Os atletas tiveram resultado positivo no exame de PCR para Covid-19, mas segundo especialistas, possuem anticorpos contra o vírus e estariam aptos a participar de treinos e jogos
O Corinthians tenta, desde esta quarta (12), na CBF, a liberação de Gil e Léo Natel para a partida contra o Grêmio, neste sábado. A entidade ainda não se pronunciou.
O zagueiro e o atacante tiveram resultado positivo para a Covid-19 no exame RT-PCR realizado na segunda-feira (10) e, não viajaram com a delegação para Belo Horizonte.
Como os dois já tiveram Covid-19, o resultado não interfere na participação deles em treinos e jogos, pois eles já possuem anticorpos contra o vírus. A CBF, baseada em pesquisas médicas, tem adotado novos procedimentos.
A equipe do Atlético-GO teve quatro jogadores liberados para o duelo com o Flamengo nesta quarta (12), na mesma situação de Gil e Léo Natel.
“O que a gente sabe é que um PCR positivo, depois do oitavo, nono dia de doença, não significa mais um vírus com capacidade de transmissão. Isso já está bem documentado. É apenas um material genético do vírus que pode já estar morto ou sem capacidade de infectar outras pessoas”, disse Alberto Chebabo, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologista (SBI), em entrevista ao jornalista Martin Fernandez.
Um relatório enviado aos clubes de todas as séries do Campeonato Brasileiro pela Sociedade Brasileira de Infectologia diz que atletas que testaram positivo há mais de dez dias podem jogar e não precisam realizar novos testes.
“Atletas que já apresentaram PCR de nasofaringe para COVID detectado (positivo) ou anticorpos Ig G ou anticorpos totais reagentes ou positivos há mais de 10 dias podem treinar e jogar e não necessitam realizar nenhum outro teste até o final do Campeonato”.
O Corinthians volta a campo no próximo sábado (15), quando enfrenta o Grêmio, em Porto Alegre, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Leia mais:
+ Corinthians encaminha empréstimo de Otero para os próximos dias
+ Fragilidade ofensiva e falta de opções? Virada no Mineirão expõe problemas do Corinthians
+ Jovens da base celebram estreia no profissional do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados