- Por Vinícios Cotrim | Redação da Central do Timão
Na partida contra a Portuguesa, que terminou 0 x 0, o Corinthians terminou o jogo com 534 passes efetuados, que gerou um aproveitamento de 87% das tentativas. Esse número alto não é novidade na equipe, visto que Fernando Lázaro está tentando impor um novo estilo de futebol no elenco alvinegro.
Em 2022, quando Fernando ainda era auxiliar técnico da equipe, ele assumiu o time de maneira interina por cinco jogos, e teve um estilo semelhante ao que está apresentando em 2023. Mesmo após a chegada de Vítor Pereira, o Corinthians foi o time que mais trocou passes no Paulistão do ano passado, com média de 508.4 por partida.
Neste ano, a média diminuiu, mas a posição no ranking continua a mesma. Nos oito jogos disputados até o momento, o Corinthians tem uma média de 493 passes certos por partida, superando todas as outras equipes do estadual. Na posse de bola, contudo, fica em segundo colocado, com 60.1% de média.
As grandes chances de gol, por outro lado, não refletem as estatísticas citadas. Até o momento, foram apenas sete criações, sendo uma das piores equipes neste quesito. Palmeiras, por exemplo teve 16 grandes chances no Paulistão. São Bernardo, vice-líder geral, já teve 15.
A falta de criação do Corinthians já foi citada por torcedores e chegou ao Fernando Lázaro, que explicou a oscilação da equipe neste início de temporada e falou sobre o trabalho, que demanda tempo para ajustar os defeitos.
Confira o top-5 equipes com mais passes certos no Paulistão (segundo o SofaScore):
1 – Corinthians: 493.8
2 – São Paulo: 451.4
3 – Red Bull Bragantino: 365.0
4 – Guarani: 359.3
5 – Palmeiras: 356.0
Veja mais:
Corinthians negocia empréstimo de Rodrigo Varanda ao América-MG
Tamires alcança meia do Corinthians Feminino em artilharia da Neo Química Arena