De 1998 a 2000, no Corinthians, todo dia era Dia de Índio

Índio Irakinã, da Aldeia Xucuru-Kariri, Palmeira dos Índios, Alagoas, José Sátiro Nascimento, ou simplesmente Índio, ex-lateral do Corinthians de 1998 a 2001, bicampeão Brasileiro, bicampeão Paulista e o campeão do primeiro Mundial de Clubes da FIFA.

Foto: Reprodução vídeo ESPN

Neste sábado (18), Índio falou ao canal ESPN, revelou que está morando em Caldas, na aldeia da família, onde se sente mais seguro com relação ao coronavírus Covid-19 e abriu seu conhecido sorriso quando se referiu à Fiel.

“Um grande abraço à Nação Corinthiana, um grande abraço para vocês todos!”

Nascido na tribo Xucuru-Kariri, em Palmeira dos Índios, Alagoas, o lateral-direito Índio, apaixonado por futebol, batia bola descalço na aldeia, até que, aos 17 anos foi visto por um dirigente do Vitória que o levou a Salvador. Aprovado nos testes, iniciou a vitoriosa carreira. O primeiro bom momento no time baiano ocorreu na disputa de torneio internacional em Boston, nos Estados Unidos. Seu desempenho atraiu atenção de olheiros do Corinthians e logo se transferiu para o time paulista, pelo qual se profissionalizou e teve suas maiores glórias.

“Foram temporadas inesquecíveis no Timão. Consegui coisas que nem imaginava”, revelou o jogador.

Foto: Reprodução

Jogou muito na campanha vitoriosa do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 1998 e ganhou a posição de Rodrigo na lateral-direita do Timão. Se destacou, principalmente, em jogo contra o Santos, válido pela semifinal daquele Brasileirão. Foi dele o passe para o gol de Edilson contra o Peixe no empate por 1 a 1, no Pacaembu. 

Em 1999 chegou a perder a posição para o recém-contratado César Prates, mas foi titular do Corinthians nas finais e sagrou-se campeão Paulista contra o Palmeiras e campeão Brasileiro contra o Atlético Mineiro.

Sua principal conquista ocorreu em janeiro de 2000, quando conquistou o Mundial de Clubes da FIFA, contra o Vasco da Gama, no Maracanã. Após o inédito título mundial houve um “desmanche” na equipe alvinegra e Índio foi negociado com o futebol coreano.

Pelo Corinthians, Índio fez 79 jogos e marcou apenas dois gols. Foi Campeão Paulista de 1999 e 2001, Brasileiro de 1998 e 1999 e Mundial em 2000.

Por Redação da Central do Timão

Notícias do Corinthians

Rolar para cima