Nesta quarta-feira (09), o Corinthians comemora uma data histórica, desportiva e social, que remonta às origens do clube, fundado por operários para ser um contraponto ao elitizado futebol da época. Trata-se dos 97 anos da primeira atuação de um jogador negro oficialmente inscrito pela equipe. O Timão recordou a data em suas redes sociais.
Um dos primeiros e poucos clubes a receber jogadores negros em seu plantel, o Corinthians conseguiu inscrever Asdrúbal Cunha, conhecido como Bingo, para o Campeonato Paulista de 1919, após muitas divergências com a já extinta Liga Paulista.
Antes disso, em 1915, o Alvinegro havia tentado inscrever Davi, o primeiro jogador negro a vestir o manto do Timão, mas esbarrou em rejeições e retaliações da Liga.
Desde a sua fundação em 1910, o Corinthians esbarrava em proibições e regras inusitadas da Liga Paulista, em especial, pelo fato de ser um clube de origem humilde e operária, que lutava pela popularização do futebol brasileiro e para enfrentar equipes da elite estadual, como o antigo Club Athletico Paulistano.
Pelo Corinthians, Bingo anotou cinco gols em apenas oito partidas disputadas, inclusive em sua estreia com a camisa do Timão, em 9 de fevereiro de 1919, quando anotou dois dos cinco gols da vitória alvinegra sobre a Ponte Preta, em amistoso disputado no Hipódromo Campineiro.
Veja também:
Jogo entre Corinthians e Mirassol não terá transmissão na TV; saiba onde assistir
De olho em futura venda, Corinthians mantém percentual de Gabriel, que está perto do Internacional
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados