015

Corinthians x Avaí/Kindermann: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem

Notícias do Corinthians

Rolar para cima