Na noite deste sábado, 3, três dias após vencer o Atlético-MG nos pênaltis na Copa do Brasil, o Corinthians visitou o América-MG na Arena Independência, em jogo válido pela nona rodada do Brasileirão. O Timão, no entanto, não repetiu a atuação de quarta-feira e saiu de Belo Horizonte com derrota por 2 x 0. Todos os gols saíram na reta final do segundo tempo.
O Corinthians parecia que iria para cima do América-MG logo nos primeiros minutos, quando Róger Guedes completou bom cruzamento de Fausto Vera e cabeceou no travessão. Mas a etapa inicial foi ficando com poucas emoções, com as duas defesas dando poucos espaços, e os times foram para o intervalo com o placar zerado.
O time iniciou o segundo tempo em cima do América-MG, tentando manter a posse de bola no campo ofensivo, mas pecando na criação. Escalado mais por dentro, Adson não produzia e foi substituído por Renato Augusto na metade da etapa final. Entretanto, aos 28, Danilo Avelar converteu pênalti cometido pelo zagueiro Caetano, com toque de mão, e colocou o Coelho na frente.
A equipe de Vagner Mancini, que já estava fechada na defesa, ainda ampliou aos 42, com Renato Marques. Logo em seguida, o atacante Pedro, que havia acabado de entrar em campo, fez ótima jogada individual pela direita e sofreu pênalti, mas Fábio Santos isolou e perdeu a oportunidade de diminuir. E nem mesmo os 12 minutos de acréscimos foram suficientes para evitar uma derrota do Corinthians.
E como fica?
O resultado faz o Corinthians chegar à quinta derrota em nove rodadas do Brasileirão, perdendo a oportunidade de embalar uma sequência de vitórias no campeonato. O time cai uma posição na tabela, agora ocupando a 15ª colocação, com apenas oito pontos conquistados, somente um acima da zona de rebaixamento. Há o risco de entrar no Z-4 com o decorrer da rodada.
Próximo compromisso
Agora, o Timão volta a focar na Libertadores. Precisando vencer para depender apenas de si na última rodada da fase de grupos, o Corinthians encara o Independiente del Valle, do Equador, na próxima quarta-feira, dia 7, às 19h. O duelo será realizado no Estádio Banco Guayaquil.
Escalação do Corinthians
Para encarar o América-MG, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu manter o sistema 3-5-2, utilizado contra o Atlético-MG. O treinador, no entanto, fez três alterações em relação ao time titular da classificação na Copa do Brasil: o zagueiro Caetano, o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia-atacante Adson substituíram Gil, Matheus Bidu e Renato Augusto, respectivamente.
Dessas alterações, apenas a saída de Gil foi forçada. O zagueiro teve de cumprir suspensão automática após sofrer o terceiro cartão amarelo contra o Fluminense, na última rodada. Matheus Bidu e Renato Augusto foram poupados pelo técnico Vanderlei Luxemburgo.
O Corinthians, então, entrou em campo com Cássio; Bruno Méndez, Caetano e Murillo; Fagner, Fausto Vera, Maycon, Adson e Fábio Santos; Róger Guedes e Yuri Alberto.
Os outros desfalques, além de Gil, foram os meio-campistas Cantillo (treino parcial com o grupo), Paulinho (entorse no joelho esquerdo) e Guilherme Biro (com a Seleção Brasileira Sub-20) e os atacantes Gustavo Mosquito (recuperação de cirurgia no joelho) e Giovane (com a Seleção Brasileira Sub-20).
No banco de reservas, Luxemburgo contou com Carlos Miguel, Rafael Ramos, Renato Augusto, Romero, Giuliano, Matheus Bidu, Pedro, Roni, Matheus Araújo, Wesley, Felipe Augusto e Renato Santos.
Escalação do América-MG
Do outro lado, o treinador Vagner Mancini fez quatro mudanças em relação à equipe que eliminou o Internacional na Copa do Brasil, há três dias. O lateral-direito Marcinho, o zagueiro Iago Maidana, o volante Alê e o atacante Everaldo deixaram o time titular para as entradas de Mateus Henrique, Marlon, Breno e Mastriani.
Portanto, o Coelho começou o jogo com Mateus Pasinato; Mateus Henrique, Wanderson, Danilo Avelar e Marlon; Lucas Kal, Juninho e Breno; Felipe Azevedo, Mastriani e Aloísio.
Para o duelo, Vagner Mancini contou com uma série de desfalques: Everaldo e Rodrigo Varanda (emprestados pelo Corinthians); Éder, Matheusinho, Ricardo Silva, Luan Campos, Dadá Belmonte, Martinez, Benítez e Adyson (lesionados); Marcinho e Iago Maidana (suspensos).
Já como opções no banco de reservas, o treinador americano teve as seguintes opções: Matheus Cavichioli, Jori, Wellington Paulista, Alê, Júlio, Henrique Almeida, Mateus Gonçalves, Nicolas, Rafa Barcelos, Rodriguinho e Renato Marques.
Arbitragem
A CBF escalou o árbitro FIFA Anderson Daronco para comandar o apito em Belo Horizonte. Ele foi auxiliado pelos assistentes Rafael Trombeta e Maíra Mastella Moreira, enquanto o quarto árbitro foi Murilo Francisco Misson Júnior. Já Rafael Traci ficou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O América-MG deu a saída de bola e iniciou o jogo buscando uma pressão na defesa alvinegra. O Corinthians tentou a primeira chegada aos três minutos, com Fagner, que recebeu na intermediária, olhou para a área e cruzou, mas não achou ninguém. No contra-ataque, Breno respondeu com uma escapada em velocidade e viu a zaga corinthiana bloquear após chute.
Aos cinco, o Coelho teve nova oportunidade, agora com Mastriani. O atacante partiu pelo meio, carregou até a entrada da área e bateu. Cássio segurou firme. Um minuto depois, o Corinthians quase marcou: Fausto Vera recebeu pela direita e cruzou na cabeça de Róger Guedes, que apareceu na segunda trave e finalizou no travessão.
O Corinthians, aos poucos, foi conseguindo ficar mais com a bola. O time ia trocando passes no campo de defesa em busca de espaços na defesa do América-MG, a mais vazada do Brasileirão, com 20 gols sofridos. Aos 11, no entanto, o time mineiro chegou com perigo, mas Caetano desarmou Aloísio antes da finalização de perna esquerda.
Bem postada, a zaga alvinegra ganhava a maioria dos duelos pelo chão e pelo alto, e não deixava os atacantes do América-MG finalizarem com qualidade neste início. Enquanto isso, o Coelho forçava a marcação em cima do artilheiro corinthiano Róger Guedes, que era bastante caçado.
Aos 22 minutos, Maycon puxou Felipe Azevedo na entrada da área. Aloísio cobrou rasteiro, sem força, e a bola saiu pela linha de fundo. O jogo era mais equilibrado neste momento e os dois times pouco incomodavam os goleiros Cássio e Mateus Pasinato. Aos 28, Mateus Henrique cruzou pela direita e Caetano subiu para afastar.
Os comandados de Vanderlei Luxemburgo tinham o controle do jogo e rondavam a área de Mateus Pasinato. Do outro lado, o time mineiro abusava dos cruzamentos, que a defesa do Corinthians conseguia afastar. Foi assim aos 35 minutos, após cobrança de escanteio, que Danilo Avelar cabeceou e Cássio saiu do gol para espalmar.
O jogo tinha poucos bons momentos, apesar de um certo domínio do Corinthians. Aos 41, Cássio fez nova defesa segura, sem rebote, após chute de Felipe Azevedo de fora da área, em um lance ensaiado pelo América-MG. E o Timão seguia tentando manter a posse no campo ofensivo e buscava criar, sobretudo, pela direita, com Fagner e Adson. Pela esquerda, o ala Fábio Santos pouco produzia.
A arbitragem acrescentou três minutos neste primeiro tempo de poucas emoções. Ainda deu tempo de Breno arriscar um chute na entrada da área, travado pela zaga do Corinthians. Logo em seguida, Anderson Daronco encerrou a etapa inicial sem gols.
Segundo tempo
Durante o intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo não realizou alterações no Corinthians, assim como Vagner Mancini, que não mexeu no América-MG.
A primeira chegada do Corinthians foi aos dois minutos. Murillo saiu bem da pressão e achou bom passe para Maycon, que abriu com Fábio Santos na esquerda. O lateral buscou o cruzamento e a zaga americana afastou. Pouco depois, o Coelho respondeu com um chute de fora da área de Felipe Azevedo, que saiu fraco e pela linha de fundo.
Aos oito, o América-MG deu o primeiro chute perigoso do segundo tempo. Em contra-ataque armado pela esquerda, a bola ficou viva e Mastriani apareceu na entrada da área, após bate-rebate, para bater colocado. Cássio fez a ponte e fez a defesa sem rebote. Em seguida, Fábio Santos recebeu de Maycon e arriscou um cruzamento, que saiu errado e foi pela linha de fundo.
Aos 12, o Corinthians chegou com perigo. Caetano saiu bem da pressão e acionou Fagner, que lançou Adson na bola longa pela direita. O meia-atacante dominou na entrada da área e rolou para Róger Guedes, que foi até a linha de fundo e cruzou. A bola saiu alta e morreu na lateral.
O time de Luxemburgo dominava as ações ofensivas neste segundo tempo, mas não conseguia finalizar com qualidade. O Coelho se fechava na entrada da área e protegia bem o gol de Pasinato.
As primeiras substituições do jogo aconteceram aos 18 minutos. O técnico Vanderlei Luxemburgo colocou os meio-campistas Renato Augusto e Giuliano nas vagas de Fausto Vera e Adson. Já os atacantes Renato Marques e Henrique Almeida entraram nos lugares de Aloísio e Mastriani.
Assim como no primeiro tempo, o Corinthians priorizava seus ataques pelo lado direito, com Fagner espetado como um ala.
Mas, aos 24 minutos, o América-MG teve um pênalti ao seu favor. Renato Marques invadiu a área pela esquerda, deu passe em profundidade para Juninho e o volante cruzou, sendo bloqueado por Caetano. A bola, entretanto, bateu na mão do zagueiro do Corinthians. E após muita análise de Anderson Daronco no VAR, a penalidade foi marcada para o Coelho.
Primeiro gol do América-MG: aos 28 minutos, o ex-corinthiano Danilo Avelar bateu no canto esquerdo de Cássio. O goleiro pulou para o lado certo, mas o chute foi bem no canto e o Coelho abriu o placar.
Aos 33, Renato Augusto recebeu pela esquerda e arriscou cruzamento, que saiu muito forte. O Corinthians tentava se reencontrar em campo em busca do empate na Arena Independência. Dois minutos depois, Murillo dominou com liberdade pelo meio e bateu de muito longe. Pasinato segurou sem dificuldades.
Quatro minutos depois, Renato Augusto deu bom passe para Róger Guedes entre as linhas do América, e o atacante sofreu falta de Wanderson. O meio-campista foi para a cobrança, cruzou na área e Avelar cortou. Em seguida, o camisa 8 cobrou escanteio e Mateus Pasinato saiu de soco para afastar. Aos 38, Juninho cometeu falta e sofreu cartão amarelo.
Já aos 40, o técnico Vanderlei Luxemburgo deu suas cartadas finais no Corinthians em busca de um empate, colocando os garotos Pedro e Felipe Augusto nas vagas de Murillo e Yuri Alberto, deixando o time mais ofensivo. Do outro lado, Alê e Rodriguinho substituíram Breno e Lucas Kal.
Segundo gol do América-MG: logo após as alterações, porém, o Coelho ampliou o placar. Aos 41, Renato Augusto errou passe de calcanhar no meio-campo e gerou contra-ataque para o adversário. Em seguida, Júlio ganhou de Maycon na corrida, ajeitou para trás e viu Renato Marques entrar pela direita, chutando cruzado e marcando pela primeira vez como profissional.
Mas o Corinthians era valente e tentou buscar um empate heroico nos minutos finais, que poderia ter vindo se Fábio Santos convertesse pênalti sofrido pelo atacante Pedro aos 43 minutos. O garoto fez ótima jogada individual pela direita, entrou na área e foi derrubado por Henrique Almeida dentro da área. O problema é que o lateral-esquerdo isolou a cobrança.
O pênalti perdido abateu os jogadores alvinegros, uma vez que o Corinthians seguiria vivo no jogo em caso de gol. Mesmo assim, o time seguiu pressionando e viu uma luz no fim do túnel com os 12 minutos de acréscimos dados pelo árbitro Anderson Daronco. Aos 50, Pedro fez mais uma boa jogada individual e bateu rasteiro, exigindo boa defesa de Mateus Pasinato.
Apesar da pressão final, no entanto, o Corinthians não conseguiu sequer um gol de honra e deixou a Arena Independência com derrota por 2 x 0.
Estatísticas gerais (SofaScore)
Corinthians: nenhum gol marcado, 70% de posse de bola, seis finalizações (duas certas, duas erradas e duas travadas), três escanteios, nenhum impedimento, 14 faltas cometidas, nenhum cartão amarelo sofrido, duas grandes chances criadas (ambas desperdiçadas), quatro defesas de Cássio, 589/697 passes, 36/59 bolas longas, 2/18 cruzamentos, 9/11 dribles, 152 perdas da posse de bola, 63 duelos vencidos, 22 disputas aéreas ganhas, 16 desarmes, 11 interceptações e 15 cortes.
América-MG: dois gols marcados, 30% de posse de bola, 16 finalizações (seis certas, seis erradas e quatro travadas), dois escanteios, um impedimento, 16 faltas cometidas, um cartão amarelo sofrido (Juninho), uma grande chance criada, duas defesas de Mateus Pasinato, 191/290 passes, 24/64 bolas longas, 4/13 cruzamentos, 12/20 dribles, 147 perdas da posse de bola, 53 duelos vencidos, 19 disputas aéreas ganhas, nove desarmes, 12 interceptações e 15 cortes.
Veja mais:
América-MG enfrenta desfalques de dois atacantes cedidos pelo Corinthians
Corinthians notifica perfis em redes sociais que utilizam sua marca para fins publicitários
De olho neles! Conheça os destaques do América-MG, adversário do Corinthians no Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados