- Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão
Nesta quarta-feira, às 21h30, na Vila Belmiro, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, o Corinthians vai tentar defender uma boa vantagem em confrontos eliminatórios contra o Santos no século XXI. Desde 2001, as equipes se enfrentaram em oito mata-matas, com cinco classificações do Timão e três do Peixe.
A primeira vez que isso aconteceu nos últimos 21 anos foi na semifinal do Paulistão de 2001. Na ocasião, o meio-campista Ricardinho marcou o gol da vitória por 2 x 1 no último lance, no Morumbi, e ajudou a classificar o Corinthians à final, onde a equipe conquistou seu 24º título da competição sobre o Botafogo de Ribeirão Preto.
Já no ano seguinte, o Santos conquistou seu primeiro título do Brasileirão ao bater o Timão por 5 x 2 no placar agregado. Os corinthianos, porém, se vingaram sete anos depois, com Ronaldo e companhia, que venceram o Paulistão de 2009 de forma invicta, com show de Fenômeno. No entanto, em 2011, o Peixe de Neymar levou a melhor e conquistou o estadual sobre o Timão.
Nos dois anos seguintes, o Corinthians superou o rival praiano em dois duelos marcantes. O primeiro deles, pela semifinal da Libertadores de 2012, é inesquecível para a Fiel: o time do técnico Tite venceu por 1 x 0 na ida, na Vila Belmiro, e segurou o empate por 1 x 1 no Pacaembu para avançar à decisão inédita do torneio sul-americano. O segundo foi válido pela final do Paulistão de 2013, conquistado pelo Timão sobre o Peixe.
Um novo Clássico Alvinegro em mata-mata voltou a acontecer dois anos depois, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, quando os santistas fizeram um placar agregado de 4 x 1 e eliminaram o Corinthians na Neo Química Arena.
Já o último duelo eliminatório entre os rivais paulistas teve boas lembranças para o lado corinthiano. Na semifinal do Paulistão de 2019, sob o comando de Fábio Carille, o Timão venceu a ida por 2 x 1, em Itaquera, perdeu a volta por 1 x 0, no Pacaembu, e ficou com a vaga na final ao superar o adversário por 7 x 6 nos pênaltis.
Em tempo: o Corinthians, vale lembrar, venceu o jogo de ida das oitavas de final da atual edição da Copa do Brasil por 4 x 0, na Neo Química Arena, há três semanas. Por isso, a equipe de Vítor Pereira pode perder por até três gols de diferença nesta noite, na Vila Belmiro, que ficará com a vaga na próxima fase do mata-mata nacional.
Relembre todos os confrontos eliminatórios entre Corinthians e Santos no século XXI (placar agregado):
Semifinal do Paulistão de 2001: Corinthians 3 x 2 Santos;
Final do Brasileirão de 2002: Corinthians 2 x 5 Santos;
Final do Paulistão de 2009: Corinthians 4 x 2 Santos;
Final do Paulistão de 2011: Corinthians 1 x 2 Santos;
Semifinal da Libertadores de 2012: Corinthians 2 x 1 Santos;
Final do Paulistão de 2013: Corinthians 3 x 2 Santos;
Oitavas de final da Copa do Brasil de 2015: Corinthians 1 x 4 Santos;
Semifinal do Paulistão de 2019: Corinthians 2 (7 x 6) 2 Santos.
Veja mais:
Fábio Santos valoriza história no Corinthians e diz que clube é o mais marcante de sua carreira
Quinteto do Corinthians se destaca e aparece entre os melhores jogadores sub-23 do Brasileirão
Em jogo decisivo, Corinthians tenta ampliar vantagem histórica contra o Santos; veja retrospecto