Corinthians sofre gol nos acréscimos e perde para o Fortaleza em ‘prévia’ da semi da Sul-Americana

  • Por Kennedy Cardoso / Redação da Central do Timão

Menos de duas semanas antes do primeiro jogo entre Corinthians e Fortaleza pela semifinal da Copa Sul-Americana, os clubes se enfrentaram na noite desta quinta-feira, 14, na Arena Castelão, pela 23ª rodada do Brasileirão, em uma prévia dos duelos pela competição continental. O Timão, no entanto, deixou o campo com derrota de 2 x 1 após sofrer gol nos acréscimo do segundo tempo.

O Fortaleza começou o jogo marcando pressão no campo de defesa do Corinthians, mas não criava chances de perigo até abrir o placar aos 26 minutos, com Lucero, após erro na saída de bola alvinegra com Gil e Ruan Oliveira. Mas os comandados de Vanderlei Luxemburgo não demoraram para empatar e chegaram à igualdade aos 33, com Pedro, que aproveitou lance confuso dentro da área e completou para o gol.

O jogo, então, passou a ficar mais movimentado no primeiro tempo. Inclusive, o Fortaleza até marcou o segundo gol pouco depois do empate alvinegro, com Marinho, mas a arbitragem anulou por toque de mão do atacante tricolor. Timão e Leão, portanto, foram para o intervalo com igualdade no placar.

Para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo desmontou o esquema tático inicial, com três zagueiros (3-5-2), e montou o Corinthians no tradicional 4-3-3 após a entrada do atacante Wesley. O trio de ataque passou a ser formado por Pedro, Yuri Alberto e Wesley.

O Corinthians equilibrou o jogo com as alterações do treinador e não sofria sustos do Fortaleza. Entretanto, aos 28 minutos, Marinho sofreu pênalti para o Leão em cima de Matheus Bidu. O próprio atacante foi para a cobrança e perdeu, chutando para fora, desperdiçando grande chance para os donos da casa.

O jogo era completamente aberto nos minutos finais. O Fortaleza não incomodava o Corinthians e nem o contrário, mas havia o sentimento de que um dos dois poderia marcar o gol da vitória a qualquer momento. E foi o que aconteceu: nos acréscimos, Bidu falhou ao tentar afastar dentro da área e deu nos pés de Yago Pikachu, que deu os três pontos para o Tricolor.

E como fica?

O resultado mantém o Corinthians na 14ª colocação do Brasileirão, com 26 pontos. A distância para a zona de rebaixamento só não encurtou porque o Santos, primeiro dentro do Z-4, perdeu para o Cruzeiro. Entretanto, o Bahia, que está na 15ª posição, pode diminuir a diferença de pontos para apenas um, em caso de vitória sobre o Coritiba.

Próximo compromisso

O Corinthians, agora, volta a campo na próxima segunda-feira, 18, às 21h (horário de Brasília), para encarar o Grêmio, em jogo atrasado válido pela 15ª rodada do Brasileirão. O duelo será disputado na Neo Química Arena.

Escalação do Corinthians

O técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu montar uma escalação diferente para o jogo. O treinador mandou o Corinthians a campo com uma formação com três zagueiros (Bruno Méndez, Gil e Caetano), deu chance ao lateral-direito Léo Mana como titular e também ao garoto Pedro, que não atuava desde o começo de julho. O atacante formou dupla com Yuri Alberto. O meio-campo contou com Gabriel Moscardo, Ruan Oliveira e Giuliano.

Portanto, o Corinthians iniciou o duelo com Cássio; Bruno Méndez, Gil e Caetano; Léo Mana, Gabriel Moscardo, Giuliano, Ruan Oliveira e Matheus Bidu; Pedro e Yuri Alberto.

Os desfalques foram os laterais Fagner e Fábio Santos (treinos específicos para recondicionamento físico), os volantes Fausto Vera (incômodo na parte anterior da coxa direita), Roni (em transição) e Paulinho (lesão no joelho), os meio-campistas Renato Augusto (treinos específicos para recondicionamento físico) e Matías Rojas (questões de logística após servir a seleção do Paraguai) e o atacante Giovane (lesão na coxa).

Já no banco de reservas, Vanderlei Luxemburgo contou com Carlos Miguel, Matheus Donelli, Lucas Veríssimo, Romero, Gustavo Mosquito, Cantillo, Guilherme Biro, Matheus Araújo, Wesley e Felipe Augusto.

Escalação do Fortaleza

Do outro lado, o treinador Juan Pablo Vojvoda fez apenas uma alteração em relação à equipe titular na derrota para o Fluminense, na última rodada do Brasileirão. O atacante Marinho, que cumpriu suspensão no Rio de Janeiro, voltou ao time no lugar de Yago Pikachu. O técnico argentino também manteve o esquema tático 4-3-3.

A escalação tricolor, então, foi a seguinte: João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho, Guilherme e Lucero.

Para montar o time, Vojvoda contou com somente dois desfalques: o meio-campista Hércules e o atacante Pedro Rocha, ambos lesionados.

As opções para o treinador no banco de reservas foram as seguintes: Fernando Miguel, Beneventuo, Lucas Crispim, Zanocelo, Silvio Romero, Dudu, Pedro Augusto, Yago Pikachu, Escobar, Machuca, Lucas Sasha e Thiago Galhardo.

Arbitragem

A CBF designou o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima para apitar o confronto. Ele contou com o auxílio dos assistentes Luanderson Lima dos Santos (FIFA) e Francisco Chaves Bezerra Junior, enquanto Luciano da Silva Miranda Filho foi o quarto árbitro. Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR/FIFA) ficou responsável pela operação do VAR.

Primeiro tempo

O Fortaleza deu a saída de bola e foi responsável pela primeira finalização do jogo, logo aos 17 segundos. Marinho cruzou pela direita e encontrou Lucero, que cabeceou para fora após subir entre os zagueiros alvinegros. O Corinthians respondeu um minuto depois: Giuliano abriu pela esquerda com Matheus Bidu, que buscou cruzamento para Yuri Alberto. Mas o centroavante cometeu falta de ataque.

Já aos quatro, Bruno Pacheco recebeu em profundidade dentro da área pela esquerda, sem marcação, e cruzou para o meio. Ninguém afastou e a bola chegou em Pochettino, que dominou pela direita e chutou sem ângulo. Cássio saiu bem e fez a defesa com as pernas. Pouco depois, Pochettino recebeu com liberdade perto da meia-lua e arriscou um chute forte, mas errou o alvo.

O Corinthians encontrava dificuldades para colocar a bola no chão nos primeiros minutos e era encurralado na defesa pelo Fortaleza. O Tricolor, no entanto, não conseguia criar uma chance clara de gol. Aos 13, Guilherme jogou na área pela ponta esquerda e a zaga alvinegra afastou.

No minuto seguinte, o time de Vanderlei Luxemburgo finalizou pela primeira vez. Ruan Oliveira recebeu sem marcação pelo centro e, de longe, arriscou chute forte. Mas, no meio do caminho, a bola bateu em Giuliano e ficou fácil para o goleiro João Ricardo.

O Fortaleza se mostrava ansioso e errava passes com facilidade no campo de ataque, apesar de ter certo domínio do jogo. O atacante Guilherme era bastante cobrado pela torcida na primeira metade da etapa inicial. Mesmo assim, o Corinthians seguia com dificuldades de sair jogando.

Primeiro gol do Fortaleza: o Corinthians saiu atrás no placar aos 26 minutos, após um erro na saída de bola. Ruan Oliveira não conseguiu o domínio na entrada da área após passe de Gil e foi desarmado por Marinho, que invadiu a área e cruzou nos pés de Lucero. O centroavante do Fortaleza chutou, a bola ainda desviou no zagueiro alvinegro e venceu Cássio.

Pouco depois de abrir o placar para o Fortaleza, Lucero quase marcou o segundo. O atacante recebeu com liberdade dentro da área e tentou uma bicicleta, mas furou. Seria um golaço.

Primeiro gol do Corinthians: no entanto, o Corinthians não demorou para empatar o jogo e buscou a igualdade aos 33. O time conseguiu escanteio pela esquerda, Caetano apareceu na primeira trave para desviar e Gabriel Moscardo aproveitou na confusão dentro da área, acertando o travessão. A bola ainda ficou viva e sobrou para Pedro, que apareceu no segundo poste e completou, de cabeça, para o fundo do gol.

O jogo começou a ficar movimentado e, logo após o gol de empate do Corinthians, Caio Alexandre encontrou ótimo lançamento para Marinho, que dominou, entrou na área e bateu alto e forte na saída de Cássio, marcando o segundo gol do Fortaleza. Entretanto, o árbitro analisou o lance no monitor do VAR e decidiu anular por conta de um toque no braço do atacante tricolor.

Os comandados de Vanderlei Luxemburgo se fechavam nos minutos finais do primeiro tempo, enquanto o Fortaleza seguia em cima e quase marcou o segundo gol aos 43 minutos. Pochettino aproveitou a sobra na entrada da área e soltou uma bomba, que explodiu no travessão de Cássio.

A arbitragem acrescentou seis minutos neste primeiro tempo. O Leão teve falta perigosa pela esquerda no último lance e a bola ficou viva na entrada da área do Corinthians, mas a zaga afastou e, logo na sequência, Rodrigo José Pereira de Lima encerrou a etapa inicial com empate por 1 x 1.

Segundo tempo

Durante o intervalo, Vanderlei Luxemburgo fez apenas uma alteração entre os jogadores do Corinthians, mas também mudou o esquema tático. O técnico colocou o atacante Wesley na vaga do lateral-direito Léo Mana, desmontou o sistema com três zagueiros e Bruno Méndez passou a atuar improvisado como lateral. Do outro lado, Vojvoda não fez substituições.

A primeira chegada do segundo tempo foi do Fortaleza, com Bruno Pacheco, que fez bom lance individual, invadiu a área e foi desarmado por Gabriel Moscardo. Mas o Corinthians respondeu aos quatro minutos: Matheus Bidu cruzou pela esquerda e encontrou Yuri Alberto após desvio, mas João Ricardo fez a defesa antes da finalização do centroavante.

No lance seguinte, Brítez arriscou de fora da área e viu a finalização sofrer desvio no meio do caminho. Mesmo assim, a bola manteve a direção do gol. Só que Cássio, sentado, fez a defesa segura. Já aos sete, Pochettino recebeu livre pelo centro e abriu com Marinho, dentro da área. O atacante chegou chutando colocado e acertou a marcação de Matheus Bidu.

Aos dez, Luxemburgo fez mais duas alterações no Corinthians. O volante Cantillo e o meio-campista Matheus Araújo substituíram, respectivamente, Gabriel Moscardo e Ruan Oliveira.

Logo em seu primeiro lance no jogo, Matheus Araújo quase deu assistência para o segundo gol do Corinthians. O meio-campista recebeu com liberdade pela esquerda e cruzou para trás, encontrando Wesley sem marcação pelo meio da área. O atacante, no entanto, errou o domínio e perdeu chance de chutar de primeira. João Ricardo fez a defesa sem perigo.

Aos 16, Vojvoda fez suas primeiras modificações no Fortaleza: os atacantes Machuca e Thiago Galhardo entraram nos lugares de Guilherme e Pochettino.

O Corinthians melhorou com as substituições de Luxemburgo e equilibrou o jogo no segundo tempo. O Fortaleza até tinha a bola e rondava a área alvinegra, mas sem levar qualquer perigo para o gol de Cássio.

Vanderlei Luxemburgo aproveitou para fazer a quarta alteração no Corinthians: o atacante Gustavo Mosquito entrou na vaga de Pedro, autor do gol alvinegro. Vojvoda também mexeu: Lucero saiu para a entrada de Silvio Romero.

Logo após as substituições, Marinho fez jogada individual em cima da marcação de Matheus Bidu e sofreu pênalti do lateral-esquerdo. O próprio atacante foi para a cobrança e bateu mal, para fora. A bola passou perto da trave esquerda de Cássio. No momento da batida, no entanto, o jogador do Fortaleza se lesionou e precisou deixar o campo, dando lugar para Yago Pikachu. Titi também saiu para a entrada de Escobar.

A comissão técnica do Corinthians gastou a última substituição aos 36 minutos, com a entrada de Ángel Romero no lugar de Yuri Alberto. Logo em seguida, Caio Alexandre chutou forte da entrada da área

O jogo ficou completamente aberto nos minutos finais. Os comandados de Vojvoda até buscavam alguma pressão no ataque, mas sem qualquer perigo para Cássio. Aos 42 minutos, Gil sofreu o primeiro cartão amarelo do jogo. O zagueiro estava pendurado e será desfalque contra o Grêmio, na segunda-feira.

A arbitragem acrescentou nove minutos neste segundo tempo. Já aos 45, Matheus Araújo invadiu a área, cortou para dentro e foi derrubado. Seria pênalti para o Corinthians, mas o assistente assinalou impedimento do meio-campista. Pouco depois, Bruno Méndez também foi advertido e terá de cumprir suspensão no próximo duelo.

Segundo gol do Fortaleza: nos acréscimos, o Fortaleza conseguiu o gol da vitória. Aos 48 minutos, Escobar chegou pela esquerda e cruzou na área para Yago Pikachu. O meio-campista dominou errado, mas a bola bateu em Matheus Bidu e voltou. O jogador do Fortaleza aproveitou a bateu forte pelo chão, vencendo Cássio.

O árbitro ainda deu mais um minuto de acréscimo. Deu tempo de um novo ataque do Corinthians com escanteio pela esquerda, cobrado por Matheus Bidu. Gil subiu bem para cabecear na segunda trave, mas mandou por cima do gol de João Ricardo. Logo em seguida, o jogo foi encerrado com derrota alvinegra por 2 x 1.

Veja mais:

Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!

Após 11 dias sem jogos, Corinthians divulga escalação para enfrentar o Fortaleza

Palco de duelo contra o Fortaleza, Corinthians não vence no Castelão há quase quatro anos

Corinthians tem queda nos números, mas mantém liderança em ranking de interações semanais

Notícias do Corinthians

Rolar para cima