- Por Maria Beatriz de Teves / Redação da Central do Timão
Nesta sexta-feira (02), após alguns clubes da Série A e da Série B se manifestarem, foi a vez do Corinthians pedir pela aprovação da Lei do Mandante. No Twitter, o time publicou um texto pedindo a aprovação do Projeto de Lei 2336/21.
”Os clubes do futebol brasileiro estão unidos pela APROVAÇÃO, antes do recesso parlamentar em julho, do PL 2336/21 (Lei do Futebol Livre – mandante). Maior concorrência, mais investimentos e melhor espetáculo para os milhões de torcedores”, escreveu o Alvinegro.
Mas o que seria a Lei do Mandante?
A Lei do Mandante, apoiada por quase todas as equipes da elite do futebol brasileiro, possibilita a negociação dos clubes sobre os direitos de transmissão nos jogos como mandante.
Em 2020, o presidente Jair Messias Bolsonaro firmou uma medida provisória que permite aos mandantes negociarem seus direitos, independentemente de contratos que o time visitante tivesse estabelecido.
Atualmente, no entanto, para que uma determinada emissora possa transmitir uma partida, é necessário ter acordo de transmissão com as duas equipes. O Projeto de Lei 2336/21 reedita a MP do presidente.
Confira o primeiro episódio da série documental “Gaviões da Fiel – Primeira Geração”:
Leia também:
Árbitro carioca apita Corinthians e Internacional neste sábado; veja retrospecto
Corinthians defende invencibilidade de três anos contra o Internacional
Chicão fala de momento do Corinthians e cita RB Bragantino como exemplo