- Por Levi Natan / Redação da Central do Timão
Na tarde deste domingo (05), o Corinthians enfrentou o Grêmio, na Neo Química Arena, em partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. No duelo, as equipes empataram em 1×1, com Renato Augusto sendo o autor do gol corinthiano, no final da partida.
Para a partida, o técnico Sylvinho decidiu mandar a seguinte equipe a campo: Cássio; Du Queiroz, Gil, João Victor, Fábio Santos; Xavier, Giuliano, Renato Augusto, Róger Guedes, Willian; Jô.
Já o time gremista, comandado por Vagner Mancini, foi com a seguinte escalação para campo: Gabriel Grando; Diogo Barbosa, Kannemann, Pedro Geromel, Rafinha; Thiago Santos, Lucas Silva, Campaz, Ferreirinha, J. Robert; Diego Souza.
O jogo
Primeiro tempo
O Corinthians começou o jogo encontrando dificuldades para entrar na defesa do Grêmio, que se fechava bem atrás e impunha uma marcação alta que dificultava a saída de bola alvinegra. Com Jô isolado entre os zagueiros gaúchos, a alternativa foi trabalhar a bola com Renato Augusto, Róger Guedes e Willian, que se movimentaram bastante no ataque e criaram as melhores jogadas da primeira etapa.
Apesar disso, o Grêmio era a equipe que mais chegava com perigo, aproveitando passes errados na saída corinthiana e tentando contra ataques perigosos. Um começo de jogada na defesa do Corinthians foi onde saiu o gol do Grêmio.
Gol do Grêmio: Aos 39, Xavier erra na saída de bola do Corinthians, o Grêmio trabalha a bola até chegar em Ferreirinha, que dribla Du Queiroz na linha de fundo, cruza na área e vê Fábio Santos falhar na marcação de Diego Souza, que domina e ainda tem tempo de tocar para o fundo das redes do gol de Cássio, que também vai mal na saída de bola.
Segundo tempo
Com a vantagem no placar, o Grêmio voltou para o segundo tempo procurando administrar a vitória e aproveitar cada parada no jogo para ganhar tempo. Aos 5 minutos do segundo tempo a primeira grande chance do Corinthians na partida, com Willian, em jogada individual, passando por toda grande área gremista e chutando para boa defesa de Gabriel Grando, espalmando para a linha de fundo.
Aos 12, Sylvinho decide fazer a primeira alteração na equipe, tirando Xavier para colocar Gabriel Pereira em campo.
O Corinthians até melhorou no número de finalizações, mas não conseguia chegar com perigo no gol de Gabriel Brando. Sylvinho decide colocar Mosquito para saída de Giuliano, aos 32 minutos. O Grêmio se postou bem na defesa e não dava muito espaço para o Corinthians, que girava a bola no ataque, e tentou diversos cruzamentos, sem sucesso, na área.
Gol do Corinthians: Com o Grêmio bem postado defensivamente, o jeito era tentar algo de fora da área. Aos 40, Renato Augusto recebeu a bola e chutou bem de fora da área, sem chances para Gabriel Brando, empatando a partida em 1×1.
E agora?
Com o resultado o Corinthians vai a 57 pontos, na 4ª colocação, garantindo a classificação direta na fase de grupos da Copa Libertadores do próximo ano. Já o Grêmio permanece em 18º lugar, com 40 pontos conquistados, e uma situação praticamente irreversível na questão do rebaixamento.
Veja também:
Corinthians está perto de assinar com um novo patrocinador para ajudar na busca por um centroavante
Gerente da base do Corinthians, Carlos Brazil tem acerto encaminhado para retornar ao Vasco
Corinthians divulga nota suspendendo contratação de Lucas Strabko, conhecido como “Cartolouco”