- Por Kennedy Cardoso e Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Na tarde do último sábado (06), o Corinthians derrotou o Fortaleza por 1×0, diante de 36 mil torcedores na Neo Química Arena, em jogo que teve início às 17h (Brasília) e foi válido pela 30ª rodada do Brasileirão. O único gol da partida foi marcado por Victor Cantillo, o que fez o Timão diminuir a pontuação para seus adversários da parte de cima da tabela e ver sua chance de classificação à Libertadores crescer 15,5%.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a probabilidade estava em 53,8% após a vitória sobre a Chapecoense, na última segunda-feira (01). Agora, com mais um triunfo, o número subiu para 69,3%.
Até então, a única equipe que tem 100% de chance é o Atlético-MG, líder da competição. O Flamengo é quem aparece em sequência, com 99.89% de probabilidade. Palmeiras (99%), Red Bull Bragantino (86.6%) e Fortaleza (79.7%) também estão figurando na frente do Timão na tabela da competição.
Já em caso de qualificação à Copa Sul-Americana, a probabilidade do Mosqueteiro também é boa: 30.7%, apesar de ter diminuído em relação ao último compromisso. Além disto, a chance de rebaixamento está zerada, assim como os cinco adversários que estão em sua frente.
O próximo confronto do Timão será na noite da próxima quarta-feira (10), às 19h (Brasília), diante do Atlético-MG, atual 1º colocado, no Mineirão. Se vencer, o Corinthians chegará a 50 pontos e poderá ultrapassar a equipe do Fortaleza, que atualmente acumula 48 pontos.
Veja também:
Em baixa no Corinthians, Luan fica sem entrar em campo pela quinta vez consecutiva
Já vale a renovação? Veja quais jogadores do Corinthians têm contrato até a próxima temporada
Corinthians bate segundo adversário do G6; equipe ainda tem mais dois confrontos ‘decisivos’