A emissora americana decidiu usar a Medida Provisória 984, que transfere ao clube mandante de uma partida os direitos exclusivos de transmissão de um jogo, para exibir mais confrontos do Campeonato Brasileiro pelo canal TNT
A Turner vai usar a Medida Provisória 984 para transmitir jogos de times com os quais ela tem contrato contra os clubes com quem a Globo tem contrato. O Corinthians, o Atlético-MG e Atlético-GO resolveram que podem acionar a Justiça para que suas imagens não sejam televisionadas.
As informações são do jornalista brasileiro especializado em jornalismo de negócios do esporte, Erich Beting, do site “Máquina do Esporte”.
Segundo o jornalista, os clubes querem preservar seus contratos com a Globo e evitar o que ocorreu no Campeonato Carioca, quando o Flamengo, que não tinha nenhum acordo de transmissão para o torneio, e usou a MP para mostrar o jogo contra o Boavista.
A Turner tem contrato, na TV paga, com Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.
A Globo tem acordo com 19 clubes para a TV aberta, 12 para a TV paga e 18 para o pay-per-view. A emissora notificou a Turnner, a CBF e todos os times com quem tem contrato sobre a possível quebra do acordo da TV aberta, TV paga e pay-per-view com a adoção da MP.
A tendência é que a Turner não recue e o caso pode ir parar na Justiça. Aí vai depender do entendimento dos juízes. No caso do Carioca, tratava-se de um clube que não tinha contrato, diferente do Brasileirão, onde o único sem acordo de mídia é o Red Bull Bragantino. A Globo pode romper o acordo com os clubes e caberá aos clubes renegociar novas transmissões em plataformas diversificadas.
Por Nágela Gaia/Redação da Central do Timão
Leia mais:
+ Guilherme Arana compara torcida do Corinthians com a do seu atual time: “São muito exigentes”
+ Com Cantillo e Everaldo, Corinthians encerra preparação para jogo com treino de pênaltis
+ Pronto para subir: Nathan se coloca à disposição do profissional do Corinthians
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados