O Corinthians está em vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana! Na noite desta terça-feira, 1 de agosto, o clube fez por merecer a vitória e alcançou o oitavo jogo seguido sem derrota. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo receberam o Newell’s Old Boys, da Argentina, e venceram por 2 x 1, com gols de Yuri Alberto e Wesley. Esse foi o duelo de ida das oitavas da competição continental.
O jogo foi controlado pelo Corinthians do início ao fim. O Newell’s chegou muito pouco e praticamente não assustou à zaga alvinegra. O time mandante pressionou bastante ao longo do primeiro tempo e parou em, ao menos, três boas defesas do goleiro Hoyos, a principal com o rosto, em chute forte de Yuri Alberto. O Timão ainda teve pênalti a favor, mas que acabou anulado pelo árbitro Gustavo Tejera.
Entretanto, nos acréscimos, o lado direito da defesa alvinegra não conseguiu cortar boa subida do Newell’s, que abriu o placar com Portillo e levou vantagem para o vestiário. Durante o intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou Wesley em campo, além do goleiro Carlos Miguel, e o atacante deu boa dinâmica para o ataque do Corinthians.
No segundo tempo, o Corinthians continuou com a pressão da etapa inicial, que funcionou logo aos dez minutos, quando Ruan Oliveira recebeu bom passe de Yuri Alberto e sofreu pênalti, agora validado pela arbitragem. O centroavante cobrou bem e empatou. Pouco depois, Romero, que havia acabado de entrar em campo, deu bela assistência para Wesley, que marcou e deu a virada para o Timão.
E como fica?
O resultado deixa o Corinthians em vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os comandados de Vanderlei Luxemburgo lutarão apenas por um empate no duelo de volta, marcado para a próxima terça-feira, 8, no Estádio Marcelo Bielsa, em Rosario, na Argentina. Quem avançar enfrenta Goiás ou Estudiantes nas quartas de final.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians volta a focar no Brasileirão, onde passa a olhar para o meio da tabela após brigar contra o rebaixamento no começo do campeonato. O próximo compromisso está marcado para sábado, dia 5, às 18h30, contra o Internacional, no Beira-Rio, pela 18ª rodada da competição nacional.
Escalação do Corinthians
Depois de escalar um Corinthians recheado de garotos nos dois jogos dos playoffs, contra o Universitario, do Peru, o técnico Vanderlei Luxemburgo resolveu montar um time mesclado diante do Newell’s, com alguns titulares, como Cássio, Fagner, Murillo, Maycon e Yuri Alberto. Por outro lado, o treinador não contou com seu principal goleador, Róger Guedes, vendido para o Al-Rayyan, do Catar.
Portanto, o Corinthians entrou em campo com Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Murillo e Matheus Bidu; Maycon, Matheus Araújo e Ruan Oliveira; Adson, Guilherme Biro e Yuri Alberto.
Além de Róger Guedes, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meio-campista Renato Augusto não foram relacionados por opção técnica. Os outros desfalques foram o lateral-direito Rafael Ramos (leve estiramento do ligamento colateral medial), o volante Gabriel Moscardo (cirurgia de apendicite), o meia-atacante Matías Rojas (torção no tornozelo), o meio-campista Paulinho (lesão no joelho) e o atacante Gustavo Mosquito (em transição).
No banco de reservas, a comissão técnica corinthiana contou com as seguintes opções: Carlos Miguel, Gil, Fausto Vera, Romero, Léo Mana, Giovane, Giuliano, Pedro, Roni, Wesley, Felipe Augusto e João Pedro.
Escalação do Newell’s Old Boys
Do lado argentino, o treinador Gabriel Heinze escalou o que tinha de melhor à disposição para enfrentar o Corinthians, ao contrário do que fez no último compromisso do time, contra o Talleres, pelo Campeonato Argentino, quando montou uma equipe alternativa. O técnico, no entanto, não pôde contar com o veterano volante Pablo Pérez, de 37 anos, que está no clube há três anos.
Os Rojinegros, então, começaram o duelo com a seguinte formação com três zagueiros: Hoyos; Mosquera, Velazquez, Ortiz, Mansilla e Martino; Sforza, Portillo, Gomez e Ferreira; Recalde.
Além do veterano Pablo Pérez, que sofreu uma distensão no músculo sóleo da perna direita, segundo comunicado médico oficial publicado pelo clube argentino. O atacante Julián Contrera também não esteve disponível por conta de uma ruptura no quadríceps esquerdo.
As opções de Gabriel Heinze para o decorrer do jogo foram as seguintes: Barlasina, Luciano, Mendez, Vangioni, Glavinovich, Esponda, Montenegro, Balzi, Reasco, Aguirre, Sordo e Pérez Tica.
Arbitragem
Todos os membros do grupo de arbitragem escalados pela Conmebol são do Uruguai. O árbitro principal Gustavo Tejera recebeu o auxílio dos assistentes Nicolás Taran e Carlos Barreiro, enquanto Mathías de Armas foi o quarto árbitro. Andrés Cunha ficou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O Newell’s deu a saída de bola, mas a primeira chegada com perigo ao ataque foi do Corinthians. Logo com um minuto, Ruan Oliveira recebeu com liberdade pela direita e achou bom passe para Yuri Alberto, que disputou com o zagueiro e foi travado na hora da finalização, ganhando escanteio. Fagner cobrou, e o lance não teve escanteio.
O Corinthians começou jogando no campo do adversário e buscava muito seus laterais, Fagner e Matheus Bidu, ambos com características ofensivas. Aos cinco, o ala-esquerdo recebeu na intermediária e cruzou na cabeça de Guilherme Biro, que apareceu no meio da área e não conseguiu finalizar com precisão.
Aos sete, o Newe’lls assustou. Do campo ofensivo, Adson disputou, a bola foi para trás e Matheus Bidu falhou, deixando Ferreira livre para avançar. Na entrada da área, Murillo foi para o duelo com o adversário e deu um biquinho para trás, quase marcando um gol contra por cobertura. Mas Cássio se esticou todo para salvar o Corinthians.
A equipe de Vanderlei Luxemburgo respondeu pouco depois, aos dez. Adson foi acionado em profundida pela direita, ganhou na velocidade do marcador e tocou para Ruan Oliveira dentro da área. O meio-campista dominou e buscou o cruzamento rasteiro para trás, mas Hoyos saiu bem do gol e interceptou.
Em seguida, o Timão chegou de novo, agora sem perigo. Yuri Alberto foi lançado pelo alto, ganhou dos zagueiros no campo de ataque e entrou na área dom a bola dominada. Mas, na hora de finalizar, foi desarmado pela defesa argentina. O Corinthians era melhor neste início de jogo e buscava mais o ataque. O time também tinha mais a posse de bola (60% a 40% no momento).
Aos 17, a zaga argentina tocou para Hoyos, mas o passe saiu mal e Yuri Alberto aproveitou. Com o goleiro fora do gol, o centroavante acionou Guilherme Biro, que tentou rolar para trás e acertou a marcação. De início, o árbitro Gustavo Tejera marcou pênalti por toque no braço da defesa, mas voltou atrás após revisão no VAR. A bola encostou no pé, não na mão do zagueiro.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo seguiam pressionando e chegaram novamente aos 26. O Corinthians fez boa trama na entrada da área e Matheus Araújo encontrou bom passe para Adson, que recebeu na meia-lua e finalizou. Hoyos fez a defesa com tranquilidade.
Quatro minutos depois, Adson roubou a bola na entrada da área e deixou Yuri Alberto cara a cara com o goleiro. O centroavante chutou alto e forte, atingindo o rosto de Hoyos, que fez a defesa “sem querer”. Logo em seguida, em uma blitz alvinegra, Maycon avançou com liberdade pelo meio e bateu rasteiro, mas a finalização raspou a trave argentina. Dois minutos depois, Fagner apareceu por dentro e bateu bonito, errando o alvo.
O gol parecia amadurecer na Neo Química Arena. O Corinthians criava muitas chances e parava no goleiro Hoyos, melhor jogador do Newell’s. Aos 35, Matheus Bidu foi até a linha de fundo e cruzou na pequena área, mas ninguém apareceu para completar para o gol vazio. Adson chegou atrasado do outro lado e finalizou, ganhando escanteio. Fagner cobrou, Biro aproveitou e cruzou para Murillo, mas a zaga tirou antes do cabeceio.
Os Rojinegros chegavam muito pouco, mas levavam perigo quando subiam ao ataque. Aos 39, o clube argentino quase abriu o placar: Recalde chutou da entrada da área, a bola saiu fraca e parecia fácil para Cássio, mas o goleiro deu rebote e Gomez apareceu de carrinho para tentar aproveitar o rebote. A finalização, entretanto, não acertou o alvo.
Esse lance fez Cássio começar a se queixar de dores no tornozelo esquerdo. O goleiro seguiu em campo durante alguns minutos, mas pediu para ser substituído aos 45. Antes da alteração, os jogadores de Corinthians e Newell’s Old Boys se estranharam e ensaiaram uma confusão generalizada, mas a arbitragem controlou os ânimos e aplicou cartões amarelos para Murillo e Cristian Ferreira.
O árbitro Gustavo Tejera acrescentou cinco minutos neste primeiro tempo.
Primeiro gol do Newell’s: o placar foi aberto ainda antes do intervalo, mas não pelo Corinthians, que entrou na pilha dos argentinos e perdeu o foco nos minutos finais do primeiro tempo. O clube argentino aproveitou e saiu na frente. O lance começou com Martino, que fez jogada individual e passou por Fagner e Bruno Méndez na esquerda. Ele invadiu a área, cruzou para trás, ninguém afastou e Portillo apareceu para completar.
Logo após o gol, a arbitragem encerrou a etapa inicial com derrota parcial alvinegra.
Segundo tempo
Durante o intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo fez duas alterações no Corinthians. Cássio, que encerrou o primeiro tempo com dores, deu lugar a Carlos Miguel, enquanto o atacante Wesley substituiu o meio-campista Matheus Araújo. Do outro lado, o Newell’s voltou sem alterações.
Logo aos três minutos, os Rojinegros quase ampliaram a vantagem. Gomez deu chute forte de fora da área e exigiu ótima defesa de Carlos Miguel, que mandou para escanteio. Ferreira cobrou e Maycon afastou. As substituições de Vanderlei Luxemburgo deixaram o ataque do Corinthians com Wesley pela esquerda, Adson por dentro e Guilherme Biro pela direita.
Aos oito, Yuri Alberto deixou Ruan Oliveira em boas condições dentro da área. O meio-campista foi puxado pelo zagueiro Mansilla e caiu. Na hora, o árbitro Gustavo Tejera marcou pênalti para o Corinthians, agora validado. O defensor do Newell’s sofreu cartão amarelo pela infração cometida.
Primeiro gol do Corinthians: Yuri Alberto foi para a cobrança, deslocou o goleiro Hoyos e empatou o jogo para o Corinthians aos 12 minutos do segundo tempo.
Logo após o gol, o técnico Gabriel Heinze realizou duas duas primeiras substituições no Newell’s: Glavinovich e Montenegro entraram nas vagas de Mansilla e Portillo. Do lado alvinegro, Vanderlei Luxemburgo fez mais uma alteração no Corinthians, colocando o atacante Romero no lugar do meio-campista Matheus Araújo.
Segundo gol do Corinthians: as alterações de Luxemburgo rapidamente deram resultado e o Corinthians não demorou para virar o placar. Melhor no jogo e também no segundo tempo, o Timão chegou ao segundo gol aos 20 minutos: Romero recebeu em profundidade pela direita, foi até a linha de fundo e cruzou para trás, encontrando Wesley. O garoto apareceu no meio da área e bateu bem para marcar pela primeira vez como profissional.
O árbitro Gustavo Tejera deu cartão amarelo para Wesley, que tirou a camisa na comemoração do gol. Pouco depois, o lateral-esquerdo Martino também foi advertido, agora por falta em Romero. Já aos 25, Ruan Oliveira sofreu cartão.
Aos 27, Fagner e Glavinovich se choraram na lateral do campo e, em seguida, o lateral-direito foi substituído pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, dando lugar para Gil. Bruno Méndez, então, passou a atuar na posição do camisa 23. Fausto Vera também entrou na vaga de Ruan Oliveira.
O Newell’s não levava dificuldade para o Corinthians, que poderia até marcar o terceiro gol, mas não apertava o adversário e parecia contente com a vitória parcial por apenas um gol de diferença.
Aos 33, o Corinthians saiu jogando errado e Ortiz aproveitou. O zagueiro avançou e, de longe, soltou uma bomba. A bola desviou em Murillo e passou perto do gol de Carlos Miguel. E após cobrança de escanteio, Recalde ficou com a sobra dentro da área, girou, chutou forte e exigiu ótima defesa do goleiro alvinegro. Depois, o arqueiro pegou finalização rasteira de Martino.
Em vantagem, o Corinthians se retraiu no campo defensivo e parecia satisfeito com a vitória mínima. O treinador Gabriel Heinze viu o adversário parar de chegar com perigo ao ataque e fez logo três alterações de uma vez: Sordo, Aguirre e Armando Méndez entraram nas vagas de Cristian Ferreira, Montenegro e Mosquera.
O Newell’s, então, aparecia mais no ataque nos minutos finais e correu o risco de sofrer o empate. A equipe argentina era melhor e encurralava o Corinthians no fim, mas não levava muito perigo ao goleiro Carlos Miguel. Aos 45, Sforza cometeu falta por trás em Romero e sofreu cartão amarelo.
A arbitragem acrescentou cinco minutos neste segundo tempo. Aos 48, os jogadores adversários ainda pediram pênalti por toque de mão após escanteio, mas o árbitro mandou o jogo seguir. O Newell’s não chegou ao empate e o Corinthians deixou o campo com vitória por 2 x 1.
Estatísticas gerais (SofaScore)
Corinthians: dois gols marcados, 56% de posse de bola, dez finalizações (seis certas, duas erradas e duas travadas), cinco escanteios, nenhum impedimento, 12 faltas cometidas, três cartões amarelos (Murillo, Ruan Oliveira e Wesley), duas grandes chances criadas, seis defesas dos goleiros (Cássio e Carlos Miguel), 396/469 passes, 35/62 bolas longas, 4/14 cruzamentos, 8/13 dribles, 110 perdas da posse de bola, 46 duelos ganhos, 11 disputas aéreas vencidas, 16 desarmes, seis interceptações e 26 cortes.
Newell’s Old Boys: um gol marcado, 18 finalizações (seis certas, oito erradas e quatro travadas), sete escanteios, dois impedimentos, 12 faltas cometidas, quatro cartões amarelos (Ferreira, Martino, Sforza e Mansilla), duas grandes chances criadas, quatro defesas de Hoyos, 295/367 passes, 16/45 bolas longas, 5/14 cruzamentos, 8/14 dribles, 123 perdas da posse de bola, 47 duelos ganhos, 15 disputas aéreas vencidas, 12 desarmes, 15 interceptações e 17 cortes.
Veja mais:
Conheça a Fala Timão – clique AQUI: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!
Corinthians divulga escalação para enfrentar o Newell’s Old Boys
Corinthians busca melhor sequência de invencibilidade em 2023
Corinthians busca primeira vitória contra clubes argentinos na Sul-Americana
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados