O Corinthians perdeu por 2 x 0 para o Flamengo, na última terça-feira, na Neo Química Arena, e chegou ao terceiro jogo seguido sem marcar gols na Libertadores. Nas nove partidas disputadas até aqui na competição, o Timão não balançou as redes em cinco. O desempenho ofensivo faz a equipe ter o segundo pior ataque entre clubes brasileiros neste século no torneio continental.
Neste quesito, o Corinthians só não perde para um “azarão” entre os brasileiros que disputaram a Libertadores. Trata-se do Paulista de Jundiaí, que esteve na competição pela primeira e única vez em 2006, como campeão da Copa do Brasil de 2005. Há 16 anos, o Galo anotou apenas quatro gols em seis jogos.
Vale destacar que o Red Bull Bragantino também marcou apenas cinco vezes nesta Libertadores. O Massa Bruta, no entanto, caiu na fase de grupos e disputou apenas seis jogos na competição, três a menos em relação ao Corinthians, que passou ainda pelas duas partidas das oitavas de final e pela ida das quartas, contra o Flamengo.
O desempenho ofensivo do Corinthians é tão decepcionante nesta Libertadores que fica atrás até do Santo André, outra “zebra” entre brasileiros no torneio neste século. Campeão da Copa do Brasil de 2004, o Ramalhão balançou as redes 11 vezes na competição sul-americana do ano seguinte. Porém, mesmo com um bom ataque, o clube paulista acabou caindo na fase de grupos daquela edição.
É importante destacar que o levantamento não computa equipes que foram eliminadas nas fases preliminares da Libertadores, como o próprio Corinthians, em 2011 e 2020. São Paulo (2019) e Chapecoense (2017) também foram desclassificados nos mata-matas que antecedem a fase de grupos neste século, além do Fluminense (2022). O Tricolor das Laranjeiras, no entanto, marcou sete vezes nos quatro jogos disputados na atual edição.
Para seguir vivo nesta Libertadores, o Corinthians precisa melhorar seus números ofensivos. Isso porque a equipe precisa vencer o Flamengo, no Maracanã, na próxima terça-feira (9), por três ou mais gols de diferença para avançar à semifinal. Vitória alvinegra por dois gols leva a decisão aos pênaltis.
Veja mais:
Jaque celebra gols marcados e Vic fala sobre reestreia pelo Corinthians Feminino: “Muito feliz”
Sem espaço no Corinthians, Robson Bambu pode deixar o clube antes do fim do empréstimo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados