A lateral esquerda do Corinthians ganhou os holofotes no início desta semana, quando grande parte da torcida alvinegra apontou Fábio Santos como culpado de, ao menos, três dos quatro gols sofridos no empate em 4 x 4 com o Grêmio, na noite da última segunda-feira, 18. Acontece que a posição vem dando “dor de cabeça” para o técnico Vanderlei Luxemburgo já há algum tempo.
Essa não foi a primeira vez, e nem deve ser a última, que um lateral-esquerdo do Corinthians foi alvo de críticas na temporada. Isso, aliás, vem sendo corriqueiro em 2023. No jogo anterior ao empate com o Grêmio, o reserva Matheus Bidu fez um jogo muito ruim na derrota para o Fortaleza, na Arena Castelão, com erro em linha de impedimento, pênalti cometido e falha de marcação no segundo gol do adversário.
Tanto o veterano, que completou 38 anos neste mês, quanto o garoto, que fez 24 anos em maio, ainda não conseguiram se firmar nesta temporada. Houve, sim, algumas boas atuações de Fábio Santos e Matheus Bidu ao longo do ano, mas sem qualquer regularidade. Mesmo assim, o camisa 6 vem sendo o preferido de Vanderlei Luxemburgo para ser titular em jogos mais decisivos.
Diante dos problemas com os dois jogadores de ofício da posição, parte da torcida levantou a possibilidade de Vanderlei Luxemburgo improvisar alguns jogadores na função, como os canhotos Caetano, zagueiro, e Maycon, volante. Os dois já atuaram na lateral esquerda em momentos passados da carreira. Mas, até o momento, uma improvisação não parece ser considerada pelo treinador do Corinthians.
Outros dois jogadores do atual elenco também têm histórico na lateral esquerda e foram levantados, recentemente, como possíveis alternativas. O zagueiro Bruno Méndez, que vem atuando como lateral-direito, já atuou pela esquerda em alguns jogos com Vagner Mancini no Paulistão de 2021, apesar de ser destro. Foi por ali, inclusive, que o uruguaio marcou seu único gol com a camisa alvinegra, contra o São Caetano.
A última opção seria Guilherme Biro. Destaque nas categorias de base do Corinthians nas últimas temporadas, o meio-campista de 19 anos foi promovido ao elenco profissional em 2023 e chegou a receber elogios de Vanderlei Luxemburgo, mas ainda não se firmou. Por isso, parte da torcida queria vê-lo como lateral-esquerdo, posição desempenhada pelo garoto, sobretudo, na Seleção Brasileira Sub-17.
O problema é que, em entrevista exclusiva à Central do Timão em agosto de 2022, quando ainda estava integrado ao sub-20, Biro declarou que não se sente bem atuando como lateral-esquerdo e que dá preferência ao setor ofensivo, seja como ponta, pela direita ou pela esquerda, ou como meio-campista centralizado. Mesmo assim, em 2023, o garoto se colocou à disposição para atuar em várias posições.
A deficiência na lateral esquerda do Corinthians vem há alguns meses e, por isso, alguns nomes da posição foram especulados no clube na última janela de transferências, como Alan Rodríguez, do Rosario Central, e Paulinho, do Midtjylland. Entretanto, na época, a Central do Timão apurou que a diretoria alvinegra não tinha interesse e não negociava a contratação dos jogadores.
A “dor de cabeça” de Vanderlei Luxemburgo, então, deve seguir neste momento chave do Corinthians na temporada. O clube vive decisões no Brasileirão, para se afastar da zona de rebaixamento, e continua vivo na Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Fortaleza na semifinal em busca de uma final inédita da competição.
A tendência, portanto, é de que Fábio Santos siga sendo o titular do Corinthians em jogos decisivos na temporada. O lateral-esquerdo, aliás, deve iniciar o primeiro duelo da semifinal contra o Fortaleza, na próxima terça-feira, 26. Por isso, deve ser poupado nesta sexta-feira, 22, e Matheus Bidu deve jogar diante do Botafogo, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Matías Rojas volta a se destacar com bola parada, mas ainda busca melhor fase pelo Corinthians
Corinthians perde para o Santos e fica em desvantagem na busca pela semifinal do Brasileirão Sub-17
Luxemburgo preserva jovens do Corinthians para evitar pressão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados