Três dias após vencer o Atlético-GO, em Goiânia, e reassumir a liderança do Brasileirão, o Corinthians voltou a campo nesta terça-feira, 7, em jogo que teve início às 21h30 (de Brasília). O adversário foi o Cuiabá, na Arena Pantanal, em duelo válido pela décima rodada da competição. O Timão não começou bem e sofreu gol do ex-corinthiano Uendel no primeiro tempo. Apesar de ter melhorado na segunda etapa, a equipe saiu derrotada por 1 x 0.
O técnico português Vítor Pereira contou com uma série de desfalques para o confronto em Mato Grosso: o zagueiro João Victor, o lateral-direito Fagner, o meio-campista Luan, o meia-atacante Willian (todos em transição), os volantes Maycon (incômodo no adutor) e Paulinho (lesão no joelho) e o centroavante Jô (trauma na perna). A escalação foi a seguinte: Cássio; Gustavo Mantuan; Robson Bambu, Gil, Raul Gustavo e Bruno Melo; Cantillo, Du Queiroz, Adson e Gustavo Mosquito; Róger Guedes.
Já o principal desfalque do Dourado foi fora das quatro linhas. O recém-contratado treinador António Oliveira não foi regularizado na CBF e não pôde comandar a equipe. O português deu lugar aos auxiliares Bruno Lazaroni e Diego Favarin, que não contaram com os ex-corinthianos Walter (desconforto muscular) e Elton (lesão na coxa direita). O time entrou em campo da seguinte maneira: João Carlos; João Lucas, Marllon, Alan Empereur e Uendel; Camilo e Rafael Gava; André Luís, Felipe Marques e Pepê; André.
Primeiro tempo
O Cuiabá tentou ensaiar o primeiro ataque pelo lado esquerdo de seu ataque com segundos de jogo, mas Du Queiroz conseguiu desarmar e dar a posse para o Corinthians. Com um minuto, Róger Guedes recebeu passe em projeção na esquerda da área de João Lucas, e conseguiu cobrança de lateral após disputar com o defensor adversário.
Porém, logo em seguida, o Timão proporcionou contra-ataque e o Dourado conseguiu invadir a área alvinegra. Robson Bambu tentou proteger na defesa, mas foi desarmado por Felipe Marques. Ele ajeitou para trás e André finalizou cara a cara com Cássio, que defendeu com os pés.
Já aos quatro minutos, o mesmo André recebeu lançamento no ataque, venceu disputa com Bambu e ajeitou para finalizar. O atacante chutou e viu a bola passar ao lado da trave de Cássio.
O Corinthians respondeu com perigo e criou sua primeira boa oportunidade dois minutos depois. Du Queiroz abriu com Mantuan na direita, e o meia-atacante cruzou para Gustavo Mosquito na segunda trave. O camisa 19 cabeceou e exigiu boa defesa de João Carlos. Instantes depois, Felipe Marques tabelou com Pepê no lado esquerdo, recebeu na área e chutou cruzado. No meio do caminho, a bola sofreu um desvio e ficou fácil com Cássio.
Com pouco menos de oito minutos, o Timão voltou a finalizar à meta mato-grossense. Cantillo ajeitou para Du Queiroz se fora da área, e viu o camisa 37 bater fraco, rasteiro. João Carlos ficou com a redonda. Já aos nove, Rafael Gava arriscou de muito longe e Cássio encaixou sem dificuldades.
Logo depois, Róger Guedes recebeu aberto na esquerda e cruzou na segunda trave. Uendel afastou e proporcionou o primeiro escanteio do Timão no jogo. Na cobrança, Rafael Gava desviou e João Carlos segurou, sem perigo. O jogo começou muito aberto e com um alto números de finalizações, sendo quatro para os mandantes e duas para os visitantes.
O Cuiabá iniciou forçando bastante pelo lado esquerdo de seu ataque, em cima de Robson Bambu, zagueiro pelo lado direito do Corinthians. Aos 18 minutos, Pepê avançou no ataque e chegou a armar o chute na entrada da área. Porém, Du Queiroz travou o meio-campista adversário antes da finalização.
No minuto seguinte, o goleiro João Carlos, recebeu bola recuada na área. O atacante Gustavo Mosquito chegou na pressão, mas o jogador do Dourado conseguiu se livrar da bola. Já com 22 minutos, o Timão ensaiou um ataque com Róger Guedes. O camisa 9 passou para Bruno Melo no meio, mas o lateral-esquerdo não conseguiu dar sequência ao lance.
Segundos depois, o Cuiabá respondeu. André avançou pelo lado esquerdo do ataque do time da casa e cruzou rasteiro. Felipe Marques pegou a sobra, mas não dominou e Cássio ficou com a bola. Com 24 no relógio, o Corinthians saiu jogando mal na defesa e Raul Gustavo foi pressionado por dois adversários. Ele acabou perdendo a bola e a equipe mato-grossense aproveitou para cruzar na entrada da área, mas Cantillo chegou rasgando e afastou o perigo.
Logo em seguida, o técnico Vítor Pereira inverteu as posições dos pontas Adson e Gustavo Mosquito. O primeiro foi para o lado esquerdo, e o segundo fez o caminho contrário.
Aos 27, André Luís achou seu xará na entrada da área. O camisa 9 do Cuiabá chegou a dominar e armar o chute, mas Bambu travou. Três minutos depois, Bruno Melo arriscou cruzamento para Róger Guedes, que estava próximo à marca de pênalti. Entretanto, a bola foi interceptada no meio do caminho. Du Queiroz pegou a sobra e arriscou de longe, mas mandou por cima do gol.
Logo após este lance, o árbitro parou o jogo para hidratação dos atletas. Neste momento, a capital mato-grossense registrava uma temperatura de 26 graus. Com o retorno da partida, Róger Guedes tentou puxar contra-ataque aos 34 minutos. Ainda no campo de defesa, o atacante deu passe de letra para Du Queiroz partir em velocidade, mas o volante foi atrapalhado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique.
Primeiro gol do Cuiabá: e teve “lei do ex” na Arena Pantanal. Aos 35 minutos, Cantillo saiu jogando mal e deu passe esquisito para Adson. O Dourado recuperou a bola, Uendel finalizou de longe, cruzado, e venceu Cássio. O lateral-esquerdo defendeu o Corinthians entre 2014 e 2016, e conquistou o Brasileirão de 2015 com a camisa alvinegra.
Após sair atrás no placar, o time de Vítor Pereira tentou correr atrás do empate. Aos 39, Bruno Melo buscou a tabela com Cantillo e João Lucas saiu cortando para a lateral. No lance seguinte, o colombiano cruzou na área adversária e Camilo afastou.
Aos 41 minutos, Raul Gustavo perdeu dividida no meio-campo e acabou sofrendo cartão amarelo. Foi a primeira advertência do jogo. Pouco tempo depois, foi a vez de Du Queiroz ser punido próximo à área de Cássio.
Na cobrança da infração cometida pelo camisa 37, Rafael Gava alçou bola na área, mas a zaga alvinegra afastou. O árbitro Marcelo de Lima Henrique optou por acrescentar três minutos neste primeiro tempo.
Já aos 47 minutos, Du Queiroz avançou pelo campo ofensivo. Ele foi desarmado por André Luís, mas logo em seguida recuperou a posse. Após cobrança de falta, Cantillo cruzou forte demais na segunda trave e desperdiçou a última chance do primeiro tempo.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 56% de posse de bola, quatro finalizações (duas no gol, duas para fora), um escanteio, cinco faltas cometidas, dois cartões amarelos (Raul Gustavo e Du Queiroz), três defesas de Cássio, 238/268 passes, 17/28 bolas longas, 2/7 cruzamentos, 3/7 dribles, 55 perdas da posse de bola, 19 disputas de bola vencidas, sete disputas aéreas vencidas, seis desarmes, seis interceptações e nove cortes.
Estatísticas do Cuiabá no primeiro tempo (SofaScore): oito finalizações (quatro no gol, duas para fora e duas travadas), dois escanteios, três faltas cometidas, nenhum cartão amarelo, duas defesas de João Carlos, 171/208 passes, 16/29 bolas longas, 3/10 cruzamentos, 5/7 dribles, 57 perdas da posse de bola, 21 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, oito desarmes, três interceptações e nove cortes.
Segundo tempo
O treinador corinthiano, Vítor Pereira, realizou quatro substituições na equipe no intervalo. Renato Augusto, Júnior Moraes, Giuliano e Lucas Piton iniciaram o segundo tempo nas vagas de Adson, Robson Bambu, Du Queiroz e Bruno Melo, respectivamente.
Logo com um minuto de jogo, André Luís arrancou pelo lado direito e sentiu sozinho. Ele caiu no chão, recebeu atendimento e precisou deixar o campo de maca. Ele foi substituído por Alesson.
Aos três minutos, o Cuiabá cobrou escanteio e Gil afastou. Em nova cobrança, Rafael Grava cruzou no miolo da zaga do Timão, Alan Empereur chegou cabeceando frente a frente com Cássio, mas mandou para fora. Na resposta do Corinthians, Róger Guedes recebeu na ponta esquerda e tentou toque de calcanhar para Lucas Piton. Porém, foi travado pela defesa.
Na resposta do Corinthians, Róger Guedes recebeu na ponta esquerda e tentou toque de calcanhar para Lucas Piton. Porém, foi travado pela defesa. Aoa seis minutos, Renato Augusto recebeu pelo meio e sofreu falta. Após a cobrança, Gustavo Mosquito avançou pela direita a tocou atrás para Mantuan, que cruzou, mas a zaga do Dourado interceptou.
Logo depois, o camisa 8 recebeu de Cantillo e tentou inverter para Róger Guedes, mas errou o lançamento. Ele pediu desculpas em seguida. Aos nove minutos, Gustavo Mosquito, na intermediária, tentou passe em projeção para Júnior Moraes, que estava no lado direito da área. Entretanto, a defesa interceptou.
No minuto seguinte, o Corinthians teve seu primeiro lance de perigo no primeiro tempo. Róger Guedes avançou pela esquerda, encarou o marcador e cortou para o meio. Ele chutou rasteiro e exigiu boa defesa de João Carlos. As quatro alterações de Vítor Pereira fizeram a equipe crescer no jogo. O time visitante passou a adiantar sua marcação em busca do empate, enquanto os donos da casa começaram a defender o resultado positivo.
Aos 12, Giuliano não conseguiu ter sucesso em passe para Róger Guedes na meia-lua. No contra-ataque, André dominou cruzamento na área e tentou toque de letra para Rafael Gava, mas acabou errando. Logo depois, Júnior Moraes recebeu passe na linha de fundo e disputou com Ala Empereur. Porém, fez falta e deu a bola para o Cuiabá.
Aos 16 minutos, a equipe de Vítor Pereira construiu bom lance coletivo pelo meio. A bola chegou em Renato Augusto, que viu Júnior Moraes se movimento na área, mas exagerou na força do passe. Em seguida, o meio-campista tentou novo toque para o centroavante, desta vez por cima da zaga, mas novamente não obteve sucesso.
Com 18 minutos, Róger Guedes recebeu pela esquerda e buscou a jogada individual para João Lucas. Contudo, foi desarmado. Melhor no segundo tempo, o Corinthians mantinha a posse de bola no ataque e empurrou o Dourado para trás. O time da casa não conseguiu passar do meio-campo. Aos 20, o camisa 9 do Timão sofreu falta próximo à meia-lua, de frente para o gol. O próprio atacante cobrou com veneno, mas viu a bola raspar o travessão adversário.
Vendo o mau momento do Cuiabá no jogo, os auxiliares do clube mato-grossense colocaram Valdivia, Jenison e Marcão Silva em campo. Eles substituíram Felipe Marques, André e Rafael Gava.
Após as alterações, o clube do Parque São Jorge voltou a arriscar algo no ataque. Raul Gustavo deu belo lançamento de perna esquerda para Gustavo Mosquito na segunda trave, mas o atacante não conseguiu chegar na bola. No lance seguinte, Pepê deu um chapéu em Cantilllo, avançou no ataque e foi parado com falta por Gil. Na cobrança, o Dourado alçou bola na área, mas a zaga corinthiana afastou.
Aos 28 minutos, Gustavo Mosquito dominou ótimo lançamento na direita do ataque e cruzou para a pequena área. Júnior Moraes tentou subir para cabecear com o gol vazio, mas não alcançou. Um minuto depois, o Dourado arriscou de fora da área com Marcão Silva. A bola passou perto do gol de Cássio e saiu pela linha de fundo.
No lance seguinte, Gustavo Mantuan recebeu na ponta direita e cruzou na medida para Róger Guedes. O atacante cabeceou entre os zagueiros adversários, mas acabou mandando por cima do gol de João Carlos.
Com 32 minutos no relógio, Lucas Piton viu a movimentação de Róger Guedes na área e tentou passar para o atacante, que ficaria em boas condições de finalizar, mas a zaga cortou. A bola espirrou em Renato Augusto, que, no reflexo, cabeceou, só que sem nenhum perigo para o Cuiabá.
Dois minutos depois, o clube mato-grossense colocou o zagueiro Paulão na vaga do meio-campista Pepê. O time mandante chamou ainda mais o Timão para seu campo. Já a última substituição corinthiana aconteceu aos 37 minutos, quando o garoto Wesley, de apenas 17 anos, entrou na vaga de Gustavo Mosquito. Antes da entrada do jovem, o jogo ficou parado por cerca de três minutos. Isso aconteceu porque a torcida alvinegra acendeu sinalizadores na Arena Pantanal.
