O Corinthians empatou com o Coritiba nesta quarta-feira, em jogo que teve início às 19h (de Brasília), quatro dias depois de vencer o Ceará por 1 x 0, na Neo Química Arena. O jogo, disputado no Couto Pereira, foi válido pela 37ª rodada do Brasileirão e terminou com o placar de 2 x 2, com os gols alvinegro sendo marcados por Du Queiroz e Yuri Alberto.
O Coritiba abriu o placar no início do segundo tempo, após bom lance individual de Alef Manga. O Corinthians, no entanto, empatou poucos minutos depois, com Du Queiroz, que completou cruzamento de Yuri Alberto. Ainda na etapa final, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti para o Coxa, convertido por Manga. A decisão causou irritação do lado alvinegro, e Bruno Méndez e Vítor Pereira foram expulsos.
O Corinthians, assim, iniciou o segundo tempo com um homem a menos, mas chegou ao empate logo no começo, com Yuri Alberto, que recebeu ótima assistência de Yuri Alberto. Durante o decorrer da etapa final, o Coritiba não conseguiu fazer valer a vantagem numérica, e as equipes empataram por 2 x 2.
E como fica?
Com o resultado, o Corinthians não tem mais chances de terminar o Brasileirão como vice-líder. O Timão chegou aos 65 pontos e não pode mais alcançar o atual segundo colocado, Internacional, restando somente uma rodada para o fim do campeonato. Os comandados de Vítor Pereira ocupam a quarta posição, atrás do Fluminense, que foi a 67 pontos com a vitória obre o Goiás.
O Corinthians, agora, volta a campo no domingo, para encarar o Atlético-MG, às 16h, na Neo Química Arena, pela última rodada do Brasileirão. Será o último compromisso do Timão na temporada.
Escalação do Corinthians
Para o duelo, o técnico Vítor Pereira contou com nove desfalques: Fagner e Fábio Santos (suspensos), Lucas Piton (edema muscular), Gil (fascite plantar), Paulinho (em transição após lesão no joelho), Gustavo Mosquito (lesão no joelho), Adson (cirurgia de apendicite) e Júnior Moraes (em plano de trabalho).
Diante das ausências, o treinador manteve o zagueiro Bruno Méndez improvisado como lateral-direito, e voltou a dar uma oportunidade para o lateral-esquerdo Bruno Melo após 29 jogos. O português ainda decidiu poupar nomes como Renato Augusto e Mateus Vital, que foram substituídos por Giuliano e Ramiro, respectivamente.
O Corinthians, portanto, entrou em campo com Cássio; Bruno Méndez, Balbuena, Robert Renan e Bruno Melo; Fausto Vera, Du Queiroz e Giuliano; Ramiro, Róger Guedes e Yuri Alberto.
Escalação do Coritiba
Do outro lado, o técnico do Coritiba, Guto Ferreira, não teve os lesionados Andrey, Robinho e Boschilia à disposição. Sendo assim, Régis e Fabrício Daniel receberam novas oportunidades no time titular.
O Coxa, assim, iniciou o jogo com Gabriel; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade, Bruno Gomes e Régis; Fabrício Daniel, Alef Manga e Matheus Cadorini.
Arbitragem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) designou o árbitro Marcelo de Lima Henrique (CE) para comandar o confronto entre paulistas e paranaenses. Ele foi auxiliado por Nailton Juniorde Sousa Oliveira (CE) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO). O quarto árbitro foi Murilo Ugolini Klein, enquanto Rodrigo Nunes de Sá (FIFA-RJ) ficou responsável pela operação do VAR.
Primeiro tempo
O Corinthians foi o responsável pela saída de bola, mas, logo com 10 segundos de jogo, Robert Renan cometeu falta em Matheus Cadorini no meio-campo. A primeira chegada do Timão aconteceu com pouco menos de dois minutos, quando Róger Guedes lançou Yuri Alberto, que desviou de cabeça e errou o alvo.
Os primeiros minutos foram lentos, sem grandes chances para ambos os lados. O Corinthians colocou a bola no chão e ficou com a posse, em busca de espaços na defesa do Coritiba. E o Timão só conseguiu chegar novamente aos seis, mas sem nenhum perigo, quando Róger Guedes cobrou escanteio fechado e mandou diretamente nas mãos do goleiro Gabriel.
Já aos oito minutos, Róger Guedes sofreu cartão amarelo por reclamação.
Primeiro gol do Coritiba: o Corinthians iniciou com mais posse de bola, mas foi o Coritiba que conseguiu abrir o placar em um bonito lance individual de Alef Manga, aos nove. Régis desarmou Du Queiroz e acionou o atacante, que fez fila em Balbuena e no jovem volante. Ele infiltrou a área e bateu na saída de Cássio, tirando o zero do marcador.
Apesar de ter saído atrás no placar, o Corinthians seguiu com sua estratégia inicial de tentar envolver a marcação coxa-branca. Aos 14 minutos, Fausto Vera sofreu falta de Régis, Róger Guedes alçou na área e a bola sobrou para Balbuena, que finalizou de primeira e mandou nas mãos de Gabriel.
O Timão seguia em cima do Coritiba e, pouco depois, teve duas boas oportunidades em sequência. Na primeira, Giuliano balançou sobre a marcação, cruzou e Róger Guedes chegou a desviar de cabeça, mas Gabriel saiu bem e afastou. Na sobra, Fausto Vera arriscou de longe e mandou pela linha de fundo.
Aos 22 minutos, Bruno Méndez cruzou pela direita para Yuri Alberto, mas mandou nas mãos de Gabriel. Durante o lance, o centroavante disputou com Chancellor na área e caiu. O árbitro não marcou pênalti, e nenhum corinthiano reclamou. Logo depois, Du Queiroz chutou de longe e isolou. Já aos 24, o goleiro adversário sofreu cartão amarelo por retardar o reinício do jogo.
O Corinthians até ficava bastante com a bola no campo ofensivo. O time, no entanto, não era objetivo e pouco incomodava a zaga do Coritiba. Enquanto isso, a equipe paranaense aguardava um erro corinthiano para escapar no contra-ataque.
E a estratégia adversária funcionou aos 27. Bruno Gomes abriu para Alef Manga, que cruzou rasteiro. Robert Renan não conseguiu afastar em cheio, mas deu um leve desvio e tirou a bola de Fabrício Daniel, que aguardava livre apenas para empurrar para as redes.
Primeiro gol do Corinthians: o empate do Corinthians veio pouco depois, aos 29 minutos, com Du Queiroz, após boa tabela entre Yuri Alberto e Ramiro. O centroavante recebeu dentro da área, na linha de fundo, e chegou cruzando na cabeça do volante, que nem pulou tão alto, mas balançou as redes do Coritiba – assista abaixo.
O jogo mal recomeçou e o Coritiba já levou perigo mais uma vez. Alef Manga arriscou um chute rasteiro da entrada da área, Cássio espalmou e mandou nos pés de Régis. O meio-campista levou uma trombada de Fausto Vera e o time paranaense ficou pedindo pênalti, marcado pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique após revisão no VAR.
Durante a revisão, Vítor Pereira sofreu cartão amarelo por reclamação. Ainda antes da cobrança, Fausto Vera foi advertido pelo pênalti cometido.
Segundo gol do Coritiba: Alef Manga foi para a cobrança, deslocou Cássio e recolocou o Coritiba à frente do placar aos 36 minutos.
Depois do segundo gol coxa-branca, os ânimos se exaltaram do lado corinthiano. Cássio recebeu cartão amarelo por reclamação, mesmo motivo que fez Bruno Méndez ser expulso de campo. O técnico Vítor Pereira, nada contente com as decisões de Marcelo de Lima Henrique, se irritou e também tomou cartão vermelho.
Após a bola voltar a rolar, o Corinthians teve boa oportunidade aos 40 minutos. Róger Guedes cobrou falta pela esquerda e Bruno Melo desviou, porém a finalização saiu fraca e ficou fácil para Gabriel.
Com um homem – e um técnico – a menos, o Corinthians passou a ser mais pressionado pelo Coritiba nos minutos finais do primeiro turno. O árbitro acrescentou seis minutos na etapa inicial.
Já nos acréscimos, a zaga alvinegra afastou dois cruzamentos do Coritiba, que conseguiu a finalização com Régis. O meio-campista, no entanto, errou o alvo. Perto do fim, o time paranaense ainda reclamou de um pênalti após toque no braço de Bruno Melo, que estava fora da área por centímetros.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o auxiliar Filipe Almeida realizou duas alterações no Corinthians: saíram Giuliano e Ramiro para as entradas de Mateus Vital e Rafael Ramos, lateral-direito de origem.
Segundo gol do Corinthians: e o empate veio logo aos dois minutos do segundo tempo, com Yuri Alberto. Róger Guedes deu um passe de primeira em projeção para o centroavante, que ganhou de Chancellor na corrida e bateu na saída de Gabriel. Tudo igual no Couto Pereira!
Mesmo com um homem a menos, o Corinthians não adotou postura defensiva no segundo tempo e fazia um jogo equilibrado contra o Coritiba. Aos seis, Róger Guedes teve boa chance em cobrança de falta frontal, mas acertou Luciano Castán na barreira. Logo em seguida, Mateus Vital sofreu cartão amarelo por conta de uma falta cometida.
Pouco depois, o Coritiba marcou seu terceiro gol no jogo, que foi anulado por impedimento. Alef Manga recebeu na direita e cruzou de primeira para Matheus Cadorini, que até completou para o fundo das redes de Cássio, só que em posição irregular. O gol foi invalidado após análise do VAR.
Alguns minuto depois, o Coxa voltou a chegar com Fabrício Daniel. O atacante girou em cima da marcação de Du Queiroz e bateu de chapa, mandando para fora. Após a finalização, Guto Ferreira colocou Léo Gamalho na vaga de Matheus Cadorini, na primeira alteração do Coritiba na partida.
Aos 15 minutos, Rafael Santos chegou atrasado e deu forte entrada em seu xará Ramos, do Corinthians. O lateral-esquerdo recebeu cartão amarelo pela falta em cima do português.
Um minuto depois, o Corinthians voltou perigo novamente. Róger Guedes cobrou falta, Balbuena desviou e a zaga adversária deu rebote. Na sequência, o próprio paraguaio tentou o chute, que saiu mascado, e o goleiro Gabriel saiu para afastar. Em seguida, o camisa 10 do Timão cobrou escanteio, que passou por todo mundo na área.
O jogo seguia equilibrado no segundo tempo, e o placar era justo neste momento. Apesar de ter superioridade numérica em campo, o Coritiba não conseguia fazer valer a vantagem de um homem a mais e não incomodava o Corinthians.
Já aos 24, o técnico Guto Ferreira fez mais uma modificação no time paranaense: Warley entrou no lugar de Régis. Do lado alvinegro, o zagueiro Raul Gustavo substituiu o lateral-esquerdo Bruno Melo. Antes da alteração corinthiana, Fausto Vera teve de deixar o campo para receber atendimento médico após sentir dores no tornozelo direito.
Pouco depois, com 27 minutos, Fabrício Daniel abriu com Alef Manga na esquerda e bateu fraco, mas com perigo. Cássio fez a defesa segura. Na sequência, Fausto Vera, que até tentou permanecer no jogo, acabou substituído por Roni.
Aos 31, Alef Manga completou cruzamento de cabeça e mandou nas mãos de Cássio, antes do auxiliar Filipe Almeida realizar mais uma mudança no Corinthians. O português colocou Maycon na vaga de Róger Guedes, e deixou a equipe somente com Yuri Alberto como atacante de ofício, preenchendo o meio-campo e reforçando a defesa.
Pouco depois, Warley recebeu passe de Fabrício Daniel e chutou por cima do gol de Cássio. E o Coritiba voltou a chegar mais uma vez após cerca de dois minutos, quando Léo Gamalho completou cruzamento de Rafael Santo, mas isolou na entrada da área.
Em seguida, o treinador Guto Ferreira sacou o Rafael Santos e Fabrício Daniel. O técnico alviverde colocou Biel e Egídio em campo, já nos últimos minutos. As alterações surtiram efeito e o Coritiba exerceu pressão no ataque na reta final do jogo: aos 41, Yuri Alberto afastou cruzamento de Alef Manga na segunda trave, após bom contra-ataque puxado por Warley. Pouco antes, Chancellor foi advertido por falta no centroavante alvinegro.
O árbitro Marcelo de Lima Henrique ainda acrescentou cinco minutos neste segundo tempo. Durante os acréscimos, mais dois cartões amarelos, um para cada time: o primeiro para Bruno Gomes, por falta dura em Yuri Alberto, e o segundo para o centroavante do Corinthians, que arrancou o mastro da bandeira de escanteio ao perder disputa de bola.
Sem mais lances de perigo, Corinthians e Coritiba deixaram o Couto Pereira com empate por 2 x 2. Assim, cada equipe somou um ponto na penúltima rodada do Brasileirão.
Estatísticas gerais (SofaScore)
Corinthians: dois gols marcados, 48% de posse de bola, nove finalizações (três certas, três erradas e três travadas), sete escanteios, um impedimento, oito falta cometidas, cinco cartões amarelos (Cássio, Fausto Vera, Róger Guedes, Yuri Alberto e Mateus Vital), dois cartões vermelhos (Bruno Méndez e Vítor Pereira), duas grandes chances criadas, três defesas de Cássio, 295/375 passes, 18/55 bolas longas, 4/16 cruzamentos, 2/5 dribles, 118 perdas da posse de bola, 49 disputas de bola vencidas, 15 disputas aéreas ganhas, 18 desarmes, sete interceptações e 23 cortes.
Coritiba: dois gols marcados, 52% de posse de bola, 13 finalizações (cinco certas, seis erradas e duas travadas), cinco escanteios, um impedimento, 15 faltas cometidas, quatro cartões amarelos (Gabriel, Rafael Santos, Chancellor e Bruno Gomes), duas grandes chances criadas, uma defesa de Gabriel, 319/385 passes, 29/47 bolas longa, 6/28 cruzamentos, 5/13 dribles, 123 perdas da posse de bola, 31 disputas de bola vencidas, dez disputas aéreas ganhas, nove desarmes, oito interceptações e 19 cortes.
Veja mais:
Conselho do Corinthians adia reunião sobre reforma estatutária
Surpreendente: Gestão de Duílio Monteiro Alves no Corinthians tem 96% de aprovação em enquete
Jogadores do Corinthians vivem última semana com esperança de ir pra Copa do Mundo
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados