O Corinthians voltou a campo na noite desta quarta-feira (20), diante da Portuguesa-RJ, no Estádio do Café, em partida que teve início às 21h30 e foi válida pela terceira fase da Copa do Brasil. No duelo, o Timão saiu atrás, mas buscou o empate com Jô ainda no primeiro tempo, o que decretou o placar final da partida em 1×1.
Para o jogo, o técnico da Portuguesa-RJ, Toninho Andrade escalou a Lusa com a seguinte equipe: George; Joazi, Itambé, Leandro Amaro, Sidney; Jefferson, Jhonnatan, Claudinho; Cafu, Rafael Pernão e Cafu.
Já o técnico Vítor Pereira decidiu fazer alterações na equipe e escalou o seguinte time: Ivan; Fagner, Gil, Robert, Bruno Melo; Xavier, Roni, Giuliano; Gustavo Silva, Adson e Jô.
O jogo
Primeiro tempo
A Portuguesa começou impondo pressão no campo ofensivo do Corinthians e logo no primeiro minuto de partida abriu o placar, após Xavier ser desarmado por Cafu no campo de defesa, os jogadores do Corinthians pedem falta, o árbitro ignora, e o camisa 10 bate chapado no canto direito, sem chances para o goleiro Ivan.
Aos oito minutos, Gustavo Mosquito faz jogada pela esquerda, passa por Joazi, leva o carrinho e despenca. Os jogadores do Corinthians questionaram de pênalti, porém, o árbitro dá apenas tiro de meta. Vale ressaltar que nessa fase da Copa do Brasil, não tem árbitro de vídeo.
O Corinthians explorou muito as jogadas pelos lados nesse início de partida e aos dezenove minutos, Bruno Melo lança Gustavo Mosquito pela esquerda, que recebe, bate para o gol, exigindo boa defesa do goleiro George da Portuguesa.
Dois minutos depois, novamente Gustavo Mosquito teve uma boa oportunidade. Após Giuliano cruzar para trás, o camisa 19 pega de primeira, mas erra o alvo.
Apesar de ter começado o jogo errando muitos passes e aos poucos se acertando depois do gol sofrido, o Corinthians pressiona o sistema defensivo da Portuguesa em um 4-1-4-1, forçando as jogadas pelas laterais, com Giuliano e Roni se enfiando pelas pontas.
Aos 41 minutos, Bruno Melo encontra Giuliano e enfia bola para camisa 11, porém, o mesmo bate fraco para o gol, nas mãos de George.
Primeiro gol do Corinthians: aos quarenta e quatro minutos, após Gustavo Mosquito arrancar pela direita, o camisa 19 cruza para a área e encontra Jô no segundo pau. O centroavante ajeita e marca de perna direita, empatando a partida no Estádio do Café. É o terceiro gol do camisa 77 na temporada, além da primeira assistência de Gustavo Mosquito em 2022.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o técnico Vítor Pereira decidiu fazer três alterações no time. Saíram Fagner, Jô e Adson para as entradas de Rafael Ramos, Giovane e Gustavo Mantuan.
Aos quatro minutos, Kayron faz falta em Giuliano e recebe cartão amarelo.
A primeira boa oportunidade do Timão aconteceu aos 15 minutos, com Gustavo Mantuan sendo lançado por Xavier no lado esquerdo do ataque, invadindo a área e chutando na zaga.
Aos 16 minutos, Vítor Pereira faz mais uma alteração no Corinthians. Du Queiroz entra para a saída de Giuliano.
O Timão foi melhorando no decorrer do segundo tempo e teve outra boa oportunidade aos 16 minutos. Giovane recebe, arrisca de fora da área e a bola passa com perigo por cima do gol da Lusa.
A Portuguesa-RJ respondeu logo depois. Andrezinho toca para Rafael Pernão dentro da área, que chuta, mas a bola é desviada e vai para a linha de fundo.
Aos 29 minutos, Wesley ganhou sua primeira oportunidade na equipe principal do Timão. O atleta entrou para a saída de Gustavo Mosquito, na última alteração feita por Vítor Pereira no jogo.
Quatro minutos depois, o próprio Wesley quase virou o placar para o Timão. Em bola cruzada na área, o atleta antecipou e cabeceou a bola antes do goleiro chegar. No entanto, a bola saiu por cima do gol levando perigo. Com o choque entre os jogadores, o goleiro George acabou sendo substituído por Paulo Henrique.
E agora?
O próximo compromisso do Corinthians será neste sábado (23), às 19h, diante do Palmeiras, na Arena Barueri, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro. Pela Copa do Brasil, o Timão volta a campo no dia 11 de maio (quarta-feira), às 21h30, na Neo Química Arena.
Veja também:
Boca Juniors pode ficar sem treinador às vésperas de jogo contra o Corinthians na Libertadores
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados