Quatro dias depois de derrotar o São Paulo por 2 x 1 na Fazendinha, pelo Paulistão, o Corinthians reencontrou o Tricolor na manhã deste domingo, 7, agora pela décima rodada do Brasileirão Feminino. No Estádio Marcelo Portugal, em Cotia, as Brabas não tomaram conhecimento do adversário e golearam por 3 x 0, com gols de Tarciane, Yasmim e Luana Bertolucci.
O Corinthians dominou o jogo do começo ao fim e definiu o resultado no primeiro tempo. Aos sete minutos, Tarciane aproveitou rebote da goleira e abriu o placar; aos 29, Yasmim cobrou falta com categoria no ângulo e ampliou; e aos 46, Luana finalizou de calcanhar na pequena área, após bate-rebate, e marcou o terceiro. O São Paulo até tentou diminuir no segundo tempo, mas sem sucesso.
E como fica?
O resultado deixa o Corinthians na liderança provisória do Brasileirão Feminino, com 25 pontos, um a mais em relação à Ferroviária e ao Flamengo. Ambos, no entanto, ainda entram em campo na décima rodada e podem ultrapassar as Brabas na tabela de classificação. As comandadas de Arthur Elias, agora, têm oito vitórias, um empate e uma derrota no campeonato nacional.
Próximo compromisso
O Corinthians volta a campo na quarta-feira, dia 10, às 15h30 (horário de Brasília). O time irá até a Fonte Luminosa, em Araraquara, para encarar a Ferroviária, em jogo válido pela segunda rodada do Paulistão Feminino.
Escalação do Corinthians
O técnico Arthur Elias fez nove alterações no Corinthians, em relação ao time que iniciou o duelo da última quarta-feira. O treinador colocou Lelê, Kati, Yasmim, Tamires, Luana Bertolucci, Duda Sampaio, Gabi Portilho, Jaqueline e Jheniffer nas vagas de Paty, Paulinha, Giovanna Campiolo, Isabela, Diany, Carol Nogueira, Vic Albuquerque, Fernanda e Millene, respectivamente. As únicas mantidas foram Tarciane e Gabi Zanotti.
As Brabas, então, começaram o Majestoso deste domingo com a seguinte escalação: Lelê; Kati, Tarciane, Yasmim e Tamires; Luana Bertolucci, Gabi Zanotti e Duda Sampaio; Gabi Portilho, Jaqueline e Jheniffer.
As várias mudanças foram por opção de Arthur Elias, uma vez que todas as jogadoras que saíram do time estiveram à disposição da comissão técnica. Os únicos desfalques foram a zagueira Erika (fortalecimento muscular) e as meio-campistas Ellen (em recuperação de cirurgia no joelho) e Gabi Morais (ruptura da fáscia plantar).
No banco de reservas, Arthur Elias contou com os seguintes nomes: Tainá Borges, Giovanna Campiolo, Isabela, Diany, Carol Tavares, Millene, Vic Albuquerque, Mariza, Paulinha, Fernanda, Ju Ferreira e Carol Nogueira. As demais atletas não foram relacionadas pelo Corinthians.
Escalação do São Paulo
Do lado são-paulino, o treinador Thiago Viana fez apenas três modificações em comparação com a equipe que começou o Majestoso de quarta-feira. O técnico tricolor colocou Carlinha, Dani e Rafa Travalão nas vagas de Michelle, Letícia Alves e Cacau, respectivamente.
Portanto, o São Paulo entrou no campo do Estádio Marcelo Portugal com: Carlinha; Fe Palermo, Pardal, Ana Alice e Mimi; Dani, Maressa e Vivian; Micaelly, Rafa Travalão e Ariel Godoi.
Desfalques não foram divulgados pelo clube.
No banco de reservas, Thiago Viana contou com as seguintes jogadoras: Michelle, Letícia Alves, Carol, Robinha, Aline, Rafa Mineira, Dudinha, Mariana, Cacau, Isa e Glaucia.
Arbitragem
A CBF escalou a árbitra Fernanda dos Santos Ignacio de Souza para comandar o Majestoso. Ela foi auxiliada pelas assistentes Patricia Carla de Oliveira e Izabele de Oliveira. Guilherme Francisco Maciel da Silva e Rosario foi o quarto árbitro. A competição não conta com a utilização do VAR na primeira fase.
Primeiro tempo
O São Paulo deu a saída de bola no primeiro tempo e foi responsável pela primeira chegada ao ataque, logo com um minuto, quando Ariel Godoi pressionou a goleira Lelê e quase complicou a corinthiana. Kati cedeu escanteio para o Tricolor na sequência e Pardal subiu para cabecear a cobrança, e viu a finalização passar perto do travessão corinthiano.
Aos três, o Corinthians tentou a resposta com Duda Sampaio, que lançou para Jaqueline. A atacante, no entanto, caiu e não conseguiu dar sequência ao lance. Logo em seguida, a própria Jaque sofreu o primeiro cartão amarelo do jogo por simulação.
Primeiro gol do Corinthians: o Corinthians não demorou para abrir o placar. Luana Bertolucci sofreu falta perto da área aos sete minutos, Yasmim cobrou com veneno e Jheniffer desviou no meio do caminho. A goleira fez boa defesa, mas a zagueira Tarciane apareceu na segunda trave para completar o rebote para o fundo do gol – assista ao lance abaixo.
Em cima do São Paulo neste começo, o Corinthians quase ampliou logo depois de abrir o placar. Aos nove, Jaqueline recebeu pela esquerda, invadiu a área, protegeu da marcação e bateu forte, exigindo boa defesa da goleira Carlinha.
A vitória parcial em Cotia dava a liderança provisória do Brasileirão Feminino para o Corinthians, com 25 pontos e um jogo a mais em relação à Ferroviária e ao Flamengo, ambos com 24 pontos.
Aos poucos, o São Paulo foi tentando ficar mais com a bola, até por jogar em casa. Mas o Corinthians não dava espaços na defesa e apostava, sobretudo, nas escapadas em velocidade de Jaqueline pela esquerda. E foi a atacante que, aos 17, recebeu mais uma vez pelo seu setor, invadiu a área novamente e bateu forte e alto, agora errando o alvo, mas levando perigo para a goleira Carlinha.
Dois minutos depois, o Corinthians ficou perto de ampliar outra vez, agora com Portilho. A atacante recebeu ótimo passe em profundidade dentro da área e ficou cara a cara com Carlinha, finalizando para fora. Mas o São Paulo respondeu aos 22, com Dani, que cabeceou cobrança de escanteio com perigo e a defesa alvinegra afastou.
Pouco depois, nova chegada tricolor: Micaelly acionou Ariel Godoi e a atacante deu ótimo passe para Rafa Travalão. Ela saiu na cara do gol e Lelê fez a defesa. O lance, porém, já não valia nada em função de um impedimento.
Aos 25, Jheniffer sofreu mais um cartão amarelo para o Corinthians após cometer falta.
Segundo gol do Corinthians: aos 29 minutos, Gabi Zanotti sofreu falta pouco atrás da meia-lua. E dali, Yasmim não erra: a lateral-esquerda, improvisada como zagueira, cobrou com perfeição e acertou o ângulo direito da goleira Carlinha, que nada pôde fazer para evitar o segundo gol alvinegro em Cotia – assista ao lance abaixo.
Logo após o gol de Yasmim, a arbitragem paralisou o jogo para hidratação das atletas. Já com a bola voltando a rolar, Gabi Portilho recebeu bom passe dentro da área são-paulina, mas estava em posição de impedimento. O São Paulo sentiu o segundo gol corinthiano e não conseguia mais incomodar o Corinthians, que ditava o ritmo do Majestoso.
Aos 38 minutos, Rafa Travalão sofreu o primeiro cartão amarelo do São Paulo, o terceiro do jogo, após cometer falta fora do lance. Um minuto depois, o Tricolor se complicou na saída de bola e Duda Sampaio aproveitou, arriscando um chute de longe. Mas Carlinha defendeu. Em seguida, Luana Bertolucci foi advertida com cartão amarelo.
A arbitragem acrescentou cinco minutos neste primeiro tempo.
Terceiro gol do Corinthians: ainda antes do intervalo, o Corinthians marcou o terceiro e praticamente definiu a vitória. Já nos acréscimos, aos 46, Luana iniciou a jogada e acionou Gabi Portilho na direita. A atacante cruzou na área, Duda Sampaio evitou a saída pela linha de fundo e cruzou para o meio da área, onde Jheniffer tentou o cabeceio, mas foi bloqueada. E após bate-rebate, a própria Luana chegou finalizando de calcanhar na pequena área para marcar o terceiro gol corinthiano em Cotia – assista ao gol abaixo.
Sem novos lances de perigo, a arbitragem encerrou o primeiro tempo com vitória parcial do Corinthians por 3 x 0.
Segundo tempo
Durante o intervalo, o técnico Arthur Elias não realizou alterações no Corinthians. Já o treinador Thiago Viana fez duas modificações no São Paulo: saíram Micaelly e Mimi para as entradas de Mariana e Rafa Mineira. O Tricolor, então, desfez o sistema com três zagueiras.
Aos dois minutos, o São Paulo tentou a primeira chegada com Rafa Mineira, que passou pela marcação de Kati pela esquerda do ataque tricolor, mas parou na cobertura de Tarciane.
Pouco depois, o Corinthians quase marcou o quarto: Jaqueline foi lançada dentro da área por Luana Bertolucci e bateu de canhota, para boa defesa de Carlinha. Já aos seis, o São Paulo respondeu: Mariana lançou Vivian e cruzou para a área alvinegra, e Pardal finalizou por cima do gol de Lelê.
Aos sete minutos, Lelê ficou caída após cair de mau jeito e o jogo precisou ser paralisado para atendimento à goleira corinthiana, que ficou sentindo dores na panturrilha. Ela, no entanto, seguiu em campo normalmente.
Bastante confortável no placar, o Corinthians não apertava a zaga tricolor em busca do quarto gol, que poderia sair naturalmente a qualquer momento. Enquanto isso, o São Paulo tentava diminuir, mas não incomodava a goleira Lelê. Aos 14, Maressa sofreu cartão amarelo após cometer falta em Kati.
Com 18 minutos no relógio, Arthur Elias fez suas primeiras mudanças no Corinthians: saíram Gabi Zanotti e Duda Sampaio para as entradas de Millene e Diany. O São Paulo também aproveitou para mexer: Vivian deixou o campo e deu lugar para Aline Milene.
O São Paulo conseguiu equilibrar as ações no segundo tempo, mas ainda carecia de uma grande chance. O Corinthians se segurava bem e não dava espaços para o adversário diminuir a desvantagem. Aos 22, Luana sofreu falta de Ariel perto da área e Tamires buscou Tarciane na cobrança, mas a zagueira se encontrava em posição irregular.
Já aos 24, o Tricolor ficou muito perto de diminuir a desvantagem. Ariel Godoi partiu em velocidade pela esquerda e venceu Tarciane e Kati na corrida. A atacante são-paulina invadiu a área e cruzou rasteiro para Mariana só empurrar para o gol vazio. Ela até se jogou na bola de carrinho e acertou a bola, mas desperdiçou a melhor chance do São Paulo no jogo até então.
Logo depois, Arthur Elias realizou mais duas substituições no Corinthians: Ju Ferreira e Carol Nogueira entraram em campo nas vagas de Luana e Jaqueline. Do lado tricolor, Thiago Viana também mexeu: Rafa Travalão saiu e Duda Rodrigues entrou.
Em seguida, o Corinthians ficou perto de marcar o quarto: Ju Ferreira, que havia acabado de entrar, pegou a sobra e arriscou chute de fora da área, exigindo boa defesa de Carlinha. Aos 38, as Brabas tiveram mais uma boa chance, agora com Jheniffer, que recebeu pelo meio, avançou e bateu da entrada da área. A finalização saiu por cima do gol tricolor.
Já aos 39, Arthur Elias fez sua última modificação no Corinthians: Carol Tavares entrou na vaga de Gabi Portilho.
E logo após a bola voltar a rolar, o Tricolor quase diminuiu: Rafa Mineira cobrou escanteio fechado e Lelê tirou de soco para evitar um gol olímpico. Na sequência, Millene ficou perto de transformar a vitória em goleada ao receber na entrada da área, partir para dentro e bater rasteiro, com perigo. A bola raspou a trave são-paulina.
Na sequência, Thiago Viana promoveu a última mudança no Tricolor: Ariel Godoi deixou o campo e deu lugar para Isabelle Guimarães. E a arbitragem logo acrescentou oito minutos neste segundo tempo.
Já nos acréscimos, o Corinthians teve duas boas chances seguidas, aos 46 e aos 48. Na primeira, Tamires aproveitou sobra após corte de cabeça da zaga são-paulina e pegou de primeira, mas errou o alvo. Depois, Carol Nogueira finalizou após boa tabela com Millene e soltou a bomba de fora área para boa defesa de Carlinha.
Sem novos lances de perigo, o Corinthians deixou o campo com vitória por 3 x 0 e levou mais três pontos no Brasileirão Feminino.
Veja mais:
Corinthians busca desempatar retrospecto histórico contra o São Paulo no futebol feminino
Gabi Zanotti relembra ‘período difícil’ em tratamento de lesão e celebra volta ao Corinthians
São Paulo x Corinthians: escalação, arbitragem e onde assistir
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados