Corinthians se impõe no segundo tempo, vira o placar e vence o Coritiba pelo Brasileirão

  • Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão

Na tarde deste domingo, 13, dia de celebração do Dia dos Pais, o Corinthians recebeu o Coritiba pela 19ª rodada do Brasileirão, na Neo Química Arena, que contou com mais de 42 mil torcedores. Com objetivo de se afastar da zona de rebaixamento, o Timão marcou três vezes no segundo tempo e venceu por 3 x 1.

O primeiro tempo do Corinthians foi bem abaixo, com o Coritiba tomando as rédeas da partida mesmo jogando fora de casa. Até sofrer o gol, o time comandado por Luxemburgo tinha menos posse de bola e menos finalização que o time visitante, mostrando a submissão.

Renato foi o único destaque do Corinthians na primeira etapa. Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

Na etapa final o Corinthians teve outra postura. Com três alterações logo no início, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo virou o jogo com menos de dez minutos e manteve pressionando o visitante. Vitória garantida, três pontos na conta, e foco na Copa do Brasil.

E como fica?

O Corinthians permanece longe da zona de rebaixamento e se aproxima dos times da primeira meta de da tabela. Com a derrota do Bahia no início da rodada, são cinco pontos garantidos de distância do Z4.

Próximo compromisso

Agora, o Corinthians talvez tenha o principal jogo da temporada até o momento. O Time do Povo visita o São Paulo pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, no Morumbi, às 19h30 (de Brasília), na quarta-feira, 16. Um empate classifica o Timão para as finais da competição.

Escalação do Corinthians

Para dar ritmo ao time, manter a boa sequência e se afastar do Z4, Luxemburgo não poupou os jogadores titulares, mesmo com uma decisão pela Copa do Brasil no meio da semana. O time contou com o retorno de titulares no time inicial, como Murillo, Fagner, Fábio Santos e Renato Augusto.

O Timão, então, começou o confronto decisivo com a seguinte escalação: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo, Maycon, Renato Augusto e Ruan Oliveira; Adson e Yuri Alberto.

No banco de reservas ficaram Carlos Miguel; Rafael Ramos e Matheus Bidu; Bruno Méndez e Caetano; Roni, Matheus Araújo, Biro e Giuliano; Felipe Augusto, Pedro, Wesley e Romero.

Entre os desfalques, o Corinthians não pôde contar com Fausto Vera (quadro de gripe), Paulinho (lesão no joelho), Gustavo Mosquito (em transição) e Lucas Veríssimo (adaptação física). Cantillo não foi relacionado, mas o clube não divulgou o motivo da ausência.

Escalação do Coritiba

Com apenas o Brasileirão para disputar, o treinador Lucas Kosloski, que esteve suspenso, usou tudo que estava a disposição para chegar mais perto de sair da zona de rebaixamento. Bruno Gomes e Jamerson, titulares absolutos, cumpriram suspensão nesta partida, além das ausências de Boschilia e Jean Pedroso por lesão.

Dessa forma, o Coxa Branca entrou em campo com Gabriel, Diogo, Kuscevic, Henrique e Victor Luis; Fransérgio, Sebastian Gómez e Matheus Bianqui; Marcelino Moreno, Robson e Diogo Oliveira.

Já o banco de reservas do time argentino foi composto pelos seguintes nomes: Barlasina, Mansilla, Mosquera, Vangioni, Portillo, Montenegro, Sotelo, Esponda, Sordo, Aguirre, Reasco e Pérez Tica.

Arbitragem

A CBF escalou uma equipe com integrantes de diversas federações para comandar o duelo. O árbitro principal Ramon Abatti Abel (SC-FIFA) foi auxiliado pelos assistentes Henrique Neu Ribeiro (SC) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS), enquanto João Vitor Gobi (SP) foi o quarto árbitro. Daniel Nobre Bins (RS-FIFA) ficou responsável pela operação do VAR.

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Primeiro tempo

A primeira chegada do Corinthians aconteceu no primeiro minuto de jogo, com o maestro Renato Augusto de fora da área. O goleiro paranaense, contudo, não teve tanta dificuldade para realizar a defesa.

Diferente do início em cima, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo não permaneceu pressionando a equipe do Coritiba, deixando o time adversário chegar algumas vezes no ataque, exigindo intervenções dos zagueiros.

O Timão teve uma ótima chance aos nove minutos de jogo. Adson centralizou após driblar a zaga do Coritiba e encontrou Yuri Alberto livre no meio da área para finalizar ao gol. Em milésimos, o lateral do adversário se recuperou e desarmou o camisa 9 do Corinthians de forma limpa.

Aos 15, o Corinthians conseguiu sair jogando após um tiro de meta e, com cerca de três toques, a bola chegou em Yuri Alberto. Contudo, o camisa 9 estava sozinho no meio de quatro defensores e não conseguiu chegar à finalização, dando a posse para o Coritiba.

Em uma chance de contra-ataque, Yuri Alberto levou uma pancada no rosto, que resultou em cartão amarelo para o lateral-esquerdo Victor Luis. Na sequência do lance, Adson não conseguiu dar continuidade após ser desarmados na intermediária.

Lances depois, o Corinthians tentou construir um jogada, mas não deu certo. Após erro de passe, a bola sobrou para o garoto Gabriel Moscardo, que finalizou com perigo, mas fora do alvo.

Após pressionar na defesa do Coritiba, Yuri Alberto conseguiu roubar a bola dentro da área, que sobrou para Maycon. O camisa 7 do Corinthians rolou para trás esperando uma finalização de Ruan Oliveira, mas o meio-campista foi bloqueado por um defensor do adversário.

Gol do Coritiba: Após confusão dentro da área em uma cobrança de escanteio, o zagueiro Murillo, do Corinthians, tentou desviar a bola e acabou empurrando para o fundo do gol. Time do Povo atrás do placar.

Após ótima desarmada de Moscardo no campo de defesa, o Corinthians conseguiu chegar na área do adversário com poucos toques. Maycon encontrou de forma perfeita Renato Augusto, que chutou ao gol e parou nas mãos do goleiro do Coritiba.

Renato Augusto, tomando conta do jogo, fez um salseiro na defesa adversária, sofreu a falta e chamou a torcida para dentro de campo. Após a cobrança da bola parada, a bola foi cortada pela zaga alviverde.

Com 40 minutos de jogo, Moscardo deu um passe errado, no pé do adversário, e concedeu um contra-ataque para o Coritiba. Murillo não conseguiu afastar a bola de forma efetiva e Cássio teve que fazer uma defesa difícil para evitar o segundo gol do Coxa no jogo.

Quatro minutos depois, Maycon tentou finalizar de fora da área para igualar o placar, mas a bola acabou subindo demais e não levou perigo nenhum ao gol adversário.

O juiz deu quatro minutos de acréscimo, mas o Corinthians não conseguiu criar grandes chances. No último lance, em cobrança de falta, Fagner chutou direto para o gol e parou nas mãos de Gabriel, goleiro do Coritiba.

Yuri teve uma grande chance no início do jogo. Foto: Miguel Schincariol/Getty Images

Segundo tempo

Para a etapa final, Luxemburgo fez três mudanças. Bruno Méndez e Matheus Bidu entraram nas laterais, nos lugares de Fagner e Fábio Santos, respectivamente. Wesley também iniciou o segundo tempo no lugar de Gabriel Moscardo, mudando a formação do time com a alteração.

Gol do Corinthians: Após disputa do Corinthians na área do Coritiba, em cobrança de escanteio, Gil precisou apenas empurrar a bola para o fundo do gol após um rebote de finalização de Yuri Alberto. Tudo igual na Neo Química Arena aos cinco minutos da etapa final.

Segundo gol do Corinthians: Com pressão logo após a saída de bola, Renato Augusto acertou um lindo lançamento para Ruan Oliveira, que deu um passe de cabeça para Yuri Alberto. O camisa 9 se jogou na bola e empurrou a bola para o fundo do gol. 2 x 1 para o Timão!

O Corinthians seguiu em cima. Adson roubou a bola na intermediária e encontrou Yuri em profundidade. O centroavante conseguiu finalizar, mas acabou errando o alvo. Fiel Torcida gritou mais alto ainda.

Ruan Oliveira teve grande chance após um ótimo passe de Renato Augusto. O camisa 33 arrancou até a entrada da área e finalizou para o gol. Contudo, o goleiro adversário conseguiu realizar a defesa em dois tempos.

Coritiba teve sua primeira chance apenas aos 16 minutos. Em contra-ataque, o Coxa escapou pela esquerda da defesa do Corinthians e cruzou para a área. O lançamento não encontrou ninguém.

Minutos depois, Cássio foi obrigado a realizar grande defesa em finalização livre de Robson. Em seguida, o zagueiro Murillo afastou a bola.

Terceiro gol do Corinthians: Golaço do Cria! Wesley recebeu livre no lado esquerdo do ataque corinthiano e, com sua velocidade, partiu para o ataque. Com espaço, não hesitou em finalizar de forma cruzada e marcou seu segundo gol pelo profissional do Time do Povo. 3 x 1 para o Timão.

Coritiba teve grande chance aos 26′. Cássio pressionou o atacante coritibano e Matheus Bidu afastou a bola em cima da linha, mantendo a vantagem do Corinthians no segundo tempo.

Quatro minutos depois, Adson encontrou Maycon livre dentro da área, que cabeceou certamente e parou em grande defesa do goleiro alviverde. No escanteio, o Corinthians não conseguiu criar grande chance.

Para ganhar ritmo, Matías Rojas entrou com sua nova camisa 10 no lugar de Yuri Alberto, que colaborou com praticamente dois gols no placar final.

Perto do fim do jogo, Gil roubou a bola no campo de defesa, tocou a bola para Adson e se ofereceu dentro da área para chegar à finalização. O camisa 4 do Timão apareceu livre, chutou, mas não conseguiu acertar o alvo.

O árbitro deu cinco minutos de acréscimo. O Corinthians não continuou na mesma toada, mas não cedeu grandes chances, mesmo com o Coritiba mantendo a posse de bola e envolvendo o Timão em passes.

Estatísticas gerais (SofaScore)

Corinthians: três gols marcados, 54% de posse de bola, 17 finalizações (nove certas, sete erradas e uma travadas), quatro escanteios, dois impedimento, 17 faltas cometidas, dois cartões amarelo (Fagner e Maycon), sete grande chance criadas, três defesas de Cássio, 459/530 passes, 22/45 bolas longas, 4/11 cruzamentos, 11/21 dribles, 119 perdas da posse de bola, 52 duelos ganhos, 13 disputas aéreas vencidas, 16 desarmes, 11 interceptações e 12 cortes

Coritiba:um gol marcado, 46% de posse de bola, 12 finalizações (quatro certas, cinco erradas e três travadas), dois escanteios, nenhum impedimento, 13 faltas cometidas, dois cartões amarelos (Victor Luis e Henrique), três grandes chances criadas, cinco defesas do goleiro, 369/448 passes, 14/39 bolas longas, 1/15 cruzamentos, 11/16 dribles, 128 perdas da posse de bola, 56 duelos ganhos, nove disputas aéreas vencidas, 19 desarmes, oito interceptações e 14 cortes

Veja mais:

Conheça a Fala Timão: a operadora de telefonia móvel que conecta você ao Corinthians, com cobertura em todo o Brasil e ainda 50% de desconto em seis recargas para os sócios do Fiel Torcedor. Apoie o clube a cada recarga realizada e aproveite diversos benefícios exclusivos!

Primeiro turno de 2023 será um dos piores do Corinthians no atual formato do Brasileirão

Depois de boa fase, Coritiba chega com duas derrotas seguidas para enfrentar o Corinthians

Cássio deseja feliz Dia dos Pais à torcida do Corinthians em vídeo publicado pelo clube

Notícias do Corinthians

Rolar para cima