Corinthians volta a vender jogador da base para uma das top-5 ligas da Europa após mais de cinco anos

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

A transferência de Adson ao FC Nantes, oficializada pelos franceses na última quarta-feira, 23, fez o Corinthians encerrar um longo período sem negociar diretamente um jogador formado em suas categorias de base com um clube da primeira divisão de uma das cinco principais ligas da Europa (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália e França). Isso não acontecia desde dezembro de 2017, ou seja, há quase seis anos.

De acordo com levantamento da Central do Timão, o último jogador formado na base alvinegra vendido pelo Corinthians a um clube das cinco principais ligas da Europa havia sido o lateral-esquerdo Guilherme Arana, negociado com o Sevilla, da Espanha, em dezembro de 2017 O Timão era dono de 40% dos direitos econômicos do jogador e recebeu cerca de R$ 20 milhões pela transferência.

É importante destacar, no entanto, que o Corinthians fez alguns negócios com clubes das top-5 ligas da Europa desde a venda de Guilherme Arana. As vendas de Balbuena para o West Ham, da Inglaterra, em julho de 2018, e de Éderson para a Salernitana, da Itália, em janeiro de 2022, são alguns exemplos. O zagueiro e o volante, porém, não foram formados na base alvinegra.

Já o lateral-esquerdo Carlos Augusto foi negociado com o Monza, da Itália, em 2020. Entretanto, na época da transferência, o clube estava na segunda divisão italiana e, portanto, não fazia parte de uma das top-5 ligas europeias. A promoção para a Serie A, elite nacional, aconteceu apenas em 2022. Recentemente, o ala acertou com a Inter de Milão, um dos três maiores times do país.

Também houve casos de vendas para clubes de primeiras divisões na Europa, mas que não disputam uma das cinco principais ligas do continente, como Benfica, de Portugal, e Zenit, da Rússia. Os portugueses compraram o zagueiro João Victor em julho de 2022, enquanto os russos contrataram nomes como Du Queiroz, Robert Renan e Gustavo Mantuan entre 2022 e 2023. Todos são formados na base alvinegra.

Outras saídas também não entram no levantamento, como a de Willian, que rescindiu seu contrato com o Corinthians em agosto de 2022 e, livre no mercado, acertou com o Fulham, da Inglaterra, além de Keven Vínicius, que pertencia ao elenco sub-20, não quis renovar e assinou sem custos com o Almería, da Espanha. Os dois são formados na base alvinegra, mas não tinham mais contrato quando foram para seus atuais clubes.

Adson estava no Corinthians desde 2017 e estreou como profissional em 2021. O clube era dono de 70% dos direitos econômicos do meia-atacante e vendeu 50% ao FC Nantes pelo valor de 5 milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões), permanecendo com 20% de olho em uma futura transferência do jogador. Ele se despede após 114 jogos, 13 gols e oito assistências pelo elenco principal.

Veja mais:

Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!

Time francês anuncia contratação de Adson, que se despede do Corinthians: ‘Gratidão por tudo’

Matías Rojas lidera o Corinthians em grandes chances criadas desde sua estreia

SBT lidera audiência em SP com transmissão de vitória do Corinthians na Copa Sul-Americana

Notícias do Corinthians

Rolar para cima