- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Na noite desta quarta-feira, 31, o Corinthians recebe o Atlético-MG por mais uma decisão na temporada, desta vez pela Copa do Brasil, valendo vaga nas quartas de final do torneio. Com saldo negativo de dois gols, o Time do Povo precisa vencer por no mínimo dois gols de diferença para que a partida seja levada para as penalidades, onde o Timão tem 50% de aproveitamento na história da Neo Química Arena.
Ao todo, foram oito vezes em que as partidas foram levadas para este tipo de disputa, com o Corinthians vencendo quatro e perdendo outras quatro. A última, contra o Remo, também foi pela Copa do Brasil, onde o Timão teve que reverter o mesmo resultado sofrido contra o clube mineiro. Na ocasião, Cássio pegou uma cobrança e assegurou a equipe na fase seguinte.
A primeira vez que o Time do Povo enfrentou uma disputa por penalidades foi em 2015, contra o Palmeiras, pelo Paulistão, quando saiu derrotado. Desde então foram vitórias contra São Paulo em 2018, Ferroviária em 2019 e Guarani em 2022, além da disputa contra o Remo. Além do rival da Barra Funda, o Corinthians já saiu derrotado para Audax em 2016, Internacional em 2017 e Ituano em 2023.
Só nesta temporada, o aproveitamento é o mesmo. Como já citado, o Corinthians venceu do Remo pela Copa do Brasil e perdeu contra o Ituano, pelo Paulistão. Contudo, a disputa contra o Galo é a primeira vez que o Coringão enfrenta uma equipe de Série A precisando da classificação, pois o clube paraense atua na Série C, enquanto o de Itu joga a segunda divisão.
Corinthians e Galo rolam a bola às 21h30 (de Brasília), em Itaquera. Para se classificar diretamente, os comandados por Vanderlei Luxemburgo precisam vencer por três gols ou mais de diferença, como um 3 x 0. Para decisão no pênaltis, 2 x 0 ou semelhante. Qualquer vitória inferior a isso ou empate é classificação para o Atlético-MG.
Veja mais:
A vez do Atlético-MG? Relembre sete viradas históricas do Corinthians na Copa do Brasil
Fausto se aproxima de marca expressiva pelo Corinthians e entra em lista seleta; entenda
Já eliminado, Corinthians encara Grêmio para cumprir tabela no Brasileiro Feminino Sub-20