Aoa 41 minutos, Róger Guedes tentou tabelar com Piton. O lateral-esquerdo foi derrubado, mas o árbitro Marcelo de Lima Henrique mandou o jogo seguir e não marcou falta. Com 44 no relógio, o Timão cobrou falta na intermediária. Cantillo, porém, exagerou na força e mandou pela linha de fundo. Logo após este lance, o quarto árbitro anunciou o acréscimo de seis minutos no segundo tempo do duelo. A equipe de Vítor Pereira seguia pressionando em busca do empate.
Aos 45, o goleiro João Carlos sofreu cartão amarelo por demorar a bater tiro de meta. No minuto seguinte, Valdivia fez falta dura em Mantuan na ponta direita e também foi advertido com a mesma cor de cartão. O VAR recomendou análise do lance, e Marcelo de Lima Henrique optou por expulsar o jogador adversário.
Na cobrança da falta, Renato Augusto tentou cruzamento, mas a zaga afastou. No lance seguinte, Giuliano, na intermediária, tentou passe de calcanhar e conseguiu escanteio. Segundos depois, Lucas Piton cruzou na cabeça de Júnior Moraes, que cabeceou fraco e viu João Carlos defender sem perigo.
Marcelo de Lima Henrique ainda deu mais um minuto. Nós últimos segundos, o Corinthians ainda tentou pressionar, mas não obteve sucesso e saiu de campo sem nenhum ponto conquistado.
Estatísticas do Corinthians no segundo tempo (SofaScore): 66% de posse de bola, sete finalizações (duas no gol, quatro para fora, uma travada), dois escanteios, uma grande chance criada (uma perdida), nenhuma defesa de Cássio, 243/284 passes, 8/16 bolas longas, 5/15 cruzamentos, 5/6 dribles, 63 perdas da posse de bola, 27 disputas de bola vencidas, dez disputas aéreas vencidas, seis desarmes, três interceptações e cinco cortes.
Estatísticas do Cuiabá no segundo tempo (SofaScore): 34% de posse de bola, três finalizações (três para fora), dois escanteios, um cartão vermelho (Valdívia), um cartão amarelo (João Carlos), uma grande chance criada (uma perdida), um chute em contra-ataque, duas defesas de João Carlos, 108/144 passes, 12/27 bolas longas, 5/11 cruzamentos, 13/16 dribles, 58 perdas da posse de bola, 27 disputas de bola vencidas, cinco disputas aéreas vencidas, quatro desarmes, cinco interceptações e 23 cortes.
Estatísticas do Corinthians no jogo todo (SofaScore): 61% de posse de bola, 11 finalizações (quatro no gol, seis para fora, uma travada), três escanteios, 11 faltas cometidas, dois cartões amarelos (Raul Gustavo e Du Queiroz), uma grande chance (uma perdida), três defesas de Cássio, 481/552 passes, 25/44 bolas longas, 7/22 cruzamentos, 8/13 dribles, 118 perdas da posse de bola, 46 disputas de bola vencidas, 17 disputas aéreas vencidas, 12 desarmes, nove interceptações e 14 cortes.
Estatísticas do Cuiabá no jogo todo (SofaScore): 39% de posse de bola, 11 finalizações (quatro no gol, cinco para fora e duas travadas), quatro escanteios, dez faltas cometidas, um cartão amarelo (João Carlos), um cartão vermelho (Valdívia), uma grande chance criada (uma perdida), um chute em contra-ataque, quatro defesas de João Carlos, 279/352 passes, 28/56 bolas longas, 8/21 cruzamentos, 18/23 dribles, 115 perdas da posse de bola, 48 disputas de bola vencidas, nove disputas aéreas vencidas, 12 desarmes, oito interceptações e 32 cortes.
E agora?
Com o resultado negativo em Mato Grosso, o Corinthians ainda segue sendo o líder do Brasileirão, com 18 pontos, mas terá de torcer contra Palmeiras e Atlético-MG no complemento da rodada. O próximo compromisso do Timão será no sábado, dia 11, às 16h30. O adversário será o Juventude, na Neo Química Arena.
Veja mais:
Rodriguinho e mais oito: confira candidatos à “lei do ex” na partida entre Cuiabá e Corinthians
De olho neles! Confira os destaques do Cuiabá, adversário do Corinthians no Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados