Corinthians se manifesta contra uso indevido de imagem e veta portal de atividades no CT do clube

  • Por Henrique Pereira / Redação da Central do Timão

Nos últimos dias, o Ministério Público de Goiás realizou a Operação Penalidade Máxima, com o intuito de investigar possíveis manipulações de resultados em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Em meio às investigações, uma matéria feita por um portal sobre o tema acabou gerando uma grande polêmica envolvendo o Corinthians.

O MP divulgou que seis partidas do Brasileirão de 2022 estão sendo investigadas, porém nenhuma delas envolve o Alvinegro Paulista. Entretanto, o portal UOL utilizou uma foto do atacante corinthiano Róger Guedes recebendo um cartão amarelo em sua matéria sobre o assunto, o que gerou revolta entre os torcedores do Timão.

Foto: Divulgação/Ag. Corinthians

O caso chegou ao Corinthians, que divulgou nesta quarta-feira, 19, uma nota se manifestando contra a atitude do portal. A foto permaneceu no ar por quatro horas, e o clube classificou a ação como ‘gravíssima’, apontando que isso gerou desinformação grosseira e evidente dano de imagem.

O Alvinegro cobrou bom senso aos veículos de notícia e apontou irresponsabilidade editorial por parte do portal. Além disso, também foi divulgado as medidas que a instituição resolveu tomar para lidar com o caso.

O Corinthians divulgou que, enquanto o tema estiver sendo tratado no Departamento Jurídico, o portal Uol será vetado de entrevistas, atividades e treinos no Centro de Treinamento do clube, além de não ter mais seus pedidos atendidos, seja de esclarecimentos ou de qualquer outro assunto.

Confira na íntegra a nota divulgada pelo Corinthians:

Na terça-feira (18 de abril), o Corinthians foi vítima de um episódio gravíssimo envolvendo o UOL.

No dia em que o Ministério Público do Estado de Goiás anunciou que seis jogos da Série A estão sob investigação, o UOL publicou, como foto para ilustrar a matéria, uma imagem de um atleta do Corinthians recebendo um cartão amarelo.

Por mais de quatro horas, a foto permaneceu no ar relacionada ao assunto, gerando desinformação grosseira e evidente dano de imagem, uma vez que nenhuma partida do Corinthians foi listada como investigada pelo MPE-GO. 

Não aceitamos que o Corinthians, pela enorme audiência que proporciona, vire alvo de toda sorte de irresponsabilidade editorial. É preciso que haja um mínimo de bom senso da parte de veículos que dizem prezar sua credibilidade junto aos seus milhões de usuários, ainda mais no ambiente cada vez mais hostil das redes sociais e, em especial, no futebol.

O que vimos ontem, porém, é a indefensável e sensacionalista falta de filtros editoriais. Uma terrível irresponsabilidade que acarreta danos de imagem ao clube, sua torcida e ao jogador.

Enquanto o assunto estiver entregue ao Departamento Jurídico do clube, informamos que não atenderemos mais os pedidos do UOL, seja de entrevistas, seja de esclarecimentos, pela razão apresentada acima, sendo vedado também o acesso aos treinos até que a situação seja considerada resolvida pelo clube.

Atenciosamente,

Sport Club Corinthians Paulista

Veja mais:

Corinthians Shanenawa, ídolos e aldeia na Arena: conheça a relação do clube com povos indígenas

Rival do Corinthians na Libertadores conta com aprendiz de Guardiola e filho de ídolo merengue

Como chega e quem é o Argentinos Juniors, adversário do Corinthians na Libertadores?

Notícias do Corinthians

Rolar para cima