Corinthians recebe peça artística da Jaguar Parade

Personalizada com os nomes dos maiores jogadores que já vestiram a camisa do Corinthians, onça-pintada está exposta no CT Joaquim Grava

Escultura sendo finalizada no CT Joaquim Grava, recebendo os nomes de grandes personagens da história do Corinthians estilizados em forma de pintas da onça (Foto: Luan Almeida/Index)

Na última quinta-feira o Corinthians recebeu uma peça artística integrante da Jaguar Parade, que é uma intervenção artística urbana, que reúne mais de 80 esculturas de onças-pintadas estilizadas. O objetivo da ação é chamar atenção para a degradação da fauna silvestre no país, especialmente a onça-pintada, que corre risco de extinção. Depois de pintadas, as peças são expostas em diversos pontos da cidade de São Paulo, e antes do final do ano serão leiloadas. Metade do valor arrecadado será destinado a entidades brasileiras com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema.

O artista plástico e ativista Pedro Frazão finalizando sua obra “Corinthians, o maior da América” no CT Joaquim Grava (Foto: Luan Almeida/Index)

A onça-pintada que ficará no CT Joaquim Grava foi idealizada pelo artista Pedro Frazão, que é corinthiano e ativista de causas urbanas. O título de sua obra é “Corinthians, o maior da América”.

Danilo Avelar, Junior Urso e Gabriel prestigiaram a finalização da obra. (Foto: Luan Almeida/Index)

Os nomes dos maiores jogadores que já vestiram a camisa do Corinthians foram personalizados no formato das pintas da onça no projeto. Após o treino, o técnico Fábio Carille e os jogadores Gabriel, Junior Urso e Danilo Avelar foram prestigiar a finalização da obra.

Fábio Carille mostrando que seu nome também foi estilizado em formato de pinta da onça (Foto: Luan Almeida/Index)

A onça-pintada
Segundo o IBAMA, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria “quase ameaçada” de extinção. Originalmente, a onça-pintada habitava desde o Sudoeste dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.

A Artery, responsável pela iniciativa, já organizou eventos como a CowParade e importou a Elephant Parade no Brasil e agora desenvolveu o projeto da Jaguar Parade, 100% nacional.

Veja abaixo mais fotos do artista Pedro Frazão e sua onça “Corinthians, o maior da América”

(Crédito das fotos: Luan Almeida/Index)

Por Nágela Gaia

Rolar para cima