O Corinthians encerrará sua participação na fase de grupos do Paulistão neste domingo (20), às 16h (de Brasília), no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, contra o Novorizontino.
Apesar do Timão já estar matematicamente classificado às quartas de final da competição como líder do Grupo A, além do Tigre já estar rebaixado à Série A2, o confronto ainda coloca em campo um objetivo importante para a equipe de Vítor Pereira, que pode ser crucial para a sequência do campeonato.
Trata-se da questão do mando de campo de uma eventual semifinal. Para o Corinthians ter a certeza de que jogará a segunda fase de mata-mata na Neo Química Arena, precisará garantir o segundo lugar na classificação geral do Paulistão. Isso, claro, contando com uma vitória nas quartas de final, em jogo a ser disputado contra Guarani, Inter de Limeira ou Água Santa, já que os pontos seguem sendo somados no mata-mata.
Neste momento, o Timão e o São Paulo só perdem para o Palmeiras na tabela geral. Ambos têm 20 pontos, seis vitórias, dois empates e três derrotas. Os alvinegros, porém, levam vantagem nos critérios de desempate e, portanto, ocupam a segunda posição geral.
O regulamento da competição prevê que os clubes com melhores campanhas que chegarem à semifinal terão direito de decidir a vaga na final em sua casa, em jogo único. O chaveamento coloca o líder geral contra o quarto melhor, enquanto o segundo colocado geral enfrenta o terceiro em busca de uma classificação à decisão estadual.
Sendo assim, caso Corinthians e São Paulo passem das quartas de final com vitória no tempo normal, se enfrentariam na semifinal por terem, neste momento, a segunda e terceira melhor campanha geral, respectivamente. Neste cenário, como o Timão possui vantagem nos critérios de desempate, decidiria em Itaquera contra o Tricolor uma hipotética vaga na final.
Por conta disto, um triunfo diante do Novorizontino no domingo é de suma importância para o clube do Parque São Jorge seguir em segundo na classificação geral do Paulistão. Apesar disto, a tendência é que o técnico português Vítor Pereira opte por mandar a campo uma equipe alternativa para dar descanso aos ‘trintões’ antes do início do mata-mata.
Veja mais:
Coordenador da base elogia dupla de zaga titular do Corinthians: “Eles se completam”
Ex-Corinthians relembra conversa com torcida organizada após deixar o clube
Ex-jogadores do Corinthians relembram brigas dos “galácticos” da MSI em 2005: “Todo dia tinha uma”
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados