- Por Nágela Gaia / Redação da Central do Timão
Em 27 de abril de 2014, o Corinthians se separava oficialmente do Pacaembu, um estádio de futebol que se confunde com a história Alvinegra. O duelo contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, foi o último antes da mudança definitiva para a Neo Química Arena. Na despedida, a vitória por 2×0 (gols de Guilherme e Gil) foi a de número 996 em 1.687 jogos do clube naquele gramado. Foram ainda 395 empates e 326 derrotas.
O clima de festa proporcionado pelo público de 39 mil presentes, ainda se completou com a apresentação do volante Elias, que havia defendido o Flamengo na temporada anterior, e foi recebido com carinho pelas duas torcidas.
O Corinthians foi a campo comandado por Mano Menezes, com: Cássio; Fagner, Cléber, Gil, Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Petros, Jadson; Romarinho e Guerrero. Durante a partida, Danilo, Luciano e Malcom também entraram.
Logo aos 10 minutos, em jogada de escanteio, a bola sobrou para Guilherme abrir o placar e colocar um freio no ritmo intenso dos donos da casa. Em desvantagem, o Flamengo saiu para o ataque, e o Corinthians esperava espaços que praticamente não existiram para contra-ataque. Primeiro tempo de futebol burocrático, com raros lances de emoção, tendo apenas duas finalizações para cada lado e nenhuma defesa dos goleiros.
Na volta do intervalo, o Flamengo se manteve no campo de ataque, com maior posse de bola, mas não apresentava qualidade, a não ser em uma defesa importante de Cássio que impediu o gol de empate.
Incomodado pela primeira vez no jogo, o Corinthians trocou peças (saíram Guerrero, Petros e Romarinho, entraram Luciano, Danilo e Malcom), renovou o gás e ampliou, com Gil.
O Timão entrou em campo na Saudosa Maloca pela última vez em 2019, no clássico contra o Palmeiras, pelo Brasileirão daquele ano, que terminou empatado em 1×1, atuando como visitante.
Já a última vez que o Alvinegro mandou uma partida no local foi também em um clássico: 2×1 sobre o São Paulo em 27 de janeiro de 2018, com gols de Jadson e Balbuena.