O Corinthians voltou a campo neste domingo, 29, para receber o América-MG na Neo Química Arena. O jogo teve início ás 18h (de Brasília), e foi válido pela oitava rodada do Brasileirão. O Timão não teve uma grande exibição nos dois tempos e até saiu atrás no placar após gol de Aloisio no segundo tempo, mas conseguiu buscar o empate com Gustavo Mosquito.
O técnico corinthiano, Vítor Pereira, não pôde contar com cinco jogadores nesta noite: João Victor (entorse no tornozelo), Fagner (transição), Paulinho (lesão no joelho), Ruan Oliveira (transição) e Jô (trauma na perna esquerda). O português optou por promover oito alterações na equipe titular em relação ao último compromisso. Assim, a escalação foi a seguinte: Cássio; Rafael Ramos, Gil, Raul Gustavo e Fábio Santos; Du Queiroz, Roni e Renato Augusto; Willian, Róger Guedes e Júnior Moraes.
Já o treinador americano, Vagner Mancini, contou com 12 desfalques, todos no departamento médico: Índio Ramirez, Conti, João Paulo, Juninho, Matheusinho, Pedrinho, Wellington Paulista, Paulinho Bóia, Everaldo, Eduardo, Berrío e Jori. Portanto, o time entrou em campo com a seguinte formação: Jailson; Patric, Iago Maidana, Luan Patrick e Marlon; Lucas Kal; Gustavinho, Alê, Juninho e Felipe Azevedo; Aloisio.
Primeiro tempo
O Corinthians iniciou com Róger Guedes pelo lado direito do ataque, enquanto Willian ocupava a faixa esquerda. O primeiro lance corinthiano, com segundos de jogo, foi com Du Queiroz, que tentou inverter bola para o campo ofensivo, mas viu a zaga afastar. Ainda com menos de um minuto, Juninho precisou ser retirado de campo após sofrer uma pancada e ficar caído.
Com dois minutos, Du Queiroz carregou pelo meio e tentou enfiar para Róger Guedes entre os zagueiros, mas a defesa americana interceptou. Logo depois, Willian tentou roubar a bola no campo ofensivo do Timão com um carrinho, e, após a disputa, a bola foi em direção ao gol de Jailson. O goleiro, porém, ficou com a bola sem sustos.
Já aos quatro minutos, o América-MG cobrou falta para o miolo da área alvinegra. Os defensores corinthianos afastaram o perigo. Dois minutos depois, Roni brigou pela bola no meio-campo e, na raça, conseguiu vencer. Ele passou para Róger Guedes, que foi parado com falta logo em seguida. Na cobrança, a equipe não conseguiu manter o ataque.
O Coelho marcava pressão no campo de ataque e buscava dificultar a saída de bola do Timão. Aos dez minutos, Willian partiu em contra-ataque pelo meio e encontrou Renato Augusto aberto pela esquerda. O meia devolveu para o camisa 10, que encontrou bom passe de volta para o companheiro. O camisa 8 dominou girando para finalizar, mas foi travado.
O América-MG respondeu instantes depois. O Corinthians errou saída de bola na defesa e Lucas Kal arriscou de longe, mandando uma bomba no travessão de Cássio. No lance seguinte, Willian partiu em novo contra-ataque e foi parado com falta por Gustavinho. A infração rendeu cartão amarelo ao americano.
Aos 17 minutos, Willian puxou novo contragolpe para o Timão. Ele carregou e quase chegou a infiltrar a área pelo lado esquerda, mas optou pelo toque para Renato Augusto na meia-lua. O meia escorregou, mas Roni aproveitou e passou para Róger Guedes na direita. O atacante levou para o fundo e conseguiu escanteio, mas sem perigo. O Corinthians passou a tentar pressionar o adversário no campo de ataque.
Aos 19 minutos, Roni fez o corta-luz para Róger Guedes no campo defensivo. O camisa 9 dominou e foi carregando para o ataque. Ele enxergou Renato Augusto aberto pelo lado esquerdo e tentou acionar o companheiro, mas errou o passe.
Logo depois, Willian sofreu falta na ponta esquerda. Renato alçou a bola na área e Jailson chegou afastando de soco, afastando parcialmente. Logo em seguida, Júnior Moraes ia levando a melhor contra a defesa americana na meia-lua, mas caiu antes de ficar em condições de finalizar. Ele pediu falta, mas o árbitro Anderson Daronco nada marcou.
A equipe alvinegra conseguiu boa trama pela direita aos 24. Rafael Ramos ficou preso na marcação adversária e conseguiu tocar para Roni mais atrás, que encontrou Róger Guedes. O atacante deu um toque de calcanhar, tirou dois marcadores e deixou o lateral-direito em condições de finalizar. O português chutou cruzado e exigiu defesa de Jailson.
Segundos depois, o Coelho assustou com Aloisio. A bola ficou viva na área de Cássio e o jogador americano arriscou uma bicicleta, que passou raspando a trave corinthiana. Logo depois, Lucas Kal finalizou de fora da área e obrigou Cássio a mandar para escanteio. O time mineiro continuou pressionando, mas não levou mais perigo neste momento.
Aos 27, os mandantes responderam as chegadas do América-MG. Willian carregou em velocidade pela esquerda, cortou para o meio e finalizou rasteiro, dando trabalho para Jailson. Em seguida, o camisa 10 precisou sair de campo após sentir dores na perna direita, mas retornou rapidamente.
Logo após voltar a campo, Willian, em velocidade, arriscou passe em profundidade para Júnior Moraes nas costas do defensor adversário. O centroavante, porém, não conseguiu chegar e o zagueiro levou a melhor. Com 30 minutos no relógio, Marlon sofreu falta de Róger Guedes e ficou caído. O lateral precisou sair de campo para ser atendido.
O Corinthians passou um bom tempo rodando a bola e buscando espaços, até que, aos 36, Renato Augusto tentou cruzamento da direita e conseguiu escanteio. Porém, Rafael Ramos fez falta de ataque logo após a cobrança do tiro de canto.
O jogo começou a ficar pegado, principalmente no meio-campo, com faltas e laterais excessivos. Os times não conseguiam criar lances de perigo e o duelo começou a ficar moroso. Aos 43 minutos, Willian voltou a sentir dores e precisou ser substituído por Adson.
Logo após a alteração, Aloisio recebeu passe no ataque, invadiu a área e marcou um belo gol após tirar Cássio do lance com uma cavadinha. Logo em seguida, o árbitro assistente anotou impedimento do atacante americano e anulou o gol.
Anderson Daronco acrescentou dois minutos no primeiro tempo. Deu tempo de Du Queiroz arriscar um lançamento para o ataque, mas ver Jailson ficar facilmente com a bola. As equipes foram para o intervalo com o placar zerado.
Estatísticas do Corinthians no primeiro tempo (SofaScore): 60% de posse de bola, três finalizações (duas no gol e uma travada), três escanteios, sete faltas cometidas, uma defesa de Cássio, 218/262 passes, 8/27 bolas longas, 0/7 cruzamentos, 3/7 dribles, 68 perdas de posse de bola, 29 disputas de bola vencidas, cinco disputas aéreas vencidas, 13 desarmes, nove interceptações e nove cortes.
Estatísticas do América-MG no primeiro tempo (SofaScore): 40% de posse de bola, quatro finalizações (uma no gol, uma na trave e duas travadas), três escanteios, um impedimento, oito faltas cometidas, um cartão amarelo (Juninho), duas defesas de Jailson, 123/173 passes, 16/34 bolas longas, 1/7 cruzamentos, 7/11 dribles, 79 perdas de posse de bola, 30 disputas aéreas vencidas, nove desarmes, duas interceptações e oito cortes.
Segundo tempo
O técnico português Vítor Pereira optou por realizar duas alterações no Corinthians para o segundo tempo. Júnior Moraes e Roni saíram e deram lugar a Gustavo Mosquito e Maycon. Já o América-MG trocou zagueiro por zagueiro. Vagner Mancini colocou Gustavo Marques na vaga de Iago Maidana.
Logo com um minuto, Gustavo Mosquito tentou sair em contra-ataque, mas foi parado com falta. Aos dois minutos, o Coelho tentou chegar pelo meio. Rafael Ramos ficou com a bola e conseguiu sair do campo defensivo com um belo drible próximo à linha lateral. Ele avançou e arriscou um lançamento para Róger Guedes, porém a defesa americana levou a melhor.
Logo depois, Maycon lançou Renato Augusto na área, mas exagerou na força. Um minuto depois, aos cinco, Aloisio, sozinho na área, completou cruzamento de cabeça e exigiu defesa sem sustos de Cássio. Em seguida, Renato Augusto vez falta no campo de ataque. De frente para o gol, mas de muito longe, Patric cobrou rolando para Luan Patrick, que mandou uma bomba rasteira pela linha de fundo.
Aos dez minutos, Cássio saiu jogando com Rafael Ramos, que lançou Maycon no ataque. O volante dominou bonito, mas acabou sendo derrubado rente à linha lateral. Daronco mandou o jogo seguir, e o meio-campista corinthiano recebeu cartão amarelo por reclamação.
Três minutos depois, Rafael Ramos afastou mal de cabeça dentro da área e deu a bola nos pés de Aloisio. O atacante ajeitou e bateu, mas Gil o chute explodiu em Gil e não levou perigo à meta alvinegra.
Com 15 minutos no relógio, o Timão fez boa trama com Adson e Rafael Ramos pela ponta direita e conseguiu cobrança de lateral. O português cobrou para o meio da área, mas a zaga afastou. Logo em seguida, Adson tentou proteger e sofreu falta no meio-campo.
Um minuto depois, o América-MG chegou pelo lado direito de seu ataque. Em cruzamento rasteiro, a equipe adversária conseguiu finalizar com Juninho, mas Cássio ficou com a redonda. Já aos 18, Renato Augusto cobrou falta na ponta esquerda diretamente para o gol. A bola tinha endereço, mas Jailson encaixou.
Segundos depois, o técnico português Vítor Pereira colocou Lucas Piton na vaga de Fábio Santos. O Timão já havia feito quatro substituições nesta altura do jogo. Com 19 minutos, Maycon desviou bola após cobrança de escanteio e quase conseguiu surpreender Jailson.
Primeiro gol do América-MG: aos 21 minutos, o Coelho conseguiu escanteio pelo lado direito do ataque. Na cobrança, Alê desviou na primeira trave e deixou Aloisio em ótimas condições. O atacante só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.
O Corinthians até tentava esboçar lances no ataque em busca do empate, mas abusava dos passes errados e não conseguia incomodar o goleiro Jailson.
Aos 26, Vagner Mancini colocou Pedrinho na vaga de Gustavinho na equipe mineira. Cinco minutos depois, Du Queiroz arriscou lançamento no meio da área. Porém, a bola ficou facilmente com o arqueiro rival. O Timão errava muitos passes e não conseguia se impor em campo.
O Corinthians chegou aos 32. O América-MG perdeu a posse de bola na defesa e Gustavo Mosquito aproveitou pela esquerda. Ele infiltrou a área e tentou o passe para Adson mais atrás, mas o jovem demorou para finalizar e perdeu boa chance. Na sequência, Róger Guedes cruzou para a área, mas abusou da força.
Logo depois, o Coelho colocou Henrique Almeida na vaga de Aloisio. Já Vítor Pereira sacou Renato Augusto e promoveu a entrada de Giuliano.
Primeiro gol do Corinthians: aos 36 minutos, o Timão cobrou escanteio e a zaga desviou para trás. Róger Guedes, sozinho, cabeceou e exigiu ótima defesa de Jailson. O goleiro espalmou e Mosquito, embaixo da trave, empurrou para o gol e igualou o placar.
