- Por Caio Coelho / Redação da Central do Timão
O Corinthians está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores 2022. A equipe do treinador Vítor Pereira garantiu a vaga na noite da última quinta-feira (26), ao empatar por 1 x 1 com o Always Ready, da Bolívia, na Neo Química Arena.
Apesar de ter conseguido a classificação, o Timão chega ao mata-mata da competição sul-americana com duas marcas negativas em sua campanha.
Na atual edição, o Alvinegro somou nove pontos em seis jogos disputados e balançou as redes em cinco oportunidades; três vezes contra o Boca Juniors, uma contra o Deportivo Cali e uma contra o Always Ready. Essa foi a pior média de gols do clube em toda a sua história na fase de grupos da competição. Além disso, a pontuação foi a terceira pior da equipe na fase que antecede o mata-mata da competição sul-americana.
Em 1977 – na sua primeira participação na Libertadores – o Corinthians terminou com cinco pontos na fase de grupos do torneio, em terceiro lugar na chave, atrás de Internacional e El Nacional, da Colômbia, e acabou ficando de fora das oitavas de final.
Já em sua segunda participação, no de 1991, apesar de ter conseguido a classificação para as oitavas de final em seu grupo, ao lado de Flamengo e Nacional do Uruguai, o clube alvinegro obteve apenas seis pontos. Naquela oportunidade, as três equipes garantiram vaga no mata-mata do torneio.
Nesta sexta-feira (27), o Corinthians conheceu o seu adversário nas oitavas de final da Libertadores. O sorteio realizado na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, colocou o Boca Juniors no caminho do Timão na próxima fase. O clássico sul-americano, que já aconteceu na fase de grupos, se repetirá nas semanas de 29 de junho e 6 de julho.
Veja Mais
Bombonera pode ter portões fechados nas oitavas da Libertadores por racismo de torcida do Boca
Vítor Pereira diz por que expôs Róger Guedes, mas cita mudança do atacante e encerra polêmica