A vitória por 1 x 0 sobre o Athletico-PR, na noite da última quarta-feira, 01/11, na Neo Química Arena, praticamente garantiu a permanência do Corinthians na Série A em 2024. De acordo com três projeções matemáticas diferentes (UFMG, Espião Estatístico e Infobola), o clube, agora, está com quase nenhuma chance de rebaixamento à Série B.
O estudo da Universidade Federal de Minas Gerais é o mais otimista e diz que, agora, a probabilidade de o Corinthians ser rebaixado é de apenas 3,7%. Para efeito de comparação, o número chegou a ser de 25,3% após o empate com o lanterna América-MG, três rodadas atrás. Os quatro clubes com mais chances, segundo a UFMG, são América-MG (99,996%), Coritiba (99,91%), Goiás (79%) e Vasco (60%).
Já de acordo com o Espião Estatístico, as chances são de apenas 4,57%. A probabilidade de um segundo rebaixamento do Corinthians também é baixa na projeção dos matemáticos do ge.globo, mas é um pouco maior do que a UFMG acredita. América-MG (99,99%), Coritiba (99,96%), Goiás (79,2%) e Vasco (64,14%) também são os clubes com maiores percentuais nesse estudo.
Por sua vez, o estudo do Infobola é o mais pessimista para o Corinthians, mas segue sendo um número que não causa preocupação no torcedor alvinegro. O site do matemático Tristão Garcia acredita que o Timão tem 6% de chances de queda. Assim como nas duas projeções anteriores, América-MG, Coritiba, Goiás e Vasco aparecem como os clubes com maiores percentuais, agora com 99%, 99%, 83% e 54%, respectivamente.
Competições continentais
Dos estudos citados, apenas a Universidade Federal de Minas Gerais faz a projeção de classificação para a Copa Sul-Americana. De acordo com a UFMG, o Corinthians tem boas chances de disputar a competição continental em 2024, com 66,6%.
Os três estudos divulgam projeções de classificação para a Libertadores, mas apenas dois entendem que o Corinthians ainda tem alguma mínima chance de disputar o torneio em 2024. A UFMG aponta que a probabilidade disso acontecer é de 0,29% via G-6, enquanto o Espião Estatístico diz que a possibilidade é de 0,01% via G-4 e de 0,27% via G-6. O Infobola não acredita que o clube pode se classificar para a principal competição do continente.
Situação do Corinthians no Brasileirão
A vitória sobre o Athletico-PR deixou o Corinthians com 40 pontos no campeonato. Faltam sete rodadas para o término da competição. O Timão ocupa a 12ª colocação, dentro da zona de classificação para a fase de grupos da Copa Sul-Americana. São seis pontos a mais em relação ao Z-4, dez a menos em relação ao G-6 e 13 de distância para o G-4, com 21 pontos ainda em disputa.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Dirigente do Corinthians faz balanço da atual gestão e vê clube melhor para próximo presidente
2019 @ Central do Timão - Todos os direitos reservados