Três minutos depois do gol, Gil fez falta no campo de defesa e sofreu cartão amarelo. O América-MG fez suas duas últimas alterações logo em seguida. Zé Ricardo e Rodriguinho entraram em campo, enquanto Juninho e Felipe Azevedo saíram.
O Timão voltou a chegar aos 40 minutos. Após bate-rebate na área, Giuliano arriscou uma bicicleta, mas não achou a bola. Na base dos gritos de quase 35 mil vozes nas arquibancadas da Neo Química Arena, a equipe mandante pressionava em busca do empate nos minutos finais.
Aos 43, Gustavo Mosquito conseguiu escanteio após bom lance individual. Maycon cobrou, a bola ficou viva e Du Queiroz bateu de primeira de fora da área, mas pegou muito mal e mandou pela linha fundo.
O árbitro Anderson Daronco acrescentou cinco minutos neste primeiro tempo. No primeiro acrescido, Patric cobrou falta com muito veneno e exigiu defesa de Cássio com as pontas dos dedos. No escanteio, a zaga alvinegra afastou e Mosquito tentou puxar contra-ataque, mas foi parado com falta. Sem novos lances de perigo, as equipes ficaram no empate por 1 x 1.
Estatísticas do Corinthians no segundo tempo (SofaScore): 66% de posse de bola, quatro finalizações (duas no gol, uma para fora e uma travada), três escanteios, nenhum impedimento, dois cartões amarelos (Gil e Maycon), três defesas de Cássio, 224/279 passes, 11/30 bolas longas, 1/9 cruzamentos, 8/12 dribles, 85 perdas da posse de bola, 42 disputas de bola vencidas, oito disputas aéreas vencidas, 15 desarmes, seis interceptações e sete cortes.
Estatísticas do América-MG no segundo tempo (SofaScore): 34% de posse de bola, nove finalizações (quatro no gol, duas para fora e três travadas), dois escanteios, uma defesa de Jailson, 97/143 passes, 11/27 bolas longas, 2/5 cruzamentos, 3/10 dribles, 80 perdas da posse de bola, 19 disputas de bola vencidas, quatro disputas aéreas vencidas, seis desarmes, cinco interceptações e 19 cortes.
Estatísticas do Corinthians durante os 90 minutos + acréscimos (SofaScore): 63% de posse de bola, sete finalizações (quatro no gol, uma para fora e duas travadas), seis escanteios, 13 faltas cometidas, dois cartões amarelos (Gil e Maycon), quatro defesas de Cássio, 442/541 passes, 19/57 bolas longas, 1/16 cruzamentos, 11/19 dribles, 153 perdas da posse de bola, 71 disputas de bola vencidas, 28 desarmes, 15 interceptações e 16 cortes.
Estatísticas do América-MG durante os 90 minutos + acréscimos (SofaScore): 37% de posse de bola, 13 finalizações (cinco no gol, três para fora [uma na trave] e cinco travadas), cinco escanteios, um impedimento, 19 faltas, um cartão amarelo (Gustavinho), três defesas de Jailson, 220/316 passes, 27/61 bolas longas, 3/12 cruzamentos, 10/21 dribles, 159 perdas da posse de bola, 49 disputas de bola vencidas, 11 disputas aéreas vencidas, 15 desarmes, sete interceptações e 27 cortes.
E agora?
Com o resultado, o Corinthians atingiu seu quinto empate seguido na temporada e chegou aos 15 pontos no Brasileirão. A equipe segue com a maior pontuação da competição, mas perdeu a liderança para o Palmeiras nos critérios de desempate. O próximo compromisso do Timão será daqui a seis dias, contra o Atlético-GO, em Goiânia.
Veja mais:
Corinthians pode atingir sequência de resultados que não ocorre há mais de nove anos neste domingo
Mesmo com goleada contra o Kindermann, Corinthians Feminino segue na vice-liderança do Brasileirão
Corinthians corre risco de perder dupla de volantes para a próxima rodada do Brasileirão
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados