Personalizada com os nomes dos maiores jogadores que já vestiram a camisa do Corinthians, onça-pintada está exposta no CT Joaquim Grava
Na última quinta-feira o Corinthians recebeu uma peça artística integrante da Jaguar Parade, que é uma intervenção artística urbana, que reúne mais de 80 esculturas de onças-pintadas estilizadas. O objetivo da ação é chamar atenção para a degradação da fauna silvestre no país, especialmente a onça-pintada, que corre risco de extinção. Depois de pintadas, as peças são expostas em diversos pontos da cidade de São Paulo, e antes do final do ano serão leiloadas. Metade do valor arrecadado será destinado a entidades brasileiras com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema.
A onça-pintada que ficará no CT Joaquim Grava foi idealizada pelo artista Pedro Frazão, que é corinthiano e ativista de causas urbanas. O título de sua obra é “Corinthians, o maior da América”.
Os nomes dos maiores jogadores que já vestiram a camisa do Corinthians foram personalizados no formato das pintas da onça no projeto. Após o treino, o técnico Fábio Carille e os jogadores Gabriel, Junior Urso e Danilo Avelar foram prestigiar a finalização da obra.
A onça-pintada
Segundo o IBAMA, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria “quase ameaçada” de extinção. Originalmente, a onça-pintada habitava desde o Sudoeste dos Estados Unidos até o Norte da Argentina. Hoje, ela está oficialmente extinta nos Estados Unidos, é muito rara no México e já praticamente desapareceu da maior parte das regiões Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil.
A Artery, responsável pela iniciativa, já organizou eventos como a CowParade e importou a Elephant Parade no Brasil e agora desenvolveu o projeto da Jaguar Parade, 100% nacional.
Veja abaixo mais fotos do artista Pedro Frazão e sua onça “Corinthians, o maior da América”
Por Nágela Gaia