Na tarde do último sábado (06), o Corinthians voltou aos gramados da Neo Química Arena, em Itaquera, onde bateu o Fortaleza, por 1×0, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o zagueiro/lateral Danilo Avelar visitou o estádio e acompanhou a partida presencialmente pela primeira vez após o caso de injúria racial.
O jogador do Timão foi um dos convidados do Camarote ‘FielZone’, assim como Ronaldo Giovanelli, ídolo do Parque São Jorge, Felipe Augusto e Guilherme Biro, ambos da base do Corinthians. Por meio de sua conta oficial do Instagram, Avelar divulgou vídeos da torcida e do gramado da Casa do Povo.
Torcedores que estavam presentes no camarote também gravaram o zagueiro no local e aproveitaram para pedir fotos. Confira:
Há quase cinco meses, no dia 23 de junho de 2021, o zagueiro Danilo Avelar proferiu fala racista contra um usuário de uma partida online do jogo “Counter-Strike”. Com o codinome na plataforma“D.A35”, que são as iniciais de seu nome juntas com seu número utilizado na camisa do Timão, o zagueiro escreveu a seguinte frase: “fih de rapariga preta”.
Segundo o advogado consultado pela Central do Timão, a injúria racial é uma ação penal privada. Ou seja, ela depende de queixa criminal para ter prosseguimento. Sendo assim, a vítima da injúria necessita ir à Justiça para que a pessoa seja punida. No ”Caso Avelar”, o usuário do jogo não entrou com ação e, por conta disso, o zagueiro não receberá punições criminais.
Em entrevista recente concedida ao programa “Cadeira Cativa”, do Grupo Jovem Pan, o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade foi questionado sobre a situação do zagueiro. Segundo ele, o defensor não está afastado e, inclusive, se encontra treinando em campo com o elenco corinthiano. O atleta, no entanto, ainda não está pronto para voltar aos gramados, pois vem se recuperando de uma grave lesão no joelho – o camisa 35 teve ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito e vem fazendo tratamento há um ano, desde outubro de 2020.
A informação já havia sido dada pela Central do Timão. Questionado pela nossa redação, o Corinthians afirmou que o atleta nunca deixou de integrar o grupo, apenas estava afastado tratando de uma lesão, e reafirma que nada mudou desde a nota emitida no “caso Danilo Avelar”. Na ocasião, afirmaram que a diretoria estava em contato com o atleta e seus representantes a fim de discutir e formalizar as medidas cabíveis para o encerramento do vínculo.
Veja também:
Clássico Alvinegro – Sub-17 do Corinthians recebe o Santos na Fazendinha; saiba onde assistir
Sylvinho justifica substituições do Corinthians: “Nós estamos conhecendo o elenco”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados