Na tarde deste domingo, 12, o Corinthians viajou até Porto Alegre para enfrentar o time do Grêmio, um dos postulantes ao título brasileiro. Mesmo com um pênalti não marcado e um atleta expulso, o Timão conseguiu balançar as redes, se defender e saiu da capital gaúcha com os três pontos ao vencer por 1 x 0.
Em um jogo iniciado com polêmicas, o Corinthians teve um time completo por apenas dez minutos. Por conta disso, o Grêmio foi quem dominou as ações do jogo, mas não levou perigo para o gol de Cássio. O Time do Povo aproveitou um lance de escanteio e conseguiu abrir o placar, mesmo não fazendo grande jogo.
Com um a menos no segundo tempo inteiro, o Corinthians valorizou o resultado e se defendeu durante praticamente todo o tempo. Mano Menezes fez alterações para dar mais fôlego ao time, mas dificilmente foram criadas jogadas para chegar no gol adversário.
Com um gramado prejudicado, o Grêmio passou a abusar dos cruzamentos na área. Veríssimo e Caetano, que tomaram conta da zaga após expulsão de Bruno Méndez, conseguiram continuar seguros no jogo e afastaram muitas oportunidades do time da casa.
E como fica?
Com a vitória como visitante, o Corinthians abriu sete pontos da zona de rebaixamento e diminui as chances de jogar a Série B em 2024. Além disso, também possui confrontos diretos contra Bahia e Vasco até o fim do Brasileirão.
Próximo compromisso
Agora, o Corinthians terá um confronto direto pelo Brasileirão. O próximo compromisso será contra o Bahia que também luta contra o rebaixamento, mas apenas daqui duas semanas, no dia 25, na Neo Química Arena, às 19h30 (horário de Brasília). O duelo será válido pela 35ª rodada.
Escalação do Corinthians
Mesmo não sendo um dos atributos de Mano Menezes ao longo de sua carreira, o treinador optou por utilizar uma formação diferente para jogar na casa do Grêmio. Tirando dois titulares do 11 inicial, Gil e Yuri Alberto, a comissão técnica escalou uma equipe com três zagueiros e apenas um volante.
Assim, o time titular para enfrentar o Tricolor Gaúcho foi formado por Cássio, Fagner, Bruno Méndez, Veríssimo, Caetano e Matheus Bidu, Maycon, Giuliano e Renato Augusto; Romero e Wesley.
Fagner e Wesley ganham oportunidade no time titular mesmo após não estarem disponíveis para enfrentar o Atlético-MG na rodada anterior. O lateral teve que cumprir suspensão, enquanto jovem atacante estava tratando uma lesão. Felipe Augusto, que ficou no banco, também retornou. Paulinho e Giovane seguem fora tratando de lesões.
Com Biro e Fausto Vera cortados dos relacionados por opção técnica, o banco de reservas contou com Carlos Miguel, Gil e Fábio Santos, Moscardo, Roni, Matheus Araújo e Ruan Oliveira, Matías Rojas, Yuri Alberto, Pedro e Gustavo Mosquito. Matheus Donelli viajou com o elenco, mas foi cortado do jogo.
Escalação do Grêmio
O técnico Renato Gaúcho escolheu escalar o que havia de melhor no elenco para jogar contra o Corinthians. Após vencer o Botafogo de virada no meio da semana, a equipe gaúcha se tornou um dos principais postulantes ao título brasileiro, alcançando a pontuação do líder naquela rodada.
Há apenas uma mudança na equipe que foi titular no último jogo, com a saída de Ronald para entrada de Franco Cristaldo. Dessa forma, o 11 inicial é formado por Gabriel Grando, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Carballo, Cristaldo e Villasanti; Besozzi, Galdino e Luis Suárez.
Todos os desfalques do time gaúcho para o confronto são provenientes de lesões. Geromel, Pepê, Felipe Scheibig e Mila ainda tratam os problemas, enquanto Rodrigo Ely já está em transição.
O banco de reservas do Grêmio teve as seguintes opções para o decorrer do jogo: Caique, Fábio, G. Martins, Uvini, Cuiabano, Ronald, Nathan, Luan, Ferreira, Nathan Fernandes, JP Galvão e André.
Arbitragem
A CBF escalou o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE) para apitar o jogo. Ele contou com auxílio dos assistentes Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE), além do quarto árbitro Erico Andrade de Carvalho (RS). O responsável pela operação do VAR foi Rafael Traci (VAR-FIFA).
Primeiro tempo
A primeira grande chance do Corinthians aconteceu aos dois minutos de jogo. Após roubar a bola no campo de ataque, Giuliano abriu para Wesley na parte direita da grande área e o jovem finalizou com perigo ao gol adversário. O goleiro, contudo, não precisou interferir.
Com muita chuva em Porto Alegre, o gramado da Arena do Grêmio ficou muito prejudicado, dificultando as duas equipes em trocar passes, principalmente dentro da área de ataque.
O Corinthians conseguiu chegar com grande perigo depois de boa troca de passes partindo de Bidu, que achou Renato Augusto, passou por Fagner e a bola voltou para o lateral-esquerdo. O defensor corinthiano, contudo, sofreu uma carga nas costas e não conseguiu finalizar.
Na sequência do lance, Bruno Méndez entrou com agressividade no atacante do Grêmio e, inicialmente, levou o cartão amarelo. Após análise do VAR, o árbitro decidiu por dar um cartão vermelho direto para o zagueiro uruguaio. Corinthians com apenas dez em campo desde os primeiros dez minutos de jogo.
Com um jogador a menos, o Corinthians passou a ser dominado pelo Grêmio, com as ações sendo tomadas pelo dono da casa. Contudo, Cássio não precisou fazer nenhuma grande defesa em finalização do adversário.
O Grêmio chegou com perigo pelo lado esquerdo da defesa corinthiana, com cruzamento para o meio da área. Maycon, chegando da frente, conseguiu cortar para a linha de fundo, sem sustos para o Corinthians.
O time da casa até conseguiu fazer um gol após cobrança de escanteio, mas Luis Suárez estava impedido na origem da jogada e acabou anulando o tento gremista, mantendo o jogo 0 x 0.
Aos 30 minutos de jogo, o time do Corinthians continuou sem atacar. Nas poucas vezes que ficou com a bola, perdia a posse rapidamente, sem conseguiu chegar na área de defesa adversária.
Gol do Corinthians: Após jogada de escanteio conquistado por Romero, o camisa 11 recebeu uma bola livre na pequena área do Grêmio, após cabeceio de Veríssimo. Ele deu um carrinho e tirou as chances de defesa do goleiro gremista. Após momentos sendo pressionado, 1 x 0 para o Timão.
Na saída de bola, o Grêmio finalizou de fora da área buscando surpreender Cássio. A bola foi no meio do gol e chegou nas mãos do goleiro corinthiano sem problemas, que encaixou o reiniciou o jogo para o Corinthians.
Mesmo com um jogador a menos, o Time do Povo manteve uma linha de cinco na zaga, mas com Wesley fechando pelo lado esquerdo. Em contraponto, o trabalho de pressão passou a inexistir, pois só Renato Augusto ficava em uma posição mais avançada, com Romero, Maycon e Giuliano numa linha média.
Por conta do tempo para análise no VAR e outros ocorridos, o comandante da arbitragem deu cinco minutos de acréscimos no primeiro tempo. No segundo minutos do tempo a mais, Cássio fez uma defesa cara a cara contra Galdino, que entrou na área após passe em profundidade em contra-ataque.
O Corinthians teve uma grande chance de ampliar o placar no último lance da primeira etapa. Renato Augusto recebeu um presente de Gabriel Grando e passou a bola para Romero, que finalizou ao gol, mas não conseguiu tirar o goleiro da jogada.
Segundo tempo
Assim como na primeira etapa, o time comandado por Mano Menezes ficou mais atrás, apenas defendendo. A situação também aconteceu em outros jogos após o Timão sair vencendo, como estava acontecendo nesta altura do jogo. Para enfatizar essa postura, a equipe iniciou a etapa final com Moscardo no lugar de Renato Augusto.
Em cobrança de falta do camisa 9 gremista, Cássio fez milagre tirando a bola do ângulo com as pontas do dedo. Foi a defesa mais difícil dele na partida, mesmo com a pressão do time da casa.
Em um dos momentos de pressão, Suárez reclamou que foi empurrado dentro da área, mas o juiz não marcou nada. Quem estava na marcação era Caetano, que apenas encostou no atacante para não deixar livre.
O Corinthians não conseguia chegar no campo de ataque. Por conta da qualidade do gramado, Cássio foi obrigado a dar chutão em todo tiro de meta, com a segunda bola sempre sobrando para o time da casa.
Buscando mudar esse cenário, Mano Menezes optou por fazer duas alterações aos 15 minutos do segundo tempo. Gustavo Mosquito entrou no lugar de Wesley, que estava aparentemente cansado, e Matheus Araújo entrou na vaga de Giuliano. Com estilos parecidos, o time ganhou mais fôlego.
O Grêmio teve uma grande chance logo em seguida, em bola cruzada para a área defensiva do Corinthians. Cássio, que não precisou fazer a defesa, acabou se chocando com a rede da meta e foi necessária a realização de um atendimento ao goleiro alvinegro.
Aos 20 minutos, Cássio alegou dores no joelho e preocupou a comissão técnica. Carlos Miguel começou o aquecimento e, após o camisa 12 tentar continuar em campo, ele teve que sair para a entrada do arqueiro reserva.
Em uma das poucas chances de jogar a bola na área, o Corinthians acabou entregando a bola para a defesa do Grêmio, que resultou em um contra-ataque adversário. A zaga alvinegra conseguiu retornar para sua posição e tirou a bola de dentro da área, fazendo o time gaúcho reiniciar sua jogada.
Em lance de contra-ataque do Corinthians, Fagner estava levando a bola e acabou sofrendo falta dura de Bruno Alves, que foi expulso de forma imediata pelo árbitro. Restando dez minutos do tempo regulamento, os dois times com apenas dez jogadores em campo.
O Timão ainda teve uma oportunidade de construir uma grande chance e ampliar o placar, mas Romero cruzou de forma premeditada para a área e não encontrou nenhum dos três atletas do Corinthians que estavam na região.
A equipe do Grêmio continuou pressionando em cima, deixando o Corinthians jogar pouco, mesmo tendo algumas escapadas. Carlos Miguel não precisou fazer nenhuma defesa difícil com quase 20 minutos em campo.
Aos 42, Romero apareceu livre na área e teve espaço para ajustar o corpo e bater na bola da forma adequada. Contudo, ele chutou próximo ao goleiro do Grêmio, que fez a defesa sem dar rebote.
Depois de diversas alterações, paradas para assistência médica e análises do VAR, o árbitro deu dez minutos de acréscimo. Com uma última substituição disponível, Mano Menezes optou por colocar Ruan Oliveira no lugar de Romero, que se dedicou mais na defesa que no ataque.
Aos 49 minutos do segundo tempo, o Corinthians teve uma grande oportunidade de ampliar o placar em diversas chances. Matheus Bidu foi quem finalizou, mas parou no goleiro. No contragolpe, Suárez conseguiu cavar um cartão amarelo para Fagner, que fez a falta na entrada da grande área.
O atacante uruguaio ainda levou um amarelo no lance seguinte, por fazer uma falta em Matheus Bidu, que desarmou o atacante dentro da grande área e matou uma chance de ataque do Grêmio.
O time da casa continuou pressionando, mas sem tanto êxito como em outras oportunidades. Restando dez segundo para acabar o jogo, o juiz decidiu acrescer mais um minuto, que não foi o suficiente para tirar a vitória do Timão.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Corinthians reencontra Grêmio após empate com chuva de gols na Neo Química Arena
Corinthians define escalação para enfrentar o Grêmio em Porto Alegre
Goleada do Corinthians Feminino em cima do Palmeiras bate recorde da Neo Química Arena
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados