Na tarde deste domingo (22), em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corinthians entra na Arena da Baixada, em Curitiba, para enfrentar o Athletico-PR, às 16h (Brasília).
O time paranaense, comandando pelo português António Oliveira, está em um momento delicado na temporada. Apesar das classificações às quartas de final da Copa do Brasil e à semifinal da Copa Sul-Americana, o Furacão vem de três derrotas seguidas no Brasileirão (Atlético-MG, São Paulo e Cuiabá).
De acordo com o aplicativo SofaScore, especializado em estatísticas de futebol, o goleiro Santos, os zagueiros Pedro Henrique e Thiago Heleno, o meio-campista David Terans e o atacante Nikão são os cinco atletas com as maiores médias do clube curitibano que devem entrar em campo neste domingo.
Anunciado pelo clube paranaense em maio deste ano, David Terans rapidamente assumiu a titularidade da equipe. O uruguaio, inclusive, enfrentou o Corinthians recentemente – ele foi o autor de um dos dois gols do Peñarol sobre o Timão na Neo Química Arena, em jogo pela Copa Sul-Americana deste ano.
O meio-campista é o responsável direto por 41% (nove) dos 22 gols marcados pelo Furacão na competição nacional (quatro gols e cinco assistências), com uma boa média de 7.25 pontos no SofaScore, em quinze jogos disputados.
Uma das peças de confiança do técnico António Oliveira, Nikão já teve seu nome veiculado ao Corinthians em algumas janelas de transferências. O atacante é titular absoluto do Furacão há alguns anos.
Na competição nacional, o atleta é o responsável direto por quatro gols (três gols e uma assistência) do time paranaense. Sua média de pontos no SofaScore é de 7.18 em onze jogos.
Medalha de ouro com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sob o comando de André Jardine, o goleiro Santos é um dos principais pilares do Athletico-PR há alguns anos.
Aos 31 anos, sua média de pontos no SofaScore, em dez partida disputadas, é de 6.90. No Brasileirão, possui média de um gol sofrido e três defesas por jogo. Apesar de ser conhecido por ser um bom defensor de pênaltis, o arqueiro não pegou nenhum na competição.
Revelado pelo Corinthians, Pedro Henrique foi reserva imediato da dupla Balbuena e Pablo na conquista do heptacampeonato brasileiro do Timão sob o comando de Fábio Carille, em 2017, também sendo participativo no ano de 2018.
Em 2019, foi emprestado ao Athletico-PR por uma temporada, se destacando na conquista inédita da Copa do Brasil daquele ano sob o comando de Tiago Nunes – que acertou com o Corinthians para a temporada 2020.
O defensor teve seu retorno ao clube alvinegro solicitado pelo treinador, formando dupla com Gil no início do ano passado. Em julho de 2020, entretanto, retornou ao Furacão, sendo adquirido por 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,1 milhões na cotação da época).
Desde então, assumiu a titularidade absoluta ao lado de Thiago Heleno e se tornou um dos destaques de sua equipe. No Brasileirão, possui média de 7.03 pontos, com uma assistência, dois jogos sem sofrer gols, média de 1,1 interceptações, 1,2 desarmes, 3,8 cortes e 0,2 drible sofrido por jogo.
Também com passagem pelo Corinthians, entre agosto e dezembro de 2010, Thiago Heleno chegou ao Athletico-PR em 2016, onde assumiu a titularidade absoluta e ganhou a alcunha de “General” pela torcida do Furacão.
Possui média quase igual a de seu companheiro, com 7.08 pontos no Brasileirão, com um gol marcado, três partidas sem sofrer gols, 1,8 interceptações, 0,3 desarme, 0,2 drible sofrido e 4,3 cortes por jogo.
Veja mais:
Athletico-PR x Corinthians: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
Renato Augusto volta ao estádio onde teve uma das melhores atuações no Brasileirão 2015
Corinthians x Avaí/Kindermann: onde assistir, desfalques, escalações e arbitragem
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados